pt Portuguese
Como podemos ajudar?
< Todos Tópicos

Geração do Bloco H Sped Fiscal (2967)

Versão: 10.006.001        Autora: Luana Cassol

O Bloco H do SPED Fiscal tem o objetivo de informar o inventário fixo do estabelecimento, com as informações de valores e também de itens armazenados. Ou seja, ele informa detalhadamente todos os produtos e suas especificações existentes no estabelecimento no dia do balanço, para efeito de imposto de renda. 

Importante! O inventário realizado no final do exercício deve ser entregue até, no máximo, no segundo mês subsequente ao evento. Portanto, o inventário de 31 de dezembro deve ser entregue até o final de fevereiro. A não ser pelas outras situações que ele pode ser solicitado ou por legislações mais específicas. Por isso, é bom estar sempre em contato com o contador ou com a Receita Federal para saber quais são os prazos em cada caso. 

Para casos em que houver necessidade de realizar o processamento do inventário (Bloco H) para o SPED Fiscal, deve-se acessar: 

Módulo Fiscal > Processamentos > Implantação bloco H SPED > Consulta de inventários SPED Bloco H (2967). 

Consulta de inventário - bloco H

Para inserir um novo registro de inventário, deve-se clicar no ícone “+” onde será apresentada a tela para gerar novo inventário conforme configuração de dados informados pela empresa. 

Rotina 2967 - Inventário bloco H

Os dados a serem preenchidos são: 

  • Descrição do inventário: Deve-se informar a descrição desejada para o inventário. 
  • Filial: Este campo define a filial a qual o inventário pertence. 
  • Mês: Informar o mês do inventário. 
  • Ano: Informar o ano do inventário. 
  • Período: Selecione uma das opções disponíveis:
    • Anual (exercício anterior): Quando selecionada essa opção, buscará automaticamente no campo “Inventário Data” a data do último dia do ano anterior. 
    • Mensal (período atual): Quando selecionada essa opção, buscará automaticamente no campo “Inventário Data” a data do último dia do mês informado no campo “Mês”. 
    • Data manual: Quando selecionada essa opção, habilita o campo “Inventário Data” para informar a data manual. 
  • Imprime inventário dos produtos: Neste campo o sistema apresenta as opções: Consistentes (positivos), Inconsistentes (Negativos) e Todos (negativos e positivos). 
  • Motivo: Neste campo o sistema apresenta as opções:  
    • 01 – No final do período: Quando se trata do estoque final mensal ou de outro período. É destinado a empresas que possuem a obrigação de informar inventário periódico ou que queiram apresentar espontaneamente. 
    • 02 – Na mudança de forma de tributação de mercadoria (ICMS): É exigido pela legislação ou por regime especial quando tem alguma alteração na forma de tributação da mercadoria. 
    • 03 – Na solicitação da baixa cadastral, paralisação temporária e outras situações: É informado quando ocorre baixa cadastral, paralisação temporária ou outras situações.  
    • 04 – Na alteração de regime de pagamento – condição do contribuinte: Quando tem mudança na condição e alteração no regime de pagamento. Exemplo, quando é alterado de Normal para Simples Nacional. 
    • 05 – Por determinação dos fiscos: Quando é determinado o envio pelo Fisco devido à alguma solicitação específica de fiscalização. 
    • 06 – Controle Mercadoria: Quando se trata do controle das mercadorias. 

Quando habilitada a flag “Inventário Especial Decreto” será habilitado o campo “Decreto” para selecionar as opções de decretos cadastradas conforme configuração na (rotina 2594) e irá desabilitar os demais campos para edição.

O inventário especial será enviado conforme os registros de inventário para as situações especiais em que o Estado determine este envio. 

Ao clicar no botão “Salvar” será realizado o reprocessamento do inventário SPED Bloco H conforme as configurações informadas e em seguida apresentará uma notificação no ícone das notificações.

Durante o reprocessamento do inventário não será possível editar e consultar os Registros gerando a mensagem de impedimento: Dados em processamento. Aguarde finalizar. Somente será possível visualizar os registros após o processo concluído. 

Importante! O sistema somente permitirá a geração de um inventário normal e especial por empresa, filial, mês e ano.

Após o reprocessamento do inventário, será apresentado na tela inicial da (rotina 2967) com as informações do inventário.

Rotina 2967

Para realizar a visualização dos registros dos itens do inventário, deve-se selecionar o inventário reprocessado e clicar no botão “Registros”. Será apresentada a tela com todos os registros dos itens com as informações do código do produto, situação, valor unitário, quantidade, valor total e conta estoque.

Para gerar o relatório deve-se clicar no botão “Imprimir”. 

