pt Portuguese

Blog Solution

WMS e Módulo Estoque: uma combinação para turbinar seu armazém

- 3 min leitura

Você aproveita todas as possibilidades da combinação do WMS e do Módulo Estoque do ERP Solution? 

O tema de hoje é como essas duas ferramentas funcionam e como elas podem te ajudar na rotina de controle de armazém e estoque da sua empresa! 


Sistema de Gerenciamento de Armazém (WMS)

Warehouse Management System, em inglês, ou Sistema de Gerenciamento de Armazém, é uma ferramenta muito utilizada para o controle de armazém e centros de distribuição! 

O sistema é útil para empresas que desejam administrar os fluxos de entregas, recebimentos, armazenagem, separação e expedição de mercadorias. Ele tem o objetivo de controlar os processos, desde entrada, inventário, organização, preparação de pedidos, até a saída com destino ao consumidor. 

A ferramenta inteligente de gestão de mercadorias e de recursos operacionais apresenta diversas funcionalidades, mas destacamos aqui algumas das principais:

– Conferência de todos os volumes e registros de inconformidades;

– Endereçamento para ter controle de espaços vazios no estoque e para ter registrado o lugar correto em que cada mercadoria está;

– Controle e identificação de localização de cada item, bem como reserva de equipamento;

– Conferência de itens que estão prontos para envio, tornando o processo de expedição mais rápido devido aos relatórios do sistema;

– Realização, manutenção e abastecimento da rotina da linha de produção, tarefa que evita pausas e interrupções por motivos como falta de insumos ou equipamentos;

– Listagem de todos os itens registrados nos estoque para conferência manual e realização de inventário. 

Com o sistema WMS é possível ganhar tempo através da normatização. A questão principal quando se trata desse sistema é entender se o armazém está conseguindo se manter do ponto de vista financeiro.


Módulo Estoque

O Módulo Estoque do ERP Solution coleta e analisa dados sobre as rotinas de cadastro e gestão de estoque. Ao contrário do sistema WMS, com ele você tem uma noção maior do estoque em si, entendendo como os processos funcionam.

A partir de um Sistema de Gestão Empresarial, a empresa integra todos os seus setores e otimiza o fluxo de informações. Em geral, a gestão de estoque por um ERP deixa os processos operacionais e administrativos mais rápidos e eficazes. 

Com o módulo, muitas melhorias podem ser feitas, destacamos algumas delas para você:


Quantidade de entrada e saída

Ter controle absoluto sobre tudo que entra e sai de material é indispensável para que o gestor tenha uma visão mais ampla sobre o giro do estoque. Uma das vantagens é que é possível administrar preço e melhor momento para compra, organizando melhor o fluxo de caixa.


Controle do estoque durante campanha de vendas

Em uma campanha de venda existem alguns desafios, que é dimensionar os resultados de maneira certa. Muitas vezes os produtos não vendidos acumulam, deixando recursos financeiros da empresa parados Como consequência, acabam perdendo a margem de lucro ou até o próprio produto.


Conhecer cada produto

Com o auxílio de um software especializado, é possível saber em tempo real quais produtos têm maior saída e quais demoram mais para deixar o estoque. Essa informação permite formular estratégias para administrar cada situação. 

Além disso, é possível compreender qual produto gera mais lucro para a empresa, o que melhora a qualidade do direcionamento dos vendedores. Sabendo dos produtos que mais geram retorno para a empresa, fica mais fácil de gerir suas possíveis vendas. 


Mais agilidade

Com um controle maior sobre o estoque e as suas particularidades, o tempo pode ser otimizado, permitindo mais agilidade para corrigir qualquer situação, seja boa ou ruim. Considerando o mercado de trabalho altamente competitivo, ser ágil e flexível possibilita resultados melhores.

Além disso, também há a vantagem de poder tomar decisões muito mais rapidamente graças ao uso da tecnologia. 


Posso combinar as duas ferramentas?

Sim! Combinar as ferramentas pode agregar, e muito, no controle do seu estoque. Com elas é possível aumentar as vendas, levando em consideração o tempo de depreciação de cada produto, tendo maior controle sobre o mesmo. Fazer essa análise pode alavancar as vendas da sua empresa, pois toda boa gestão tem relação direta com a organização do estoque.

Aqui na Solution você tem a possibilidade de integrar esses sistemas para melhorar tanto o armazém quanto o estoque da sua empresa, aliando características importantes para esse setor. Com as informações que ambos reúnem é possível melhorar a capacidade da empresa de otimização de tempo, assim como de organização. 

A Consequência de uma boa organização é o melhoramento da gestão do negócio, através de uma visão ampla sobre tudo o que se passa nesse ambiente, considerando entrada, saída, rotatividade, prazos e muito mais. Quanto mais conhecimento se tem, melhores decisões serão feitas!


Ainda não tem em sua empresa o ERP Solution? Nós podemos te ajudar a otimizar processos para deixar a tomada de decisões muito mais fácil e assertiva! O que acha de entrar em contato conosco? Nossa equipe está pronta para te atender!

Deixe um comentario