pt Portuguese
Como podemos ajudar?
< Todos Tópicos

Cadastro de Clientes (7034)

Versão 10.004.005

No ERP, o cadastro de clientes pode ser realizado em vários módulos:

Módulo Balcão> Cadastros > Contas> Clientes.

Módulo CRM> Cadastros > Clientes.

Módulo Contabilidade> Cadastros > Contas> Clientes.

Módulo Financeiro> Cadastros > Contas> Clientes.

Na rotina 7034, serão listados todos os cadastros de clientes existentes no ERP.

Para realizar a edição de um cadastro, deve-se clicar no ícone do lápis ao lado da conta desejada. O sistema irá abrir o cadastro divido em abas. Cada aba possui o ícone do lápis para habilitar a edição das informações.

Para realizar um novo cadastro, deve-se clicar no ícone do “+”. O sistema irá abrir uma nova tela para que seja selecionado:

  • Conta integrada: Como o ERP Solution é um sistema integrado com a contabilidade, para realizar o cadastro deve-se selecionar a sintética que será vinculada a conta;
  • Tipo de pessoa: Nesta sessão será disponibilizada as seguintes opções:
    • Flag “Pessoa do Exterior”: Deve ser habilitada quando o cadastros for de um cliente que reside exterior;
    • Flag “Consultar cadastro no SEFAZ”: Ao habilitar essa flag será realizado a pesquisa dos dados cadastrais do CPF/CNPJ junto ao SEFAZ.
    • UF de consulta: Ao habilitar a consulta de cadastro, deve ser informado neste campo o estado onde existe o cadastro do contribuinte. O campo virá automaticamente preenchido com o estado da filial logada.
    • Pessoa Física/Jurídica: Neste campo deverá ser selecionada o tipo de pessoa do cadastro, se pessoa física (CPF) ou jurídica (CNPJ).
    • CPF/CNPJ: De acordo com o tipo de pessoa definido no campo anterior, será habilitado a opção CPF ou CNPJ.
Tela inicial do cadastro

Após informar os campos acima, deve-se clicar no botão “Seguinte”. O sistema irá abrir a primeira wizard das etapas do cadastro.

Cadastro

Nesta primeira wizard deverão ser preenchidos os dados básicos do cliente, como nome, sexo, RG, entre outros.

O campo “Programa de fidelidade da fábrica” é destinado para configuração de fidelização para empresas Massey e Valtra.

Após o preenchimento dos dados de cadastro, deve-se clicar no botão “Seguinte”.

Wizard 1 - Cadastro

É possível realizar dentro do ERP Solution a obrigatoriedade de preenchimento de telefone e e-mail. Para isso acesse: Módulo Administrativo> Principal> Empresas (rotina 99001). Clique no botão “Bloqueios” > aba “conta”> sessão “bloqueios de conta no cadastro”.

Configuração de bloqueios de conta: telefone e e-mail

Endereço

Nesta wizard deverão ser preenchidos os dados referentes ao endereço principal da conta.

Após o preenchimento dos dados do endereço, deve-se clicar no botão “Seguinte”.

Wizard 2 - Endereço

É possível realizar a configuração no ERP para que seja efetuada a busca automática de CEP online. Esta configuração é acessada em: Módulo Configurações > Financeiro > Parâmetros (rotina 7017) > aba “Bloqueios”> campo “Controle de Cep”. As opções disponíveis são:

  • Não controla: Não irá busca o CEP automaticamente, apenas o que o usuário informa.
  • Bloquear/busca automática CEP Online: O sistema irá buscar o CEP online automaticamente e não permite que o usuário altere as informações de endereço e bairro.
  • Não bloquear/busca automática CEP Online: O sistema irá buscar o CEP online automaticamente e permite que o usuário altere as informações de endereço e bairro, caso necessário.
  • Manual a busca: O sistema irá buscar o CEP da base de dados local do ERP.
Configuração de controle de CEP

Fiscal

Nesta wizard deverão ser preenchidos as informações fiscais relacionadas a esta conta.

