pt Portuguese

Blog Solution

Porque você deve utilizar o Data Fabric na sua empresa

- 3 min leitura

Que tomar decisões faz parte da rotina de qualquer gestor, você já sabe, não é? 

E, como o dia a dia em uma organização é repleto de demandas para toda a equipe resolver, quanto mais processos forem facilitados, melhor será para o bom rendimento e funcionamento de toda a empresa. 

Em todos os casos, os dados qualificados podem proporcionar uma boa visão geral do negócio para que as decisões tomadas sejam mais assertivas, gerando, consequentemente, uma economia nos gastos. 

Nesse contexto, o data fabric pode ser uma ótima solução para gestores e empresários, principalmente se ele for combinado com outros sistemas que ajudem a analisar dados.

Mas e você, tem interesse em implementar algo para sistematizar os dados da sua empresa, porém ainda não tem certeza sobre o que fazer?

Não se preocupe, porque hoje você vai ficar por dentro do assunto, tendo as informações necessárias para poder tomar a decisão certa sobre o data fabric.  

Nesse blog post nós vamos explicar o começo de tudo! 

Hoje você confere:

– O que é Data Fabric

– Benefícios que utilizar o Data Fabric traz para a sua empresa  


O que é Data Fabric

A tradução literal de data fabric seria “fábrica de dados”, mas esse conceito não pode ser entendido desta forma, afinal, ele não é responsável por produzir – ou fabricar – os dados em si. 

O data fabric nada mais é do que uma arquitetura de informação que tem a função de ligar os dados em toda a empresa. 

Ou seja, data fabric trata-se, na verdade, da sistematização de dados provenientes de diversos locais, mas de maneira ágil e eficaz, enviando informações prontas para outras aplicações, como analytics, business intelligence (BI) e artificial intelligence (AI).

Essa é uma grande teia de informações. São dados gerados em diferentes matrizes, mas que, quando cruzados, podem refletir em conhecimento relevante para o negócio. 

Dessa forma, a função do data fabric é fornecer para a empresa mais flexibilidade e aumento da integração das APIs e outras plataformas, além de conseguir reduzir gastos. 

Isso acontece porque esses dados vão fornecer subsídios para que decisões sejam tomadas com mais assertividade do que seria apenas com o senso comum. 

Em resumo, o data fabric faz a combinação dos dados recebidos, por meio de repetidas análises, a fim de trazer o melhor dessas informações. 

Quanto a sua implementação, fica a cargo da equipe técnica e do gestor da empresa, afinal, a organização precisa garantir que a tecnologia do local seja suficiente. Analisar as tecnologias presentes e realizar melhorias, caso seja necessário, é essencial para o bom funcionamento da metodologia. 


Benefícios que utilizar o Data Fabric traz para a sua empresa 

Agora que você já sabe o que é o data fabric e qual a sua principal função, chegou o momento de conhecer quais são os benefícios do conceito quando aplicado na sua empresa. 

O data fabric é uma maneira de usar os dados de forma rápida, eficaz e focada no que a sua empresa precisa. 


Integração de dados

Como nós já comentamos, os dados têm muitas matrizes. Normalmente, isso significa que você teria muitos caminhos e cruzamentos de informações de maneira manual para poder localizar o ponto de encontro dessas informações. 

Por sorte, o data fabric pode ser usado como o recurso que integra as plataformas e tudo mais que gere esses dados, unificando a sua visualização e gerando informação valiosa para o negócio. 


Agilidade 

Vamos aproveitar a deixa do benefício anterior para falar sobre a agilidade.

Uma organização por si própria precisa ser ágil em sua rotina. Portanto, é lógico que você, gestor, vá precisar de ferramentas que deixem as tomadas de decisões ainda mais rápidas e assertivas, não é?

Não precisar fazer esses cruzamentos de dados, pois tudo já vai estar pronto, é um dos principais pontos de vantagem do data fabric. 

Deixe que ele faça todo o trabalho para você e se preocupe com o que realmente importa.


Redução de falhas 

Nós já falamos bastante sobre isso, mas é extremamente importante reforçar. 

Decisões assertivas só podem ser construídas com base em dados. Tudo aquilo que for decidido considerando senso comum e achismos, leva a falhas e gastos. 

Para reduzir os erros e cortar gastos, é preciso passar a considerar fontes de qualidade. 

E os dados são ótimos para isso, pois são muito mais confiáveis e precisos. O principal é que tudo fica ainda mais fácil quando eles estão centralizados em um só lugar. 


Conheça a Solution 

Nós somos a maior empresa do Brasil em sistemas de gestão para maquinário agrícola e buscamos todos os dias soluções para facilitar a rotina de nossos clientes por meio da tecnologia. 

Com mais de 30 anos de experiência e uma atuação nacional, temos escritórios em todo o país e trabalhamos com diversos segmentos de negócios.

Sabemos que cada empresa é única, por isso, antes de tudo vamos buscar entender suas necessidades e a partir disso descobrir de que forma podemos facilitar sua rotina. 

Entendemos que a eficiência só é possível quando existe uma relação de confiança. Por isso, não vendemos somente tecnologia, vendemos relacionamento, lealdade e segurança.

Entre em contato conosco, nós podemos te ajudar!

Deixe um comentario