pt Portuguese

Blog Solution

ERP, EIP e EBC: a gestão do futuro está mais próxima do que imagina

- 3 min leitura

A preocupação com a gestão empresarial não é um assunto novo em pauta. Há mais de 100 anos se estuda formas e ferramentas que ajudem a administrar e gerir estoques e produções de empresas. 

Prova disso é que entre os anos 1950 e 1960 se desenvolveu o conceito de Material Requirement Planning (MRP), que em tradução significa planejamento de requisição de material. 

De maneira geral, se tratava de uma métrica de matéria-prima e produção visando satisfazer às necessidades de produção da indústria. 

Desde então, muitos conceitos têm investigado o mundo dos negócios, trazendo novas facilidades para a gestão das empresas. 

Neste blog post vamos abordar os três principais: ERP, EIP e EBC! 

Continue lendo para conhecer mais sobre cada um deles e se posicionar, de vez, à frente da concorrência. 


Enterprise Resource Planning 

O sistema integrado de gestão empresarial é o grande aliado do gestor na tomada de decisões. O software centraliza em dashboards todos os dados e informações necessários para que a empresa siga em ritmo de expansão e crescimento. 

Por meio da sistematização de processos de negócios, o ERP permite que cada departamento da empresa realize suas tarefas do dia a dia integrado aos demais setores. 

A consequência é uma melhor comunicação entre as pessoas de diferentes áreas, além de ser uma forma que o gestor tem para analisar indicadores de desempenho, tanto de negócios quanto de pessoas. 

De modo simplificado, melhorando a produtividade e reduzindo a burocracia, o ERP ajuda a empresa a melhorar seus resultados.

O grande diferencial é que o ERP permite automação de acordo com viabilidade e APIs disponíveis, utilizando Inteligência Analítica para possibilitar CRM, BI, WMS e E-Commerce. 

Com todas as informações disponíveis, ele conduz gestores e líderes às melhores decisões, planejando o futuro com base no que já foi. 


Enterprise Intelligence Platform

Em português, EIP é uma plataforma de inteligência empresarial. Ela é responsável por conduzir cada usuário a uma experiência individual e personalizada, adequando-se aos hábitos de usabilidade e necessidades. 

Com essa premissa, ela apresenta as informações certas nos momentos certo, aliando inteligência, tecnologia e tudo o mais que estiver envolvido no ecossistema de gestão, não apenas da empresa, mas também contextos de mercado da comunidade e do mundo. 

Uma das grandes sacadas do EIP é que, com a condução do usuário de acordo com as suas responsabilidades, ele consegue ser uma forma de evitar falhas e quebras nos processos. 

Assim, as operações do negócio podem seguir o fluxo, sem as falhas na comunicação entre diferentes setores ou erros humanos, que são normais de acontecer, mas que geram perdas. 

Dessa forma, muitas das interações passam a ser racionalizadas e automatizadas, facilitando e simplificando o acesso aos dados e informações necessárias. 

Com o EIP, a empresa é estimulada a pensar em toda a cadeia produtiva e gerencial, indo além do foco óbvio de controle de perdas e ganhos. 

Para a gestão da empresa, o EIP oportuniza uma experiência individual que facilita a tomada de decisão, um dos processos estratégicos que mais é posto em prática ao longo da rotina do negócio. 

Já o diferencial do EIP é que a plataforma de inteligência usa Machine Learning para conduzir cada usuário de acordo com as suas responsabilidades. Assim, integra AI, Big Data, IoT e fintechs para uma automação parcial e APIs disponíveis. 

A principal vantagem é que ela olha para o processo, vendo um pouco adiante, mas ainda  sendo limitada na questão de planejamento.


Enterprise Business Capabilities

O EBC é sobre capacidades de negócios corporativos. Com ele é possível criar, gerenciar e entender os dados gerados, permitindo a possibilidade de previsões para o futuro. 

As soluções do EBC estão totalmente focadas na gestão empresarial e BackOffice, a retaguarda da empresa. Nesse grande contexto também entram os setores administrativos que fornecem o suporte para os departamentos responsáveis por tratar diretamente com o público. 

Ele também é totalmente na nuvem, o que facilita o dia a dia de startups e outros modelos de negócio que exigem agilidade. 

O que diferencia o EBC dos demais recursos é que, somando Inteligência Analítica e Machine Learning, ele consegue integrar CRM, BI, AI, Big Data, IoT e fintechs. 

Permitindo até 80% de automação em seus processos básicos, ele promete conduzir gestores às melhores decisões nos processos. A vantagem está em oferecer recursos para que o gestor consiga olhar para o futuro, possibilitando previsões. 


O futuro da gestão empresarial 

Todos esses recursos que falamos e tantas outras metodologias e conceitos nos guiam para um futuro, aquele em que os gestores estão cada vez mais preocupados com a gestão do negócio. 

A cada nova atualização, seguimos pelo rumo do uso das tecnologias e inteligências nas empresas, nos ajudando a planejar, tomar decisões e fazer previsões com base em dados e informações importantes a respeito do que já aconteceu. 

E se você é gestor de uma empresa, é importante saber que não está sozinho! 

Conte com a Solution, afinal, somos a maior empresa do Brasil em sistemas de gestão para maquinário agrícola. Buscamos todos os dias soluções para facilitar a rotina de nossos clientes através da tecnologia, e você pode ser um deles. 

Com mais de 30 anos de experiência e uma atuação nacional, temos escritórios em todo o país e trabalhamos com diversos segmentos de negócios. E nós acreditamos que, se o mundo está complicado, nós queremos descomplicar. 

Venha conversar com nossos especialistas, estamos disponíveis para te ajudar! 

Deixe um comentario