pt Portuguese

Blog Solution

Gestão de Insumos: quais cuidados devemos ter para adotar um sistema de gestão

- 3 min leitura

Como está a Gestão de Insumos da sua empresa?

A boa gestão dos insumos da empresa pode alavancar o crescimento do negócio, facilitando, e muito, a vida do gestor. Afinal, com uma preocupação a menos, se tem mais tempo para se concentrar no que realmente exige esforços. 


Qual é a contribuição de um bom gerenciamento de insumos?

Existem muitos benefícios para a empresa quando falamos de uma boa gestão de insumos, ainda mais quando ela é específica para insumos agrícolas! 

O impacto de uma boa gestão está em alguns pontos principais, conforme destacamos:

Primeiro, tem sua relevância evidenciada na redução do tempo de fornecimento de materiais e no planejamento para ter produtos disponíveis sempre que necessário. A partir disso, o recebimento de produtos de melhor qualidade também passa a ser uma constante. 

E quando se tem maior controle sobre o que entra e o que sai, bem como as quantidades necessárias para que o negócio siga em desenvolvimento, a gestão de insumos passa a diminuir estoques tanto na empresa quanto no fornecedor, afetando no planejamento excepcional da produção.

É evidente que os produtos estocados são fundamentais para o equilíbrio entre a demanda e a oferta do negócio, por isso uma boa gestão pode te ajudar a controlar o que é preciso ter em estoque e quando deverá ser reposto. 

A grande dica sobre gestão de insumos que podemos te dar é que ela irá manter o nível do estoque em equilíbrio, com uma quantidade adequada para minimizar custos e uma quantidade alta para não haver falta de produto, que se ocorrer pode acarretar em perda de vendas.

Portanto, o equilíbrio deve acontecer entre um estoque alto que garanta o pronto atendimento sem que implique em custos perdidos, sejam eles de oportunidades ou financeiros, afinal, seu lucro está em jogo.


Como manter o equilíbrio necessário?

O segredo é o equilíbrio, então onde posso encontrá-lo?

Bem, a tecnologia está a seu favor! 

É claro que um Sistema de Gestão pode te ajudar a tornar todo esse processo de estocagem de insumos agrícolas em algo simples e eficaz. De forma facilitada, o monitoramento das operações realizadas no estoque são feitas através do sistema.

Todo esse Sistema de Gestão da armazenagem dos seus insumos vai garantir um planejamento para o seu agronegócio e, assim, uma análise melhor dos seus resultados.

Quando pensamos no agronegócio, então, o cuidado com o estoque precisa ser redobrado, afinal ele representa uma grande parte do seu capital. Em alguns casos ainda pode chegar a 45% de todo o capital de giro!

Além disso, a gestão de insumos tem a ver não apenas com o capital, mas também com a qualidade do insumo. Aqui é preciso levar em consideração que cada insumo tem uma data de validade e que quando se tem uma empresa, o estoque de insumos tende a ser muito maior. 

Essas questões podem interferir diretamente no controle dos insumos e nas perdas e ganhos da empresa. Erros básicos, como deixar um produto passar do prazo de validade, podem trazer muitos problemas e dores de cabeça. 

Por isso, procure formas de melhorar seus processos! 


A tecnologia está a meu favor

Nós entendemos que a estocagem de insumos pede um controle minucioso, devido a todos esses pontos que falamos a pouco. 

Assim, a utilização de um Sistema de Gestão torna o processo eficaz e simples, é claro, mas ainda é necessário tomar alguns cuidados. 

Para isso, esteja atento a alguns pontos principais:


Falta de planejamento: uma ferramenta de gestão vai unir todos os dados e informações de uma empresa, por isso um planejamento para a implementação é essencial para manter todo o negócio girando no período de adaptação. 

Nesse caso, recomendamos organizar reuniões regulares com representantes de cada setor para desenvolver um plano que seja benéfico para a empresa inteira.


Licenciamento do software: cada software vai oferecer um tipo de licenciamento. Algumas ferramentas cobram taxas únicas, outras calculam o pagamento de acordo com o número de usuários, enquanto umas oferecem planos anuais.

Esteja atento para escolher aquele sistema que faz mais sentido para a realidade da sua empresa. 


Atualizações: no momento que antecede a implementação é importante ficar atento às atualizações e funções adicionais que serão necessárias no futuro. Fique por dentro de tudo o que vai precisar e analise se o software realmente vai atender suas expectativas depois de implantado.


Treinamento da equipe: esse ponto é essencial para garantir o bom funcionamento do sistema de gestão. Em muitos casos, o software é intuitivo, o que facilita o seu aprendizado por parte dos usuários. 

Mesmo assim, é importante fornecer treinamentos para quem for precisar ter um contato mais direto com o sistema. Afinal, ninguém é obrigado a saber de tudo e quanto mais você conhecer o sistema, melhor será a sua usabilidade. 


Sistema adequado: por fim, escolha um software de gestão adequado para a sua empresa! Lembre-se que ele irá te ajudar a gerir o negócio, fornecendo dados valiosos, por meio de dashboard, para tomada de decisões mais assertivas.  


Conte com a Solution, nós podemos te ajudar!

Com o nosso sistema você pode escolher entre os pacotes Smart, Basic, Standard, Premium, Advanced e Custom, cada um com funcionalidades diferentes para melhor te atender. 

Você confere mais informações sobre nossos módulos acessando esse link. Aproveite para entrar em contato com a nossa equipe, estamos disponíveis para te atender!

Deixe um comentario