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Uma parceria relevante é a coisa mais valiosa que você pode oferecer ao seu cliente

- 2 min leitura

A palavra parceria vem do conceito de colaboração. É quando dois indivíduos, ou mais, unem seus esforços  para alcançar um mesmo resultado.

Seja no âmbito profissional ou pessoal, por experiência própria você deve saber que quando a parceria é boa ela dura por anos.

E você há de concordar que ter boas parcerias é fundamental.

Lifetime Value

Na área dos negócios, as relações de confiança nunca foram tão valorizadas (tem post sobre este assunto aqui). Por esse motivo, o Liftime Value, expressão utilizada para descrever a construção de relacionamentos sustentáveis nas vendas, nunca foi tão importante.

A percepção de que o vendedor deve, através de uma venda consultiva, resolver o problema do cliente ao invés de ficar focado em fechar uma venda não é nova. Mas vem ganhando força nos últimos anos.

Isso porque descobriu-se que, trabalhar como um aliado do consumidor e assim construir relações sólidas de longo prazo, é infinitamente mais eficaz do que induzi-lo a fechar uma grande compra.

Vendas consultivas

Dentro dessa linha, as vendas consultivas são grandes aliadas para a construção de uma relação de confiança com o cliente.

Nesse tipo de venda, muito além de oferecer um produto, o vendedor instiga o cliente a falar sobre suas dores e faz o possível para lhe ajudar.

Mas atenção! O vendedor deve expor uma real solução para o problema apresentado, a palavra chave aqui é sinceridade. Não apresente uma falsa solução, isso pode até render uma boa venda, mas coloca em risco a confiança que o cliente depositou na sua empresa.

Ao forçar a compra de um produto ou serviço que não atende às necessidades do consumidor, você acaba com a credibilidade do processo e corre o risco de perder uma parceria de longo prazo, que poderiam lhe render ótimas vendas futuras.

Obviamente, espera-se que o vendedor tenha um profundo conhecimento dos serviços ou produtos que está comercializando, pois, somente assim, o cliente irá vê-lo como um especialista.

Dessa forma, o vendedor saberá exatamente como resolver o problema do consumidor.

Além disso, um profissional da área de vendas consultivas deve ter um alto comprometimento com seu cliente e uma boa visão estratégica, pois o cliente irá contar com os conselhos deste profissional para enriquecer determinadas atividades da empresa.

Um bom vendedor consultivo está longe de ser aquele que vende qualquer coisa para qualquer um. A regra aqui é: descubra o que seu cliente precisa e ofereça uma solução real para o problema.

Neste contexto, a rotina de um vendedor consultivo pode ser amplamente facilitada por uma ferramenta de CRM que automatiza o ciclo de relacionamento com seus clientes.

A Solution oferece esta ferramenta. Entre em contato através do e-mail    solution@gestaosolution.com.br e conheça.

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