pt Portuguese

Blog Solution

Multicloud: o que é e quais são as vantagens

- 3 min leitura

Você já ouviu falar no conceito de Multicloud?

O termo não é novidade no mundo dos negócios, mas ainda pode causar estranhamento. A Multicloud, como o nome dá indícios, é uma abordagem composta por mais de uma estrutura de computação em nuvem. 

Mas, por que você, gestor, deveria ficar atento ao conceito de Multicloud?

Uma das principais vantagens desse tipo de estrutura é que a empresa não se limita a apenas um fornecedor para serviços específicos, o que torna o processo mais seguro e ágil. Além disso, há mais opções de recuperação em caso de perdas. 

Neste post nós vamos te contar tudo o que você precisa saber sobre a Multicloud, assim como os benefícios ao implementar na sua empresa. Confira!


Afinal, o que é a Multicloud?

As definições tendem a variar minimamente de conceito para conceito, mas o que todos concordam é que Multicloud é uma solução e tanto para as empresas.

O conceito básico de Multicloud é misturar e combinar as melhores soluções e serviços de diferentes provedores de nuvem, segundo a Cloud Tech, uma comunidade especializada no tema. 

O objetivo principal é criar uma solução adequada para o negócio, combinando o que há de melhor em cada fornecedor. Assim, aquela dependência que se tem de um provedor específico acaba.

A flexibilidade oferecida pela Multicloud é ainda maior, pois as ações não ficam centradas em apenas uma opção. 

Assim, as faixas de preço variam, e você consegue aproveitar os pontos fortes e as vantagens de diferentes fornecedores, montando a combinação perfeita para a realidade da sua empresa. 

As medidas Multicloud  servem para ampliar a capacidade computacional, segurança e disponibilidade, e otimizar gastos, como já falamos. 


Por que optar pela Multicloud? 

Agora que você já sabe do que se trata, vamos falar sobre as vantagens que optar pela Multicloud te trazem!


Reduz a dependência dos fornecedores

Esse foi um dos pontos que trouxemos acima, na definição de Multicloud. A redução da dependência aparece novamente aqui nas vantagens porque, além de ser um dos objetivos do conceito, favorece a empresa.

Com uma estrutura que comporta diferentes fornecedores, se um falhar, os demais estão a postos para recuperar o que for necessário e suprir as demandas que ficaram para trás. 


Garante apenas o melhor 

É comum ter uma característica de um fornecedor que te agrade mais, assim como a de outro fornecedor que seja mais adequado ao dia a dia da empresa. Visando essas questões, a Multicloud oferece a possibilidade de montar uma estrutura que seja perfeita para a sua empresa. 

Essa é uma das vantagens mais relevantes, afinal, é possível adequar as possibilidades disponíveis às necessidades e demandas da empresa, obtendo apenas o melhor de cada provedor!


Reduz os custos

A redução de custos é sim uma possibilidade da Multicloud, porém é preciso avaliar o contexto da empresa que está pensando em adotar o conceito. A Multicloud permite contratos mais abertos e aumenta o poder de negociação. 

No entanto, ter vários contratos com diferentes fornecedores pode ser complexo e um pouco burocrático. Além disso, a maioria dos provedores concede descontos por volume, seguindo a  lógica de que quanto mais você compra, menos você paga. 

Por isso, a redução de custos é relativa. Se a empresa se adapta mais a um fornecedor específico, talvez seja mais interessante adotar apenas esse em questão. 


Aumenta o poder de negociação 

Pegando o gancho do item anterior, é claro que ter vários provedores e contratos com todos eles pode ser mais burocrático, mas ao mesmo tempo essa pode ser uma vantagem comercial. 

Usando múltiplas nuvens, você sempre terá um provedor como segunda possibilidade, mantendo todos sob controle. 

A estratégia também serve para quando o gasto com a cloud for muito alto. É possível colocar em disputa dois ou mais fornecedores para aumentar o poder de negociação.


Melhora a presença geográfica 

Sabe aquele tempo de espera em que o pacote de dados precisa transitar de um local para outro? Tendo Multicloud essa latência é menor!

Com múltiplas nuvens você tem mais opções de segmentação geográfica, podendo escolher as zonas da nuvem que estão mais próximas de quem for usar o servidor, melhorando a experiência do usuário.


O que esperar do futuro 

As empresas querem o que há de melhor em infraestrutura, serviços e plataformas possíveis. Assim, a Multicloud é uma nova forma de suporte que pode compactar todas as necessidades da empresa, sem depender de um único provedor. 

O mundo está caminhando para inovações que tragam facilidades para as empresas e a Multicloud é uma delas. Devido à possibilidade de flexibilidade, as múltiplas nuvens se tornam eficientes, transformando os métodos tradicionais. 

Como todas as dicas que trazemos aqui no blog, essa pode ser uma tendência que te leve a estar à frente da concorrência, afinal, a empresa tem mais liberdade e segurança com a Multicloud. 

Você já conhece as soluções que oferecemos? Entre em contato conosco e venha conversar com nossos consultores!

Deixe um comentario