pt Portuguese

Blog Solution

Entenda a importância de um bom planejamento estratégico para sua empresa

- 4 min leitura

Planejamento Estratégico

Um bom planejamento estratégico é essencial para qualquer tipo de negócio, independentemente do porte ou da área de atuação da empresa. Estamos nos aproximando do final de 2019 e, se a sua companhia ainda não tem um planejamento estratégico muito bem estruturado, agora é o melhor momento para agir nessa realização e chegar totalmente preparado ao ano de 2020.

Alguns empreendedores, ou pessoas que querem empreender, ainda têm algumas dúvidas em relação ao significado e o objetivo de um bom planejamento estratégico. Em outro artigo no blog da Solution, foi explicado sobre a importância de uma boa organização dentro de uma empresa. No artigo de hoje, o foco não é muito diferente, visto que um planejamento estratégico bem estruturado é uma das etapas principais da boa organização de um negócio. 

Leia atentamente esse artigo para entender todos os detalhes de um planejamento estratégico e para poder aplicá-los dentro do seu negócio. Aproveite e boa leitura!

 

O que é um planejamento estratégico?

Um bom planejamento estratégico consiste em fazer uma simulação (planejamento), de maneira estratégica, do futuro do seu negócio, com metas e objetivos desejados a médio e longo prazo. Neste planejamento, é imprescindível estabelecer quais ações devem ser executadas, a que tempo e por quem. 

Estabelecer o propósito da sua empresa é determinante, pois planejar é uma forma de tentar adivinhar o futuro e esse é um exercício que exige muita reflexão. Criar o plano estratégico não garante que tudo vai dar certo, pois o mercado muda e o seu plano também deverá mudar, visto que o propósito do seu negócio será o responsável pelo engajamento das pessoas e o ponto central do planejamento, já que ele é o motivo da sua empresa existir.

 

Qual é a importância de um bom planejamento estratégico?

Manter as pessoas dispostas a fazer acontecer e ter um objetivo macro em comum, fazendo que todos trabalhem para que esse objetivo seja alcançado, é o motivo de se fazer um plano estratégico.

Seu time trabalha bem, atinge metas e sonha junto com você? Como você faz para que todos saibam que estão no caminho certo? Essa é a importância do planejamento estratégico: definir um mercado, um target (alvo), para quem vender e para quem não vender, como fidelizar clientes, quais resultados quer obter (financeiros e não financeiros) e como quer que o negócio seja visto por terceiros. 

 

Como fazer um planejamento estratégico?

Cada empresa estabelece seus critérios e metodologias para a realização de um planejamento estratégico. Existem diversas ferramentas como, por exemplo, Canvas, análise swot, modelo análise de forças de Porter, balanced scorecards, dentre outras. Na Solution, é utilizado o planejamento de cenários, associados a algumas das ferramentas citadas anteriormente, pois com a velocidade das mudanças do mercado é muito difícil prever um único cenário.

Independentemente do que você e sua equipe adotarem como ferramenta, o mais importante é conhecer o seu negócio, seu público, seus produtos e serviços, e quais são os principais diferenciais da sua empresa. 

Analisar, se possível, o histórico de ações em todas as áreas: seu financeiro e do seu cliente, relacionamento com seus clientes e fornecedores, promoções, oportunidades de negócio, enfim, buscar oportunidades de reduzir custos e aumentar receitas.

Alguns empresários, por exemplo, não tem um bom plano de contas para analisar o histórico financeiro da empresa. Se for o seu caso, essa é uma ótima oportunidade de realizar essa tarefa. Além disso, caso a contabilidade da sua empresa seja externa, é importante aproveitar a chance para internalizar essa área.

 

O que não pode faltar em um bom planejamento estratégico?

Um dos fatores imprescindíveis em um bom planejamento estratégico é a implantação de um bom sistema de gestão. O sistema de gestão serve, principalmente, para integrar atividades, sempre buscando facilitar e automatizar processos internos, englobando vários programas. Algumas das principais funcionalidades da maioria dos sistemas de gestão são:

  • Gestão de estoque;
  • Identificação e resolução de problemas;
  • Visão geral das negociações e transações empresariais;
  • Serviços de contabilidade;
  • CRM;
  • Financeiro;
  • Relacionamento com clientes e fornecedores, entre outros.

Isso pode parecer propaganda, mas não é só isso. Depois que você consegue implantar na sua empresa o funil de vendas, uma ferramenta gráfica que permite visualizar as etapas onde ocorrem suas negociações, fazer o plano de marketing e vendas é tarefa para horas e não mais para semanas.

Imagine a sua gestão de estoque permitir, através de poucos cliques, visualizar itens obsoletos, os produtos que mais giram e qual a frequência de vendas em determinados meses do ano. Essas ferramentas não podem faltar pois tornarão sua vida mais fácil, seu planejamento mais prazeroso e seus resultados mais eficientes.

 

Conheça a Solution

A Solution é a maior empresa do Brasil em sistemas de gestão para maquinário agrícola e, a cada dia que passa, busca aperfeiçoar ainda mais suas soluções para atender a todos os públicos igualmente, por meio da tecnologia.

Portanto, a Solution possui diversos modelos de sistema de gestão, com funções personalizadas, permitindo que a sua empresa tenha o melhor software possível para atender especificamente às necessidades e particularidades do seu negócio.

Os principais objetivos da empresa são inovar e descomplicar, te ajudando a acessar informações e a transformar o seu negócio, priorizando a excelência no atendimento aos clientes. A Solution quer ser especialista no seu segmento, adequando todos os serviços às suas necessidades!

São mais de 25 anos de experiência na criação e implementação de sistemas de gestão, além de possuir uma equipe composta por pessoas verdadeiramente capacitadas e apaixonadas pelo trabalho que realizam. Juntamente com toda a equipe, a Solution preza pela excelência no atendimento desde o primeiro contato até o suporte pós-instalação, passando pela implementação e pelo treinamento, que pode ser feito presencialmente ou à distância, pois sempre buscam facilitar ao máximo a sua experiência.

Entre em contato agora mesmo com a equipe e fique por dentro de tudo o que o esse sistema de gestão pode te oferecer.

 

Deixe um comentario