pt Portuguese

Blog Solution

Qual a importância do Social Learning?

- 4 min leitura

Gestor, você já ouviu falar no Social Learning? 

Esse é um termo comum em empresas em que a Universidade Corporativa está presente. Inclusive, esses são dois conceitos que geralmente andam juntos. 

Nesse post você vai conhecer o Social Learning e entender porquê ele é tão importante no dia a dia corporativo!


Afinal, o que é Social Learning?

Começando pelo início, o termo Social Learning vem do inglês. Em uma tradução livre, significa Aprendizagem Social. E esse nome já nos dá indícios do seu significado prático. O Social Learning é sobre o compartilhamento em rede de conhecimento e experiências.

Como é muito aplicado em empresas, a rede se dá entre a própria equipe na educação corporativa, funcionando como um treinamento para determinado setor. 

O Social Learning teve a sua origem na teoria da aprendizagem social, que compreende o aprendizado por meio da observação e está vinculado aos comportamentos sociais da pessoa. 

Em resumo, com os estudos da teoria, foi possível observar que as pessoas tendem a imitar as outras e esse comportamento é reforçado por meio das interações sociais. Outra interpretação dessa questão é que os humanos aprendem melhor quando estão juntos. 

Assim, em um processo de aprendizado, novos comportamentos são adquiridos a partir da observação, imitação e convívio com os outros. 

Como o conceito se resume em um aprendizado facilitado quando as pessoas estão em grupos de pelo menos dois, em um ambiente de Universidade Corporativa, o Social Learning é formado por uma rede de pessoas com acesso a materiais online. 

Você alguma vez já ouviu falar que aprendemos e absorvemos melhor o conteúdo estudado quando repassamos ele para outras pessoas?

No Social Learning os alunos se destacam por não serem apenas receptores passivos de informação. Pelo contrário, eles interagem e se influenciam mutuamente, em um ambiente colaborativo. 

Além disso, de uma maneira geral, o princípio do aprendizado de um adulto é aprender através das suas próprias experiências, compartilhando informações com os que estão ao nosso redor. 

Uma empresa, que é feita por pessoas, precisa estar atenta às formas de aprendizado, não focado apenas na tradicional sala de aula, mas considerando todas as adaptações que sofremos, o nosso estilo de vida e de trabalho e as demandas da rotina. 

E mais, quanto mais diversa for a equipe de trabalho, mais experiências e aprendizados serão trocados. O horizonte de conhecimentos vai sendo ampliado e novas habilidades começam a surgir. 

Então, para refletir: quão plural é o ambiente de trabalho da sua empresa? 


3 benefícios do Social Learning

Agora que você já sabe o que é o Social Learning e qual a origem do conceito, vamos te apresentar 3 benefícios que vão te ajudar no dia a dia da empresa. Confira! 


Treinamento de equipe sob medida

O método tem como base a discussão dos conteúdos e suas aplicações entre a rede. Dessa forma, usar o Social Learning aprimora a experiência construída na realização de um treinamento de equipe sob medida. 

Outra questão relacionada à equipe é que com o Social Learning é possível ter uma visão mais assertiva das competências de cada colaborador da rede. 

Também pode-se entender como eles trabalham em grupo, como interagem entre si, como lidam com a divergência de opiniões e como exercem suas práticas sociais, pontos fundamentais para o bom funcionamento do setor e da empresa. 

Mas, lembra do que falamos a pouco? Um ambiente plural é essencial para a empresa. E o Social Learning não poderia ficar de fora! 

Misturar equipes de diferentes setores pode agregar, e muito, para os objetivos desejados. A troca de experiências, e principalmente de conhecimentos, será muito mais rica entre pessoas de áreas distintas. 

E, apesar de não estar diretamente ligado ao assunto, promover a integração de setores é ótima para que os colaboradores tenham a oportunidade de se conhecerem. É muito comum que em empresas de grande porte, muitos colaboradores nem se vejam no dia a dia.

Mas, com certeza, têm muito a agregar nas rotinas de trabalho uns dos outros!


Um novo ponto de vista

E se a atividade sugerida no Social Learning for trazer pessoas de diferentes setores para trabalhar por um momento em outras funções?

Pode parecer estranho em um primeiro momento, afinal, “por que essa troca seria relevante”?

A verdade é que o Social Learning promove o aprendizado por meio do próprio conhecimento, que multiplica o ensino adiante. Assim, os colaboradores podem usar o que já conhecem para interagir em outros ambientes. 

A experiência possibilita enxergar situações a partir dos relatos dos colegas, sob um novo ponto de vista. E a troca traz novas perspectivas para uma situação, um problema, por exemplo, e pode provocar a busca por novas formas de desempenhar seu trabalho para solucionar a questão. 

É dessa forma que, complementando a vantagem anterior, o treinamento se faz “sob medida”, estimulando todos a entenderem melhor como agir em cenários reais de trabalho.


Tomada de decisão

Com toda a prática que é desenvolvida nas trocas entre os colaboradores, muitas situações são criadas especialmente para solucionar questões ou pendências. É claro que todo o tempo dedicado a isso resulta em mais experiência em áreas que antes um colaborador não tinha tanto conhecimento.

O aprendizado expande as possibilidades, influenciando no processo de tomada de decisão. Saber o que fazer em situações complexas de conflito durante o trabalho, cada um em suas próprias funções, é fundamental, e o Social Learning interfere nesse ponto em especial. 

Quando já tivemos contato com algo parecido anteriormente, fica mais fácil saber como reagir quando a situação real acontecer. E a troca com os outros colegas pode ajudar no desenvolvimento da atividade. 


E então, pronto para implementar o Social Learning na sua empresa? 

Aproveite para conferir outros conteúdos que preparamos, acesse nosso blog!

Deixe um comentario