pt Portuguese

Blog Solution

Quais as vantagens para o futuro do Open Banking integrado ao ERP?

- 4 min leitura

O mundo todo já está pensando nas incontáveis possibilidades que as novas tecnologias podem trazer para o futuro. Aqui, com toda certeza, incluímos o sistema de gestão empresarial – ERP. 

E sobre Open Banking? Você também já está pensando sobre as vantagens para o futuro?

Esse é o tema da nossa conversa de hoje, confira!


O que é um Open Banking?

Antes de falar sobre as vantagens do Open Banking para o futuro, primeiro precisamos entender o que realmente ele é. 

O Open Banking, como o próprio nome já sugere, é um sistema financeiro aberto que promete dar mais liberdade ao consumidor, aumentando suas possibilidades de escolha por meio de compartilhamento de dados, produtos e serviços financeiros. 

Apesar da nomenclatura ser em inglês, o Open Banking é uma iniciativa do Banco Central do Brasil que se inspirou em países que já adotaram o sistema, como Inglaterra, México e Austrália. Os principais objetivos são trazer a inovação ao sistema financeiro brasileiro, promover a concorrência e melhorar a oferta de produtos e serviços financeiros. 

Assim, o sistema financeiro aberto permite que clientes de produtos e serviços financeiros compartilhem suas informações entre diferentes instituições, desde que essas sejam autorizadas pelo Banco Central. 

Com essa novidade, é possível fazer a movimentação de contas bancárias não só pelo aplicativo ou site do banco, mas por diferentes plataformas. São movimentações seguras, ágeis e convenientes, que facilitam processos e otimizam tempo. 

A implementação do sistema de Open Banking foi dividida em quatro fases pelo Banco Central. A medida foi tomada para que todo o processo ocorra da forma adequada e em segurança. Assim, nem todas as funcionalidades que vamos destacar abaixo já estão liberadas. 

Também é importante ressaltar que existem regras que precisam ser seguidas pelas instituições participantes. Você pode conferir todas elas no site do Banco Central do Brasil. 


Mas o que isso tem a ver com o ERP?

Os sistemas de gestão empresarial e seus usuários serão muito beneficiados com a integração Open Banking. Uma das principais vantagens é a visão agregada de todas as contas. 

Imagine a possibilidade de o ERP consultar os dados de todas as contas da empresa, apresentando-as de forma unificada? O acesso a essas informações ficará muito mais simples, afinal será possível gerenciar as entradas e saídas de todas elas, mas sem a necessidade de acessar várias plataformas bancárias, gateways ou outras. 

Outra questão é a atualização em tempo real. Essa já é uma vantagem do sistema ERP: possibilitar o acesso simultâneo e atualização de forma síncrona. Pois bem, já pensou ter isso com o Open Banking? 

Com o Application Programming Interface (API), conjunto de padrões que possibilitam a criação de software, programas e aplicativos, os dados podem ser acessados por ali mesmo. A medida evita que você precise baixar arquivos manualmente, para depois carregá-los no ERP. Novamente, a otimização de tempo e processos é uma prioridade.

Além disso, com uma visão única de todos esses processos você acaba por evitar erros, os quais poderiam facilmente acontecer caso precisasse migrar de plataforma em plataforma. 

Você sabia que também é possível realizar pagamentos via ERP em tempo real?! Sim, essa é mais uma das facilidades Open Banking. Dependendo do seu ERP o processo pode variar um pouco, mas existem basicamente duas formas de pagamento. 

A primeira é quando o pagamento é feito pela plataforma do banco e depois é lançado no ERP. E a segunda é quando o software de gestão gera um arquivo que precisa ser carregado na plataforma do banco. 

Uma grande possibilidade para o futuro do Open Banking é a iniciação de pagamentos de boletos on-line via API, pois assim o processo poderá ser feito totalmente pelo ERP. A integração elimina a troca de arquivos, reduzindo as chances de erros, afinal, facilitar processos de conciliação também é uma vantagem.

Pegando esse gancho, ainda será possível encadear pagamentos, ou seja, agrupar recursos de várias contas para efetuar um pagamento. Com a iniciação de pagamentos, a empresa poderá montar o encadeamento de todas as movimentações, para que se possa coletar os recursos, e o pagamento, que poderá ser feito em apenas uma tela. Não é fantástico?!

O ERP ainda pode fazer uma classificação de todas as movimentações de forma automática, reduzindo drasticamente o processo manual de toda a conciliação! 

Quer mais um exemplo de como a integração entre ERP e Open Banking pode trazer? Imagine que a empresa não tem caixa disponível para toda a folha de pagamento. O ERP irá, automaticamente, fazer uma consulta nas instituições financeiras, apresentando ao operador apenas as melhores ofertas de crédito que encontrar. 

O ERP integrado com Open Banking pode fazer maravilhas pela sua empresa. Com tantas possibilidades, as tecnologias podem ajudar na gestão, prevenindo que erros aconteçam e calculando os possíveis riscos.

As possibilidades são inúmeras, e tudo vai depender de como a sua empresa usa o ERP, como ele está personalizado para o seu segmento. 

Todas essas tecnologias estão vindo para ficar e devem ser muito bem aproveitadas, afinal, estão sendo aplicadas para nos ajudar a melhorar nossos negócios. Pense em como o sistema de gestão empresarial te auxilia no dia a dia da empresa. Agora, agregue ao pensamento a possibilidade do ERP, não é incrível?

A nossa dica é que você teste o que funciona melhor para a realidade da sua empresa, sempre, pois só assim conseguirá entender quais são as necessidades e falhas que precisam ser ajustadas e que podem contar com um empurrãozinho da tecnologia!

Quer saber mais sobre esse novo mundo? Entre em contato conosco, estamos disponíveis para te ajudar! 

Deixe um comentario