Registros do inventário H

No relatório SPED EFD – Bloco H – Inventário Físico serão demonstradas as seguintes informações do inventário: Situação, Produto, Descrição, Grupo Id, Subgrupo, UN, Filial, Quantidade, Preço unitário e Valor. Totalizando a movimentação de estoque por Subgrupo e Grupo. 

Os inventários importados através da (rotina 2969), serão demonstrados na Consulta de inventários SPED Bloco H (rotina 2967) não sendo possível realizar a edição desse inventário. Somente será possível adicionar um novo item ao inventário, dessa forma deve-se selecionar o inventário e clicar no botão “Registros” em seguida deve-se clicar no ícone “+” para adicionar um novo item. 

Será apresentada a tela para incluir novo item no inventário. 

Os dados a serem preenchidos são:

  • Produto: Deve-se informar o código do produto ou selecionar o mesmo através do ícone da “lupa”. 
  • Quantidade: Informar uma quantidade ao item.
  • Valor unitário: Informar o valor unitário do item. 
  • Unidade: Informar a unidade do item.
  • Situação: As opções disponíveis para seleção são: 1- Valor negativo e saldo negativo, 2- Valor negativo e saldo positivo, 3- Valor negativo e saldo zerado, 4- Valor positivo e saldo positivo, 5- Valor positivo e saldo zerado, 6- Valor zerado e saldo negativo, 7- Valor zerado e saldo positivo, 8- Valor positivo e saldo positivo, 9- Valor zerado e saldo zerado e T- Tributação.  
  • Código fiscal: Informar o código fiscal do item (opcional).
  • Indicador propriedade: Neste campo o sistema apresenta as opções: Item de propriedade da empresa e em seu poder, Item de propriedade da empresa em posse de terceiros e Item de propriedade de terceiros em posse da empresa. 
  • Código participante: Informar o código de participante (opcional) 
  • Conta: Informar uma conta ao item (opcional) 
  • Conta estoque: Informar a conta de estoque do item 
  • Valor médio unit. Base ICMS ST: Informar o valor médio unitário da Base de cálculo do ICMS ST. 
  • Valor médio unit. ICMS ST: Informar o valor médio unitário do ICMS ST. 
  • Valor médio unit. FCP: Informar o valor médio unitário do FCP (Fundo de combate à pobreza). 

Geração SPED Fiscal – Bloco H 

Depois de realizada a geração do inventário com valores de itens consistentes, e a apuração do ICMS, poderá ser gerado o arquivo SPED através da (rotina 6063). 

Tela para gerar Sped 6063

Os Filtros a serem analisados na geração do arquivo são: 

Data inicial/ final: Informe o período para geração do arquivo; 

Filial: Deverá gerar um arquivo por filial; 

Versão do leiaute: Escolha sempre a última versão disponibilizada; 

Finalidade do arquivo: Escolha se o arquivo a ser gerado é original ou retificador; 

Buscar IPI: 

– Valor de crédito de IPI nos livros: Se a empresa for indústria e tiver apuração de IPI, será levado o crédito de IPI para o campo próprio no arquivo SPED, caso não seja indústria não será levado. 

– Valor nominal de IPI nos livros: Mesmo a empresa não sendo indústria, será levado para o campo próprio do SPED o valor do IPI destacado nas notas fiscais de entrada. 

Perfil de apresentação do arquivo fiscal: Optar pelo perfil correspondente ao qual sua empresa deve enviar o arquivo. 

Indicador do tipo de atividade: Optar se a empresa se refere à Indústria ou equiparada ou Outros; 

● Marcar os Blocos correspondentes às informações que precisa prestar; 

Para gerar o bloco H no SPED, deve-se marcar as flag’s “Bloco H” para inventário normal e “Bloco H especial (Decreto)” para os casos de inventário especial, caso a empresa tenha estes dois casos no período, poderão ser marcadas ambas as flag’s. 

Quando gerado o SPED do mês de fevereiro e não marcado a geração do Bloco H será apresentado uma mensagem de alerta: “Atenção! A falta do Bloco H – Inventário Físico na escrituração referente ao mês de fevereiro pode ocasionar erro de validação”. 

Caso seja marcado a flag “Bloco H” ou “Bloco H especial (Decreto)” e gerado SPED com período e filial na qual não tenha registros de inventário gerado (rotina 2967) apresentará a seguinte mensagem de erro: “Marcado para gerar bloco H/bloco H especial, mas não foi encontrado nenhum inventário para o período de geração. Veja rotina 2967”.

Veja também:

Geração Sped Fiscal

Anterior Exclusão do ICMS e ISS da Base de Cálculo do PIS e COFINS (2070)
Próxima Geração SPED Contribuições (6073)
Sumário