Você já parou para pensar que enquanto lê este texto, diversas pessoas dos mais variados locais do mundo procuram pelos produtos ou serviços que a sua empresa oferece? E se elas digitassem o nome de sua empresa, o que encontrariam? Um dos maiores desafios enfrentados pelos empreendedores tem sido elaborar estratégias de tornarem seus produtos mais acessíveis ao público da web.
A internet, sempre encurtando distâncias, contribui para que este contato aconteça. Mas como encontrar estas pessoas? Apostar na visibilidade, com materiais de ampla divulgação, como espaços pagos, pode até funcionar. Mas nada tem dado tão certo quanto ir direto ao ponto. Mirar o alvo com uma boa estratégia pode ajudar você a acertar mais vezes.
É pensando em conectar as marcas com as necessidades do público que as empresas vêm segmentando cada vez mais suas ações de marketing. O objetivo é claro: utilizar as plataformas disponíveis no meio online para identificar consumidores em potencial.
De acordo com um estudo realizado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pelo portal de educação financeira ‘Meu Bolso Feliz’, nove em cada dez consumidores brasileiros com acesso à internet assumem o hábito de fazer pesquisas online antes de realizar compras em lojas físicas.
Isso significa que antes de estabelecer contato com a empresa que fornece o produto que deseja adquirir, o cliente já passou por um longo processo de decisão de compra, onde, através da internet, teve acesso a diversas informações determinantes para que fizesse a sua escolha. Em outras palavras, o vendedor perde parte da influência que possuía sobre o poder de compra do consumidor e quem assume um papel determinante no processo é o conteúdo disponibilizado na internet.
Mas para que o conteúdo chegue nas pessoas certas, existe um processo chamado geração de leads, que nada mais é do que encontrar, através de redes sociais, pessoas que possuem afinidade com o seu produto. As redes sociais, neste sentido, funcionam como um caminho para aumentar as leituras no seu site ou landing page. Portanto, ao pesquisar por determinado produto, o consumidor poderá encontrar o seu conteúdo e, por conta própria, cadastrar seus dados. Isso dará a você munição para nutrir estes contatos com mais conteúdos, visando entregar uma solução ao cliente e concluir o processo de compra.
Mas lembre-se: para oferecer soluções você precisa estar conectado com o desejo do seu consumidor. O conteúdo que você irá oferecer deverá conter informações relevantes, que de fato agreguem conhecimento ao leitor e apresente soluções para seu problema. É necessário que você enxergue a internet como um mercado a ser explorado. E, como todo o mercado novo, é preciso cautela, planejamento e investimento.
Muitas vezes o empreendedor acaba sentindo-se perdido frente a tantas ferramentas de divulgação disponíveis na internet. Por este motivo, é preciso alinhar a sua comunicação com o cliente de forma que ela fique significativa e pessoal. Gerar conteúdo, tendo em vista o funil de vendas, utilizando os recursos da web para cada etapa do processo, é uma estratégia que pode aumentar o número de prospects e consequentemente alavancar as vendas da sua empresa.
Quando você tiver conquistado esses leads qualificados através da internet, a utilização de um ERP será fundamental para administrar seus novos potenciais clientes e fazer uma competente gestão juntamente com a equipe de vendas. Na Solution você encontra um excelente opção para administrar esses dados. Somos especializados no segmento de varejo.
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