pt Portuguese

Blog Solution

Estar na nuvem é seguro?

- 4 min leitura

Responda a seguinte pergunta: o sistema de armazenamento em nuvem é seguro? Se essa pergunta fosse feita há alguns anos sobre a segurança de dados no geral, a resposta seria bem fácil, não é? Todos os seus dados e informações ficavam armazenados no seu computador em casa, longe de possíveis ameaças. Pensando nos dias atuais, se você ainda não sabe se a nuvem é segura ou não, esse post é para você.

No penúltimo blog post falamos sobre o sistema de ERP em nuvem e chegamos a citar a sua segurança como um dos maiores benefícios. Como algumas pessoas ainda se mostram relutantes em aderir de vez ao sistema em nuvem, hoje nós vamos esclarecer alguns pontos importantes e ainda te dar dicas para aumentar a segurança do seu armazenamento, venha conferir!

Segurança na nuvem é a tecnologia ao seu favor 

O processo de transição para a nuvem está cada vez mais intenso, segundo a pesquisa Global Technology Adoption Index (Índice Global de Adoção de Tecnologia) da Dell. Ela revelou que cerca de 90% das médias empresas brasileiras já aderiram ao sistema em nuvem. Então, o que você está esperando para levar a sua empresa à tecnologia que só tem a contribuir no dia a dia? 

Diariamente, incontáveis dados são gerados por empresas do mundo corporativo. São informações confidenciais que precisam estar seguras em algum lugar. Acontece que as formas antigas de armazenamento já não são mais adequadas, podemos dizer que são até incompatíveis com o mundo digital de agora. Pense nos CDs, HDs e pen-drives que antes continham de tudo um pouco. Hoje eles já não conseguem acompanhar o número de dados gerados. Por isso, a nuvem é a resposta para a melhor maneira de armazenar dados atualmente. 

Se você ainda tem medo de armazenar as informações da sua empresa na nuvem, saiba que isso não é um bicho de sete cabeças, muito pelo contrário, é ainda mais eficiente que sistemas antigos. O que você precisa entender é que todo dispositivo é suscetível a perdas, danos, furtos, acidentes, enfim, inúmeras coisas podem acontecer e por em risco a segurança das informações que estavam guardadas. É nesse momento que entra o armazenamento em nuvem, se tornando o principal aliado de muitos negócios.

Considerando a segurança no ciberespaço de uma empresa, é preferível que o sistema utilizado seja com armazenamento em nuvem. Sabe por quê? Porque eles são construídos com programação aberta. Isso diminui a burocracia do processo e facilita a rotina dos profissionais que trabalham com a segurança, o que é essencial porque eles também são responsáveis por manter dados e informações seguros. 

Algumas das vantagens do sistema de armazenamento em nuvem são:

  • Evita o vazamento de dados não autorizados. 
  • Evita controles de acesso fracos. 
  • Reduz a suscetibilidade a ataques e interrupções na disponibilidade. 

Esse tipo de segurança está à sua disposição para que você tenha certeza que todas as informações estão seguras. Além disso, com a ajuda de sistemas, você pode ver o estado atual da segurança, ficando por dentro de qualquer sinal estranho. Assim você se mantém informado para solucionar eventos inesperados. 

Segurança da Informação: você sabe o que é?

A Segurança da Informação é composta por uma série de ações destinadas à proteção de dados, que podem ser tanto de um indivíduo, quanto de uma empresa. Dentro dessas ações há a presença de quatro pontos ideais em que elas devem estar baseadas. Nós podemos identificar:

  • Confidencialidade: permite que apenas pessoas autorizadas tenham acesso às informações. 
  • Integridade: previne que dados não sejam corrompidos durante o tráfego. 
  • Disponibilidade: mantém os dados disponíveis para serem usados quando for preciso. 
  • Autenticidade: evita riscos de fraudes que podem gerar problemas posteriores.

Enfim, é por causa da Segurança da Informação que seus dados não vão parar nas mãos erradas de hackers. Assim, ela também faz parte do processo de segurança das informações armazenadas na nuvem.

O que posso fazer para deixar a nuvem mais segura?

Como nós vimos, a segurança da nuvem também depende de quem a está usando. A pesquisa realizada pela McAfee revela que “até 2023, pelo menos 99% das falhas na segurança na nuvem serão culpa do cliente”. Por isso, separamos algumas dicas para você intensificar a segurança para não fazer parte desse time, confira:

  • Treine sua equipe: de nada adianta ter toda uma estrutura de segurança se a sua equipe, que tem acesso a todos os dados e informações, não for instruída sobre como usar de forma correta, e segura, o armazenamento em nuvem. 
  • Use senhas seguras: uma das formas de driblar possíveis hackers é usando senhas seguras. Nada de usar sequência de números ou datas de aniversário. O ideal é pensar em combinações de letras e números que não sejam previsíveis. 
  • Faça backup dos dados: essa dica é para caso você perca o acesso por uma interrupção na nuvem ou alguma situação parecida. Se fizer o backup periodicamente, você vai poder restaurar os dados e recuperar informações importantes. 
  • Atenção na hora de escolher softwares: verifique a procedência deles e descubra se há códigos prejudiciais. Como seus dados, principalmente o de empresas, são importantes, adquira apenas softwares confiáveis. Aqui vale acrescentar que as atualizações do software são necessárias para manter suas informações seguras. 
  • Fique alerta aos sinais: como uma das vantagens desse tipo de armazenamento é a verificação de todos os movimentos, inclusive quando algo estranho acontecer, a dica é aproveitar e monitorar o ambiente para evitar violação de segurança e ter a chance de inibir seus efeitos. 
  • Criptografe os dados: o maior risco do armazenamento em nuvem é que não há perímetro, um modelo de defesa para ambientes tradicionais. Pensando em mudar a segurança para uma abordagem focada em dados, a criptografia codifica eles para que só possam ser acessados por quem tem a chave de criptografia.

Criando barreiras em todos os níveis possíveis, seus dados estarão muito mais seguros, por isso é importante não depender do sistema de armazenamento quando a sua empresa pode fazer algo para melhorar. 

E então, perdeu o medo de inserir de vez a sua empresa no armazenamento em nuvem? Nesse blog post nós falamos sobre as vantagens desse sistema e como ele é seguro, além de abordarmos a Segurança da Informação e a sua importância. Por fim, você ficou sabendo como pode melhorar a segurança dentro do seu negócio. 

Esperamos ter te ajudado nessa decisão tão importante. Para conferir mais conteúdos exclusivos da Solution, acesse nosso blog clicando aqui!

Deixe um comentario