pt Portuguese

Blog Solution

Sistema Web: entenda o que é e quais são as vantagens

- 4 min leitura

Você já ouviu falar em um sistema Web? Sabe o que significa e quais são as suas vantagens? 

É fato que estamos cada vez mais inseridos no mundo digital, não apenas em nossa vida pessoal, mas também no dia a dia das empresas. Assim, atividades rotineiras passaram a ser efetuadas na internet. 

A questão é que a tecnologia facilita, e muito, a nossa vida. Se você é gestor de uma empresa, com certeza vai concordar quando falamos que os processos estão mais rápidos, exigindo que as organizações acompanhem o ritmo. 

Aliás, quem não se atualiza, acaba sendo deixado para trás pela concorrência, já que todos estão buscando se adaptar e oferecer o melhor, com qualidade e agilidade. 

Se você tem interesse no assunto, chegou no post certo. Hoje nós vamos falar sobre sistema Web e suas vantagens, confira!


Software hospedado na internet

Ter um sistema Web significa que o software está hospedado na internet ou na nuvem. A principal diferença entre um sistema Web e um tradicional local está no armazenamento das informações. 

O sistema local se restringe à máquina em que está armazenado, um computador específico. Ou seja, todos os dados e informações só podem ser acessados naquele computador. 

Já o sistema Web tem seu armazenamento na internet, na chamada nuvem. A mudança facilita muito o dia a dia da empresa, afinal permite que todos os colaboradores tenham acesso às informações armazenadas em qualquer lugar, a qualquer momento. 

Agora que você já sabe o que é e qual é a diferença do sistema Web para o local, o que acha de conferir as vantagens do sistema?


Flexibilidade 

A primeira vantagem, e a mais perceptível, é a mobilidade. Antes, com um sistema local, todas as informações estavam especificamente em um computador, sem integração alguma. 

Com a possibilidade de armazenamento em nuvem, o sistema ficou mais fácil, podendo ser acessado onde for, a qualquer hora. 


Usabilidade

No mesmo sentido da flexibilidade, a usabilidade permite uma liberdade maior quando falamos em sistema Web. Já imaginou quanto tempo se perde e quanta energia se gasta para escrever planilhas e documentos do zero? 

É trabalhoso e ainda dificulta as atualizações futuras, afinal, é muito provável que só o mesmo profissional consiga entender o que está nos documentos. Nesse caso seria necessário treinar outros funcionários para que aprendessem a mexer nos arquivos. 

Com um sistema Web tudo fica mais fácil! O software pode ser acessado simultaneamente e sua atualização é muito mais simples. A automatização do sistema otimiza tempo e permite uma usabilidade eficiente. 


Aproveitamento

A produtividade dos funcionários pode ser alavancada com o sistema Web, já que ele permite uma integração com todos os setores da empresa. Assim, cada departamento pode acessar as mesmas informações de forma simultânea. 

Além disso, substituir processos manuais, que geralmente acontecem no papel, por um sistema Web que permite automação e agilidade, deixa a equipe muito mais produtiva e motivada a fazer a diferença. 


Segurança

A segurança é um ponto sempre colocado em debate quando falamos de processos com armazenamento na internet. Nós até já criamos um conteúdo especial para falar sobre a segurança da nuvem!

A estrutura de proteção de um software na nuvem é bem elaborada. Com sua tecnologia, o sistema evita o vazamento de dados não autorizados, evita controle de acessos fracos e reduz a suscetibilidade a ataques e interrupções na disponibilidade.

Principalmente com o avanço da Segurança da Informação, área da TI especialmente voltada ao assunto, as empresas brasileiras estão investindo muito mais em armazenamento em nuvem. 


Escalabilidade

O desejo de todo gestor é que a sua empresa tenha capacidade de expandir e crescer, se tornando conhecida em seu ramo, não é? Pois, você sabia que um sistema Web pode te ajudar nesse processo de expansão?

Primeiro que, todo sistema de gestão tem como objetivo te ajudar a gerir a empresa da melhor forma possível, otimizando tempo e facilitando a tomada de decisões. Assim, um sistema Web ainda pode te ajudar na escalabilidade da empresa. 

Devido à capacidade de personalização para atender a sua empresa em especial, tendo em vista todas as necessidades atuais e futuras, o sistema pode ser facilmente atualizado – sem demandar uma equipe de profissionais específica para instalar em cada dispositivo. 

Essa vantagem é essencial quando falamos em escalabilidade, afinal, o sistema Web otimiza o tempo e agiliza processos, ficando disponível para todos os colaboradores de uma vez só e simultaneamente. 


Redução de custos 

Os custos de contratar um software local são mais elevados do que um sistema totalmente Web. O local vai demandar gastos com licenças, servidores, hardware e manutenção. As pessoas especializadas que podem solucionar possíveis problemas e ajustar atualizações no computador de cada colaborador também devem ser somadas no cálculo. 


E agora?

Bem, agora eu já sei quais são as vantagens do sistema Web, mas será que realmente devo investir? 

Segundo a Global Technology Adoption Index – Dell, cerca de 90% das médias empresas brasileiras já aderiram à tecnologia de armazenamento. Concordamos que 90% é um número bastante expressivo, não é?

Como dissemos antes, o mercado tem exigido que as empresas se atualizem cada vez mais, em todos os sentidos possíveis. Repensar estratégias de vendas e adaptar processos na transformação digital é essencial! 

Um sistema Web totalmente na internet pode te ajudar em diversos sentidos, ainda mais se você tem o desejo de crescer, se tornar referência no ramo e ficar a frente dos concorrentes. 

Tem interesse? Nós podemos te ajudar, entre em contato com nossa equipe

Deixe um comentario