Gerenciar o processo de vendas não é uma tarefa fácil. Acompanhar leads, criar relatórios e coordenar o relacionamento com os clientes são atividades que, dentre outras, demandam tempo e energia da equipe. Diante disso, a automação de vendas entra como uma aliada para melhorar a eficiência.
Por meio desse recurso, é possível liberar o time de processos repetitivos, possibilitando que ele se concentre em atividades mais estratégicas.
Neste artigo, você vai entender a importância da automação de vendas e como implementar esse processo em empresas iniciantes.
Boa leitura!
O que é automação de vendas?
A automação de vendas consiste na utilização de ferramentas tecnológicas para otimizar tarefas relacionadas ao processo de vendas. Ela simplifica e agiliza atividades como a gestão de leads, desenvolvimento de relatórios e envio de e-mails.
Além de tornar o processo mais eficiente, a automação de vendas proporciona tempo para que a equipe comercial se concentre em desenvolver estratégias para fechar negócios e reter clientes.
Automação de vendas na prática
Uma das ferramentas que possibilita a automação de vendas é o Sistema de Planejamento de Recursos Empresariais, ou ERP, como o Solution ERP, que você vê na imagem abaixo.

Essa ferramenta permite aplicar a automação a diversas tarefas, como:
Gerenciamento de estoque
Com informações atualizadas em tempo real, o ERP possibilita a verificação, por exemplo, da quantidade de produtos disponíveis e do fluxo de entradas e saídas, entre outros. Assim, o ERP traz, além da automação, diversos benefícios para o controle de estoque, como a previsão de demanda.
Precificação
O ERP também auxilia no processo de precificação, tornando-o mais estratégico. Por meio de dados, a ferramenta possibilita a análise de custos, além de permitir a personalização dos preços, a depender do perfil do cliente.
Administração de orçamentos
Ainda nesse sentido, o ERP também apoia a gestão de orçamentos, desde a criação, aplicação de políticas de desconto e, após aprovação, o gerenciamento do pedido de compra. Além disso, ferramentas específicas, como o Solution ERP, oferecem um relatório de vendas perdidas, o que possibilita uma visualização estratégica do cenário.
Supervisão da equipe comercial
Além de ter um processo de vendas otimizado, acompanhar o desempenho do time é fundamental.
Por meio do ERP, é possível fazer a gestão dos Indicadores Chaves de Performance (KPIs) da equipe, o que permite recompensar os melhores vendedores, bem como realizar o ajuste de estratégias, caso seja necessário.
Gestão do relacionamento com o cliente
Estar atento ao relacionamento com o cliente é fundamental para qualquer empresa. Para isso, a implantação de um sistema CRM (Customer Relationship Management), integrado ao ERP, que reúne todas as informações e interações com o cliente em um só lugar, faz toda a diferença.
Por que investir em automação de vendas?
Como vimos, a automação de vendas é uma aliada na busca por mais eficiência. Ao assumir tarefas repetitivas, a automação de vendas contribui com a produtividade do time e otimiza o processo de vendas como um todo.
Mas, engana-se quem pensa que a automação de vendas é uma exclusividade de empresas grandes e consolidadas.
Empresas iniciantes também podem e devem investir em automação. Afinal, ela possibilita uma gestão simplificada do processo de vendas, permitindo que a equipe comercial possa se concentrar em atingir metas e contribuir com o crescimento do negócio.
Segundo uma pesquisa da Zapier, 88% das pequenas e médias empresas (PMEs) afirmam que a automação as ajuda a competir com negócios maiores. Além disso, de acordo com um estudo da McKinsey & Company, empresas que adotam tecnologias de automação conseguem reduzir em até 30% seus custos operacionais e aumentam a produtividade em até 20%.
Confira abaixo alguns motivos para investir na automação de vendas:
Aumento da produtividade
A principal vantagem que a automação de vendas traz é o aumento da produtividade. Com a automação de tarefas repetitivas, a equipe de vendas tem mais tempo para se concentrar em atividades estratégicas, o que contribui para os resultados.
Redução de custos
Como vimos, a automação de vendas possibilita que os principais recursos (vendedores) sejam utilizados de forma mais eficiente. Além disso, a automação reduz erros e, consequentemente, vendas perdidas, que poderiam ser ocasionadas por eles. Diante desse cenário, o processo torna-se mais eficiente, e assim é possível reduzir custos.
Centralização de informações
A automação de vendas também possibilita a centralização de informações. Isso permite uma gestão data driven, ou seja, baseada em dados. Assim, o processo de tomada de decisão se torna mais estratégico.
Melhora no relacionamento com o cliente
Como dito anteriormente, o relacionamento com o cliente é um aspecto fundamental para qualquer empresa. A automação de vendas melhora essa área, pois, a partir da centralização de dados e com maior disponibilidade de tempo da equipe, é possível oferecer um atendimento próximo e personalizado.
Crescimento das vendas
Como consequência de todos esses fatores, a automação de vendas propicia mais eficiência ao processo de vendas, possibilitando a mensuração e melhora dos resultados.
Como implementar a automação de vendas em empresas iniciantes
Agora que você já sabe a importância da automação de vendas e como ela pode ajudar seu negócio a crescer, confira 3 passos práticos para automatizar o processo de vendas na sua empresa:
- Identifique suas dores
Liste quais são as tarefas repetitivas da sua equipe de vendas que podem ser automatizadas. Para ser assertivo, pergunte aos profissionais da área quais são as tarefas em que eles gastam mais tempo e os principais gargalos.
Um exemplo de tarefa que pode ser automatizada é o envio de e-mails.
- Defina seus objetivos
É importante definir objetivos mensuráveis. Seja aumentar o número de leads qualificados, melhorar a taxa de conversão ou aumentar o ticket médio, estabelecer metas claras ajudará a direcionar suas ações e medir seu progresso ao longo do tempo.
- Escolha a ferramenta certa
A ferramenta vai fazer toda a diferença nos seus resultados.
Por isso, a escolha deve ser feita com base na facilidade de uso, recursos relevantes e possibilidade de personalização. Também é fundamental treinar bem a equipe para utilizá-la.
Com integração com sistemas CRM, o Solution ERP é um ERP simples e fácil de usar. A ferramenta conta com uma implantação personalizada e com treinamentos para que a equipe possa explorar o potencial máximo do ERP.
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