pt Portuguese

Blog Solution

Digital ou Digitalizado: Como posso identificar em qual fase minha empresa está?

- 3 min leitura

Digital e digitalizado. Os termos ganharam força nos últimos tempos, impulsionados pela transformação digital. A verdade é que muitos falam da tal transformação digital, mas poucos realmente entendem do que se trata.

A transformação digital é muito mais do que simplesmente passar de um processo manual para o digital. É preciso planejamento e, evidentemente, automação. 

O assunto desse post blog, como você já identificou pelo título, é como detectar em qual fase a sua empresa está, se no digital ou no digitalizado. E nós vamos falar sobre isso, mas primeiro precisamos entender, verdadeiramente, o que é um e o que é outro.


A transformação digital 

A principal confusão que existe quando se fala em transformação digital é acreditar que se trata da própria tecnologia em si. A visão é errônea e para explicar, vamos exemplificar. 

Vamos pensar em uma situação comum à maioria das pessoas nos dias de hoje: a utilização de streaming. As tecnologias de Inteligência Artificial e Machine Learning permitem que as plataformas de streaming, como a Netflix, sugiram filmes, séries e documentários que tenham a ver com o seus gostos pessoais.

A partir das suas escolhas prévias, e por meio do aprendizado da máquina, você tem sugestões muito similares às que já assistiu. 

E isso não é uma exclusividade dos filmes. Pense nos vídeos que você assiste e depois veja as sugestões de novos que aparecem. Geralmente surgem vídeos com temáticas similares, ou ainda outras opções da mesma pessoa que você assistiu. 

Esses exemplos são apenas uma das possibilidades, uma das tecnologias que podem ser usadas em um contexto de transformação digital!

Esse é o contexto da flexibilidade e da agilidade. Pessoas e empresas precisam, cada vez mais, ser flexíveis às situações e ter respostas instantâneas às mudanças. 

Ao final, mais do que as tecnologias, tudo se resume em uma mentalidade digital. É o famoso mindset que o gestor deve aplicar em todos os setores da empresa.


O que é ser Digitalizado?

O melhor exemplo que podemos dar para ficar mais simples de entender é o documento. Sabe quando você tem um documento físico que, por algum motivo, precisa ser digitalizado? 

Esse é exatamente o sentido de digitalizado: transformar dados físicos em digitais para ter acesso em dispositivos eletrônicos. Essa opção de digitalização facilita, e muito, o cotidiano. 

É importante ressaltar que, apesar de a transformação digital ser sobre processo digitais, e não digitalizados, esse processo é extremamente importante. Existem dados que estão apenas no físico e precisam de alguma forma estarem disponíveis no meio eletrônico. 

Digitalizar é uma forma eficiente e rápida de solucionar um problema, mas isso não significa que a empresa passou pela transformação digital. 


Então, o que é ser Digital?

De maneira bem resumida, ser digital nada mais é do que transformar os processos do seu negócio em digital. 

Para essa definição ainda existe outro termo que está ganhando bastante espaço nos últimos tempos: digitização. Ela surgiu do inglês, digitalization, mas, apesar de parecer soar como digitalização, o significado é completamente diferente. 

A digitização é esse processo que exige mudanças mais profundas da empresa. É buscar tornar todos os processos digitais, muito além de apenas passar dados físicos para o digital.

E para que uma empresa se torne digital, como você já deve ter percebido, é preciso modificar a estrutura dos processos e do modelo de negócios. É integrar em todos os setores da organização novos sistemas, ferramentas e meios de colaboração totalmente digitais. 

Mesmo que a ideia assuste, depois da transição do digitalizado para o digital, os processos ficam mais simples, sendo efetuados de maneira mais inteligente e automatizada. 

A ideia é que o tempo desperdiçado em processos manuais seja recuperado para desempenhar funções mais específicas, elaboradas e que exijam o conhecimento do profissional. 

Enquanto isso, a automação é a principal aliada para a otimização do tempo.


Em qual etapa minha empresa está?

Bem, depois das explicações que demos, ficou um pouco mais claro o que é um e o que é outro, não é?

Então, se a sua empresa apenas digitaliza algo físico, quando necessário, para que possa ser acessado no meio eletrônico, significa que ela está na etapa “digitalizado”. 

Agora, se a sua empresa tem toda uma forma de pensar no digital, preza pela automação de processos e faz o planejando para novas inserções de ferramentas digitais, ela provavelmente está na etapa “digital”. 

Ser digital vai além do que apenas digitalizar algo físico para o acesso eletrônico. A digitização é sobre tornar mais simples e rápido tudo que for possível. Para isso se usa muito a automação, mas o planejamento é fundamental.

Além disso, é importante esclarecer que digitalizar os dados que estão em meio físico para que possam ser acessados nos meios eletrônicos não implica necessariamente em uma empresa digital, mas faz parte do processo.

Como dissemos, a digitalização pode salvar naqueles momentos em que algum cliente ou parceiro só trabalha com documentos físicos, por exemplo. 

Assim, não se trata de adotar uma das formas e esquecer da outra. Para se manter à frente do mercado é preciso mesclar as duas e tirar o que cada uma tem de melhor, aproveitando o que se encaixa na sua empresa e fazendo a transição para o digital gradativamente. 


E então, identificou em qual etapa a sua empresa está? 

Entre em contato com a Solution, nós podemos te ajudar a automatizar o seu negócio! 

Deixe um comentario