pt Portuguese

Blog Solution

O que esperar do ERP no futuro?

- 4 min leitura

É fato, todos os setores precisaram se adaptar nos últimos anos. Também é inevitável pensar no que a pandemia do Covid-19 trouxe em questão de adaptação, afinal, o mundo está vivendo em uma constante urgência. 

Com a rotina que estamos inseridos, as empresas precisam de agilidade e integração para tornar a tomada de decisões ainda mais assertiva. Por isso, recursos que já faziam parte do dia a dia das organizações também precisaram se adaptar às mudanças, que se tornaram ainda mais evidentes no período de pandemia. 

O sistema integrado de gestão empresarial, ERP, foi um dos pontos que precisou ser adequado, afinal ele deve acompanhar o ritmo de evolução das empresas. Devido a sua importância para empresas que desejam ser ágeis e eficientes, hoje o mercado já dá indícios de quais são os possíveis caminhos para o futuro. 


As novidades: Enterprise Intelligence Platform

Você já ouviu falar no EIP? Do inglês, Enterprise Intelligence Platform, o EIP é uma plataforma de inteligência empresarial. Focada em proporcionar uma experiência única para o usuário, ela se adequa aos hábitos de usabilidade e necessidades. 

O EIP utiliza os benefícios já conhecidos do sistema ERP de planejamento de recursos para aproveitar as tecnologias disponíveis hoje. Assim, ele utiliza Inteligência Artificial, Big Data, Internet das Coisas, fintechs, entre muitos outros, para olhar para o processo que está sendo feito. 

A integração é interativa e utiliza o Machine Learning para que todos os dados e informações coletados do usuário sejam usados em prol da melhora da experiência do próprio usuário, conduzindo cada um de acordo com suas responsabilidades. 

O objetivo é que o EIP seja uma solução voltada à inovação tecnológica e ao uso racional dos recursos disponíveis, como os insumos de produção aos colaboradores e fornecedores. Para isso, ele une as melhores práticas de controle e administração corporativa adaptados às novas tecnologias.

A fim de evitar falhas nos processos, o EIP tem a função de conduzir cada usuário de acordo com as suas responsabilidades, usando o aprendizado da máquina para racionalizar e automatizar as interações daquele setor. Dessa forma é possível simplificar o acesso às informações necessárias para ter bons resultados. 


As novidades: Enterprise Business Capabilities

O EBC, Enterprise Business Capabilities, ou capacidades de negócios corporativos, integra recursos de Inteligência Analítica e Machine Learning (aprendizado da máquina) para disponibilizar CRM, Inteligência de Negócios (BI), Inteligência Artificial (AI), Big Data, Internet das Coisas (IoT) e fintechs para levar novas possibilidades para a sua empresa. 

De maneira geral o EBC cria, gerencia e entende os dados gerados, permitindo a possibilidade de previsões para o futuro. Além disso, ele também é totalmente na nuvem, o que facilita o dia a dia de startups e outros modelos de negócio que exigem agilidade. 

Assim, o EBC tem suas soluções focadas em gestão empresarial e BackOffice, ou seja, a retaguarda da empresa, contando com os setores administrativos que fornecem o suporte para os departamentos que tratam diretamente com o público. 

Não é à toa que sua promessa é a de conduzir gestores e usuários às melhores decisões nos processos. 

Entre as novas possibilidades, o destaque é a promessa de até 80% de automação em seus processos básicos. Assim, os formulários eletrônicos, a geração e recepção de notas fiscais e a inteligência na gestão financeira – de estoque e de demandas, tudo isso poderá ser automatizado!


Outras vantagens que estão surgindo

Além do que já comentamos, ainda existem as mudanças que o ERP terá para melhorar pontos do seu sistema. 

Segurança da informação 

Nós já tratamos da segurança da informação, a cibersegurança, antes. Esse é um dos principais avanços que está sempre sendo atualizado. Trata-se da defesa de dados, prática que assegura que informações sigilosas sejam acessadas apenas por seus responsáveis. 

LGPD

No mesmo sentido da segurança da informação, a Lei Geral de Proteção de Dados estabelece diretrizes para a coleta, processamento e armazenamento de dados pessoais. Em outras palavras, significa mais segurança no mundo da internet. 

Dados 

A análise de dados e de relatórios é fundamental para que as decisões possam ser tomadas de forma assertiva. Esse ponto em especial vem sendo melhorado em sistemas de gestão empresarial, para tornar o processo mais fácil, otimizado e objetivo. 

Integração a outras tecnologias 

Integrar o software a serviços financeiros e bancários é uma necessidade que precisa ser suprida, e que já está em processo de implementação. Esse fator trará muito mais facilidade para toda a cadeia da empresa.

O objetivo de um ERP na gestão de empresas do agronegócio é aumentar a eficiência, com o foco em minimizar falhas e reduzir custos. Com todos esses pontos que citamos, o futuro do ERP se mostra cada vez mais seguro e evoluído para acompanhar essas necessidades das empresas. 


A diferença entre os ERP, EIP e EBC

Sim, podemos dizer que ERP, EIP e EBC são bastante similares. Mas para deixar as diferenças mais evidentes, é possível e entender da seguinte forma:

  • ERP: Permite automação de acordo com viabilidade e APIs disponíveis, utilizando Inteligência Analítica para possibilitar CRM, BI, WMS e E-Commerce. Com todas as informações disponíveis, ele conduz gestores e líderes às melhores decisões, planejando o futuro com base no que já foi. 

  • EIP: A plataforma de inteligência usa Machine Learning para conduzir cada usuário de acordo com as suas responsabilidades. Assim, integra AI, Big Data, IoT e fintechs para uma automação parcial e APIs disponíveis. A principal vantagem é que ela olha para o processo. Até é possível ver adiante, mas ainda não consegue planejar.

  • EBC: Somando Inteligência Analítica e Machine Learning, ele consegue integrar CRM, BI, AI, Big Data, IoT e fintechs. Permitindo até 80% de automação em seus processos básicos, ele promete conduzir gestores às melhores decisões nos processos. Esse é o seu principal diferencial, conseguir olhar para o futuro, possibilitando previsões. 

E agora, conseguiu perceber a diferença? O ERP olha para o passado para conseguir planejar e melhorar a tomada de decisões. Já o EIP consegue ter uma visão do processo, vendo um pouco adiante, mas ainda sem ter recursos para planejar além. E o EBC consegue olhar para o futuro, permitindo uma certa previsão do que acontecerá. 


A Solution a frente do mercado 

Agora você deve estar pensando que seria ótimo ter as vantagens dos três ao mesmo tempo, não é? 

Bem, com a Solution, essa é uma realidade! Somos uma empresa com mais de 30 anos de experiência na criação e implementação de sistemas de gestão, mas estamos sempre em busca de atualização. 

Por isso, conseguimos reunir quase todas as características de cada um deles, aliando tecnologia, Inteligência Analítica e Machine Learning para integrar CRM, BI, WMS, E-Commerce e Big Data. 

Assim, além de poder olhar para o que já passou, planejando as próximas decisões, também é possível conferir o processo e fazer previsões sobre o que está por vir. Tudo isso em um só lugar! 

O que acha de entrar em contato com nossa equipe de especialistas? Estamos prontos para ajudar você gestor a alavancar a gestão da sua empresa, melhorando processos e otimizando tempo. 

Deixe um comentario