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Gestão do relacionamento com o cliente integrada ao ERP

Tempo de leitura: 4 minutos

A necessidade de proporcionar uma experiência excepcional aos consumidores nunca foi tão relevante. Por exemplo, para 53% dos consumidores, o atendimento é o maior responsável pela fidelização. Nesse contexto, aplicações de gestão do relacionamento com o cliente (CRM) e de planejamento de recursos empresariais (ERP) desempenham papéis fundamentais na administração de uma empresa moderna. 

Quando integrados, esses sistemas criam um ambiente de negócios mais eficiente, coeso e capaz de atender às demandas do mercado de forma rápida e precisa.

Quer compreender melhor cada um desses softwares e como o uso em conjunto é positivo para organizações? Continue a leitura!

O que são CRM e ERP?

Antes da abordagem às vantagens da integração entre CRM e ERP, é importante entender o que cada um desses sistemas faz de forma isolada.

O CRM é uma aplicação voltada para a gestão do relacionamento com o cliente. É um programa que armazena e organiza todas as informações referentes aos consumidores, desde os dados de contato até o histórico de interações, compras e preferências. O principal objetivo é melhorar o relacionamento com o público, o que leva à fidelização e, consequentemente, aumento de vendas.

Já o ERP integra e automatiza processos de negócios, como contabilidade, finanças, produção, logística, e recursos humanos. É responsável por centralizar as informações e operações da companhia, facilitando a gestão e a tomada de decisões.

Vantagens da integração entre CRM e ERP

Uma das principais vantagens do uso conjunto dessas ferramentas é o aprimoramento da gestão do relacionamento com o cliente. Com os dados do consumidor centralizados em uma única plataforma, as equipes de vendas, marketing e atendimento têm acesso a informações atualizadas e detalhadas, permitindo um atendimento personalizado e eficiente.

Isso melhora a satisfação dos consumidores e ainda aumenta a probabilidade de fidelização e recorrência de compras.

Outros benefícios desse uso integrado são:

Eficiência operacional

Quando CRM e ERP estão integrados, a redundância de dados é eliminada, resultando em operações mais eficientes. Em vez de inserir as mesmas informações em dois sistemas diferentes, isso é feito somente uma vez e esses conteúdos são automaticamente sincronizados entre as plataformas. 

É um detalhe que significa economia de tempo e redução de chance de erros humanos. Com horas de trabalho livres, os funcionários conseguem se concentrar melhor em tarefas estratégicas.

Além disso, a automação de processos diminui a necessidade de intervenção manual, acelerando fluxos de trabalho e aprimorando a produtividade da equipe. Por exemplo, ao fechar uma venda, os detalhes do pedido podem ser transferidos automaticamente do CRM para o ERP, onde o inventário, a logística e a faturação são gerenciados sem a necessidade de reentrada de dados.

Tomada de decisões baseada em dados

A integração dessas aplicações proporciona uma visão holística dos dados da empresa, o que é essencial para uma tomada de decisão informada e estratégica. Com acesso a informações em tempo real sobre vendas, finanças, inventário e comportamento do cliente, os gestores conseguem tomar decisões assertivas e alinhadas com os objetivos da organização.

Por exemplo, se o CRM mostra uma tendência de aumento na demanda por um determinado produto, o ERP pode ajustar automaticamente os níveis de inventário para garantir que haja estoque suficiente para atender a demanda.

Melhoria na previsão de vendas e planejamento de demanda

Com  esses softwares atuando em conjunto, as previsões de vendas e o planejamento de demanda ficam mais precisos. Isso porque o CRM fornece dados sobre o histórico de compras dos clientes, tendências de vendas e comportamento do consumidor, enquanto o ERP utiliza essas informações para ajustar a produção, o estoque e a logística.

Aprimoramento da comunicação interna

O fato de que todas as informações relevantes sobre o cliente e o negócio estão disponíveis em um único local, acessível a todas as equipes, é algo que atua para aprimorar a comunicação entre departamentos.

Por exemplo, a equipe de vendas consegue acessar o status de pagamento de um cliente diretamente do CRM, sem precisar entrar em contato com o departamento financeiro. Da mesma forma, o time de marketing pode visualizar as preferências de produto de consumidores para criar campanhas eficazes.

Redução de custos e aumento de receita

A integração entre CRM e ERP também contribui para a redução de custos e o aumento da receita. Ao automatizar processos e eliminar a redundância de dados, é possível operar de forma mais eficiente, otimizando custos operacionais. 

Além disso, com uma visão clara do público e do mercado, as empresas ficam mais aptas a identificar novas oportunidades de vendas e maximizar os ganhos.

Por exemplo, ao identificar padrões de comportamento dos clientes por meio do CRM, a companhia pode ajustar suas estratégias de preços e promoções no ERP para melhorar a margem de lucro e a competitividade.

Vale destacar que esses são apenas alguns dos principais benefícios da integração entre essas ferramentas. Há aplicações que contam com uma estrutura bastante otimizada para esse trabalho conjunto, o que potencializa ainda mais as vantagens a serem obtidas. É o caso do Solution ERP, da Aliare.

Com recursos tecnológicos modernos e atualizados, fica muito mais fácil conquistar agilidade e competitividade, o que é essencial para a atuação no mercado atual. 

Quer compreender melhor as vantagens que ERP, CRM e em especial o ERP Solution podem proporcionar ao seu negócio? É só prosseguir com a leitura do nosso blog!

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