pt Portuguese

Blog Solution

E-learning: o que é, benefícios e diferenças para outras modalidades

- 4 min leitura

Com todo o movimento de mudanças que estamos vivenciando nos últimos anos, é provável que você já tenha ouvido falar do e-learning, não é?

Essa foi uma das pontas do ensino que ganhou destaque no universo corporativo. 

Afinal, o mercado de trabalho também está constantemente se atualizando, e investir em difusão de conhecimento, principalmente por meio do e-learning, é uma importante vantagem competitiva! 

Mas, antes de entendermos como esse método de aprendizagem teve um crescimento tão significativo nos últimos tempos, vamos conhecer melhor do que se trata o e-learning.


O que é e-learning?

Pelos outros blog posts da Solution você já deve ter percebido que muitos dos conceitos que têm se popularizado têm sua origem no inglês. 

Com o e-learning não é diferente. O termo trata-se de uma abreviação para electronic learning, ou seja, aprendizado eletrônico em português. 

Assim, o conceito é sobre uma forma de educação a distância que tem nos recursos computacionais e audiovisuais a promoção do aprendizado, seja de uma pessoa ou de um grupo de pessoas. 

Um ponto importante do e-learning é que ele existe apenas no contexto de computadores, celulares, internet, armazenamento em nuvem, etc

São esses elementos que possibilitam a troca instantânea de informações e, consequentemente, facilitam o compartilhamento de materiais importantes para a educação a distância. 

Nessa modalidade de ensino, não há barreiras físicas e geográficas que interfiram na qualidade do aprendizado ou na clareza das informações transmitidas!  

Aliás, é importante ressaltar que no e-learning a única possibilidade modalidade é a distância. Se há a possibilidade de modalidade presencial, já não estamos mais falando de e-learning. 


Como funciona o e-learning?

O e-learning acontece em uma simulação de salas de aula nas chamadas plataformas de e-learning. 

Geralmente são plataformas Learning Management System (LMS) que possibilitam a criação de cursos on-line e funcionam como uma forma de gerenciar o aprendizado. 

Nesse ambiente, além de ser disponibilizado o material auxiliar, ainda é possível participar de fóruns de discussão e chat em aulas. 

Uma das dúvidas que se tinha antes era justamente sobre o contato que o aluno tem com outras visões e pensamentos, muito recorrente em um ambiente presencial, mas uma incógnita para o ambiente digital. 

Como o local permite uma comunicação instantânea, a troca de conhecimentos e conteúdos entre os alunos é presente e amplia o aprendizado individual.  

Essa modalidade de ensino não é adotada pelas instituições tradicionais, devido ao estilo de aprendizagem. Essas vão ter outras formas de modalidade de ensino EaD mais presentes. E quanto às diferenças entre uma e outra, você confere a seguir!


E-learning X Ensino a Distância (EaD) X treinamentos on-line

Antes nós falamos que e-learning e EaD não são a mesma coisa. A verdade é que e-learning é um tipo de educação a distância, isso porque EaD se refere a um conjunto de modalidades de aprendizado em que professor e aluno estão em locais diferentes.

O e-learning também não é a mesma coisa que treinamento on-line. Os treinamentos on-line são mais uma categoria do ensino a distância, mas tem como objetivo a distribuição de conhecimento sem, necessariamente, ter uma interação entre alunos e professores. 

O e-learning também se distingue do treinamento on-line porque o último pode ser realizado em diversos formatos, como vídeos no YouTube, material em PDF, apresentação e transmissões ao vivo nas redes sociais. 

Via de regra, o e-learning se diferencia dos demais pois exige uma interação entre alunos e professores realizada totalmente por dispositivos conectados à internet!


Benefícios do e-learning 

Bem, agora que você já conhece um pouco mais do universo do e-learning chegou o momento de falarmos sobre os benefícios dessa modalidade de aprendizagem

– A sua formação é totalmente centrada no aluno, deixando-o livre para seguir seu próprio ritmo de estudos, ajustando-a para se adaptar a sua rotina. 

– Flexibilidade geográfica, permitindo acesso às aulas e módulos de qualquer lugar do mundo, desde que haja conexão com internet. 

– Seguindo com a flexibilidade, o aluno pode escolher os melhores dias da semana para aprender, assim como fazer os seus horários, de acordo com a sua disponibilidade e motivação. 

– Permite a troca de conteúdos entre alunos e professores, como já falamos acima, ampliando o seu horizonte de conhecimentos.

– O custo-benefício é uma grande vantagem, já que o aluno não tem gastos para se deslocar até um espaço físico para aprender. 

– Proporciona a autonomia e o empoderamento do aluno, que tem sob controle o seu ritmo e sistema de aprendizado. Isso pode, inclusive, potencializar o seu próprio interesse em aprender. 

– Amplia os recursos utilizados no ensino, pois disponibiliza o acesso a materiais complementares, conteúdos interativos, vídeos, jogos, entre tantas outras possibilidades. 

– A atualização de colaboradores em empresas se mantém constante, afinal o e-learning continua enquanto o aluno sentir que há necessidade. O crescimento profissional é o principal benefício aqui. 

E esses são apenas alguns dos benefícios que o e-learning oferece. Há muitos outros que vão variar de acordo com os objetivos de cada sala de aprendizagem. 


E-learning corporativo

Sim, o e-learning pode e deve ser aplicado no ambiente corporativo! 

Optar por essa modalidade de ensino é essencial para manter a vantagem competitiva da empresa. 

Devido a sua versatilidade, os cursos em e-learning possibilitam a distribuição de conteúdos voltados especificamente para cada empresa, ou setor da mesma. 

Além disso, assim como o e-learning reduz os custos para os alunos, da mesma forma acontece para as empresas.

Assim, os investimentos que seriam destinados à organização de um espaço físico especialmente para as aulas, bem como outros materiais e equipamentos, podem ir diretamente para outras questões, como um bom acesso à internet e computadores de qualidade. 

E então, o que achou do e-learning? Está pronto para investir em conhecimento na sua empresa?

Deixe um comentario