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9 dicas para você melhorar a gestão da sua empresa

- 4 min leitura

Não tem nada melhor do que começar o ano novo pensando em maneiras de melhorar o seu negócio para se destacar no mercado! 

Se você está procurando alavancar a sua empresa, conte conosco porque hoje nós separamos 9 dicas para melhorar a gestão do seu negócio. Quer saber quais são elas? Continue lendo!


1. Treine sua equipe 

Sempre invista naqueles que fazem a sua empresa ir mais longe no dia a dia. Busque aperfeiçoar não apenas execuções, mas principalmente profissionais que te acompanham. 

Para isso você pode investir em universidades corporativas ou proporcionar oportunidades de aprendizado externo, mas que façam sentido com as funções que aquele colaborador desempenha. 


2. Estabeleça metas e objetivos 

Tenha não apenas em mente, mas também no papel todos os objetivos que a sua empresa pretende alcançar. Saiba exatamente quais são as metas a serem atingidas e nunca as perca de vista. 

Lembre-se sempre de onde você quer que a empresa chegue e se planeje para conseguir chegar lá. E não esqueça de levar os colaboradores junto. 

A partir do momento em que eles entendem porque estão desempenhando determinadas funções e quão importante as suas habilidades são para a empresa, mais dedicados e focados ficarão. Isso serve para todos, inclusive para você, gestor. 


3. Tenha um planejamento estratégico

Puxando o gancho do item anterior, saiba exatamente os degraus que precisa subir para alcançar os objetivos e as escolhas que precisa tomar pelo bem da empresa. 

Para isso,  foque em um planejamento anual, com uma visão macro. Mas não esqueça dos planejamentos a curto e longo prazo. 

Onde você quer que sua empresa esteja daqui 5 anos? E o que todos os colaboradores da empresa precisam fazer hoje para que, daqui há 5 anos, ela esteja nesse lugar?

Aproveite o conteúdo especial que preparamos sobre planejamento estratégico com dicas do CEO da Solution, Anderson Romero


4. Monitore os processos e resultados 

Você já deve saber que tomar decisões baseadas em achismos nunca é o melhor caminho a se seguir, não é? 

É de suma importância para a saúde da empresa que você tenha uma gestão assertiva e realista, usando métricas e KPI’s que te ajudem a visualizar se a empresa está seguindo pelo caminho correto para alcançar os objetivos traçados.


5. Tenha uma comunicação mais clara 

Parte do rendimento da empresa como um todo parte da clareza das informações corporativas necessárias para o bom andamento no dia a dia. Deixe claro desde os objetivos do ano, até as funções de cada um dentro da empresa.

É muito mais fácil ocupar um cargo em que você sabe exatamente o que precisa fazer e quais as pessoas certas para recorrer quando precisar de mais informações ou algum tipo de ajuda.

Além disso, sabendo todos os pontos essenciais do que precisa ser feito, é possível se sobressair, desempenhar aquela função a mais para se destacar na empresa. Quando você não deixa nem mesmo as funções mais claras, é quase impossível saber até onde ir com a pró-atividade. 

Aqui ainda é válido pesquisar sobre o Endomarketing, que nada mais é do que o marketing voltado ao público interno da empresa. Não se trata apenas de uma boa comunicação, mas depende dela para se desenvolver. 

Trabalhar com Endomarketing pode alavancar o rendimento dos próprios colaboradores, melhorando a sua satisfação dentro da empresa e os deixando mais engajados com o negócio. 


6. Saiba quem são os seus clientes 

Sabe quando alguém pergunta sobre o público-alvo da empresa e a resposta é algo parecido com “todos aqueles que nos procurarem”? 

Então, você deve saber que isso não é nem um pouco assertivo, não é? Uma empresa precisa saber quem são os seus clientes. 

Quem tem interesse em comprar o produto ou serviço vendido? Quem é o cliente ideal, aquele que sempre procura a empresa como primeira opção? Quem a empresa precisa procurar para ter taxas de conversão maiores?

Toda empresa precisa saber responder a essas e outras perguntas sobre seus clientes. Isso é o mínimo para uma boa gestão. 

Portanto, conheça seus clientes e analise o mercado em que eles estão!


7. Organize as finanças de sua empresa 

Essa é uma das principais dicas que nós podemos te dar, lembrando que a lista não foi elaborada por ordem de importância. 

Se você não tiver uma organização financeira, com planejamento e previsibilidade de gastos, as chances de colocar em prática qualquer uma das outras dicas é quase nula. Afinal, para uma empresa seguir em frente, ela precisa ter a saúde financeira em dia.

Por isso, tenha no papel todos os gastos fixos, como contas de água, luz e folha de pagamento de colaboradores e fornecedores, mas também pense nos imprevistos que podem acontecer. 

Uma das dicas do CEO da Solution, Anderson Romero, é que você deve ser mais otimista com as despesas e pessimista com a receita, afinal, a última depende de fatores externos. 

Seja organizado e elabore uma planilha com tudo isso que listamos, mas sempre adaptando para a realidade da sua empresa. 


8. Otimize os processos

A tecnologia precisa ser usada a nosso favor, por isso sempre recorra à ela, principalmente quando a intenção é otimizar processos. Facilite tudo o que pode ser simplificado, deixe tudo mais à mão e automatize processos. 

Você não precisa de planilhas no papel quando pode ter uma planilha compartilhável salva na nuvem, por exemplo. Ou um caderno com as vendas do mês, quando pode ter um local onde todos esses assuntos ficam armazenados na internet. 

Se você está pensando em como otimizar os processos da sua empresa para elevar os rendimentos, entre em contato conosco. Aqui na Solution você encontra a solução certa para melhorar a gestão da sua empresa!


9. Busque a inovação

Não tenha medo de ir atrás de novas possibilidades. O mercado está cada vez mais competitivo, por isso é essencial que você esteja sempre à frente de seus concorrentes. 

E a inovação está relacionada, principalmente, com as oportunidades que as novas tecnologias têm a oferecer. Por isso, busque ousar (sempre calculando os riscos, é claro), e se destaque no seu nicho!


Essas foram as 9 dicas especiais que separamos para você que deseja melhorar a gestão da sua empresa. Resumindo: fique atento ao mercado, se programe, estabeleça metas e leve seus colaboradores com você!

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