pt Portuguese

Blog Solution

BI como lente de aumento para grupos empresariais

- 3 min leitura

Business Intelligence é o que a sua empresa precisa para que você possa tomar decisões eficientes e muito mais assertivas!  

Mas, antes de partirmos para a prática, você sabe o que é o Business Intelligence? 

O termo é comumente visto e falado como BI, inclusive no título desse post nós usamos a sigla. E é possível que você já tenha ouvido falar em BI, mas talvez não tenha relacionado com a inteligência de negócios, que é o significado de Business Intelligence. 

Entendemos o BI como um processo orientado pela tecnologia para analisar dados e transformá-los em informações úteis que vão ajudar o gestor nas decisões diárias e importantes de uma empresa. 


Porque o BI é importante

É fato que a transformação digital potencializou o mercado, tornando-o ainda mais competitivo. Hoje existem diversas ferramentas que, com o impulso da tecnologia, podem ajudar um negócio a aumentar suas vendas, organizar estoques, automatizar processos internos e muito mais.

Tudo isso irá refletir diretamente na gestão da empresa e no posicionamento dela perante os concorrentes. Afinal, um gestor que entende quão necessário é investir nas tecnologias que estão surgindo estará, automaticamente, à frente do concorrente que estagnou no tempo. 

Dessa forma, já fica mais claro qual é a importância do BI, não é?

Com o Business Intelligence é possível realizar benchmarks de desempenho e concorrência, resultando em uma operação mais suave e eficiente para a empresa. Além disso, com ele também é possível identificar tendências de mercado com mais facilidade para aumentar as vendas e os lucros do negócio. 

Todo o processo diz respeito a usar de forma adequada e inteligente os dados internos e externos da empresa. Logo, com as informações corretas, se tem base para tomada de decisões assertivas em diversas áreas da organização. 


Como o BI funciona

Tudo bem, agora você já sabe os motivos que tornam o BI importante para uma empresa. Mas, afinal, como ele funciona?

Nós partimos do princípio de que toda empresa, independentemente da sua natureza, tem metas e objetivos a serem alcançados. 

E para acompanhar o desempenho da organização durante os meses, elas coletam dados que vão auxiliar no entendimento do que ainda precisa ser feito para que as metas sejam concluídas. 

Então, para que o Business Intelligence funcione conforme o esperado, ele precisa coletar esses dados gerados pela própria empresa em seu estado bruto, para que sejam processados e armazenados em data warehouse, ou seja, o depósito dos dados. 

A partir da análise dos dados, gera-se relatórios que são comparados entre si para, somente então, os dashboards serem disponibilizados. Esses são como planilhas, porém com uma visualização muito mais dinâmica, contendo apenas as informações necessárias para os setores da empresa. 

É importante ressaltar que o BI não dirá ao gestor o que ele deve fazer ou o que acontecerá se ele seguir um determinado curso. Na mesma via, ele não se resume a um simples gerador de relatórios. 

Pelo contrário, essa é uma ferramenta poderosa que vai oferecer uma maneira de examinar os dados da empresa para que seja possível entender as tendências e obter insights valiosos acerca do seu próprio mercado.


BI para grupos empresariais 

Diante de tudo que falamos sobre o que é o Business Intelligence e qual a sua importância por si só, chegou a hora de focarmos nos grupos empresariais. 

Ter a visão completa da gestão de um grupo de empresas é uma tarefa delicada e que pode se tornar uma dor de cabeça para os responsáveis. 

A boa notícia é que com o Conjunto de Soluções GRUPOS EMPRESARIAIS da Solution esse controle se torna muito mais simples e rápido! 

Com o conjunto é possível gerenciar planos de contas e agrupar relatórios econômicos e financeiros de todo grupo. Além disso, há a possibilidade de organizar para você de forma prática e analítica os dados de vendas, faturamento, receita, margens e até oportunidades para decisões de negócio inteligentes. 

Para você entender melhor como trabalhamos, separamos os módulos e ferramentas que compõem esse conjunto de soluções:


BI – Business Intelligence

O BI Solution organiza todas as informações que você vai precisar para poder tomar decisões corretas e oportunas de maneira muito mais simples e eficiente, acelerando esse processo que pode ser demorado. 

Com ele também há a geração de novos insights, tudo para que o seu grupo de empresas esteja sempre à frente da concorrência, observando tendências e inovando quando possível!


Consolidação de Empresas

Possibilita que um plano de contas seja definido para o grupo de empresas e os relatórios econômico e financeiro sejam agrupados, permitindo uma visão de todas as empresas e filiais do grupo. 

Dessa forma, ele ajuda a centralizar processos, tais quais a análise e gestão de crédito de clientes! 


Ficou interessado? Conte com a Solution, nós temos tudo o que você precisa para se destacar no mercado empresarial. 

Entre em contato conosco acessando o link! 

Deixe um comentario