A tela dispõe dos seguintes campos:

  • E-mail para envio de NF-e: Neste campo deve ser informado o e-mail que será utilizado para envio das NF-e. Pode ser informado mais de um e-mail, separando com “ponto e vírgula” (;);
  • Indicador da IE: Campo obrigatório. Influencia diretamente na emissão da nota fiscal, sendo importante para as especificações tributárias desta conta. As opções disponíveis são:
    • Contribuinte de ICMS: Obrigatoriamente quando o cliente possuir Inscrição estadual;
    • Contribuinte isento de IE no cadastro de contribuinte do ICMS: Quando cliente realiza atividades sujeitas ao ICMS, porém, por algum benefício concedido ou por se enquadrar em alguma condição especial, ela está dispensada ou proibida de possuir uma inscrição estadual
    • Não contribuinte: Pessoa física ou jurídica que está desobrigada a possuir uma inscrição estadual, por não contribuir com o ICMS. Normalmente são consumidores finais dos produtos, que compra para uso e consumo, sem realizar nenhuma atividade de revenda ou transformação para venda
  • Inscrição Estadual: Neste campo deve-se preencher a informação da IE quando houver;
  • Inscrição municipal: Neste campo deve-se preencher a informação da IM quando houver;
  • Tipo de Contribuinte Estadual e Tipo de Contribuinte Federal: Estes campos são muito importante para o cálculo automático de preço de venda. Para verificar os tipos disponíveis no ERP, acesse: Tipo de Contribuintes.
  • Cód  conta no Escritório Contábil: Este campo deve ser utilizado quando a contabilidade da empresa possuir outro sistema para realizar o fechamento contábil, desta forma, ficará registrado o número da conta contábil do outro sistema para eventuais conferencias.
  • Flag Reter ISS: Deve-se habilitar esta flag, para que o ISS retido seja descontado do total da Nota Fiscal e do valor total do título.

Após o preenchimento dos dados fiscais, deve-se clicar no botão “Seguinte”.

Wizard 3 - Fiscal

Financeiro

Nesta wizard deverão ser preenchidos as informações financeiras da conta.

A tela irá dispor dos seguintes campos:

  • Limite individual, Saldo em atraso e Margem: Os campos do limite individual e saldo em atraso na conta do cliente, como padrão virão com a opção “Verificar bloqueio”, ou seja, o sistema irá realizar a verificação de bloqueio na conta, de acordo com as configurações dos parâmetros. Caso a empresa deseje, existe a opção de não realizar a verificação desses bloqueios em determinadas contas, neste caso os campos do cadastro devem estar com a opção “Não verifica bloqueio”.
  • E-mail para envio de boleto: Neste campo deve ser configurado os e-mails para recebimento dos boletos de cobrança. Caso seja configurado mais de um e-mail, deve-se separa-los por ponto e vírgula, sem espaços.
Campo e-mail
  • Classificação e Segmento: Pode-se realizar a vinculação da conta a uma das classificações pré-cadastradas na rotina 13009 e a um segmento pré-cadastrado na rotina 13024.
  • Grupo Empresarial: Pode-se realizar o vínculo da conta a um grupo empresarial, previamente cadastrado na rotina 1140. O grupo empresarial é utilizado para controle de um grupo familiar e de empresas com vários CNPJ que formam um grupo econômico. 
  • Score Serasa: Para empresas que utilizam o processo de análise de crédito dentro do ERP Solution, este campo pode ser utilizado para preenchimento da pontuação do Score Serasa, ou seja, pontuação de 0 a 1.000 que representa as chances de um determinado perfil pagar as contas corretamente nos próximos 12 meses.
  • Limite SoyCard: Para preenchimento do valor do limite do cartão Soycard (quando houver);
  • Prazo médio: Poderá ser informado o prazo médio permitido para a conta de cliente, caso houver.
    Para calcular o prazo médio, o sistema irá considerar:

Prazo médio = soma do prazo das parcelas / quantidade de parcelas.

  • Flag “excluir conta do fluxo”: Ao habilitar esta opção, esta conta não será apresentada no fluxo de caixa (rotina 7037);
  • Flag “Remete Mala direta”: Deve-se habilitar essa flag, quando o cliente deseja receber mala direta. Essa configuração poderá ser utilizada como filtro para o envio de e-mails através da rotina 2615.
  • Flag “excluir esta conta do cálculo do PPD”: Ao habilitar essa flag, o sistema irá desconsiderada a conta para geração do relatório de provisão para devedores duvidosos (rotina 1485).
  • Flag “Informar ICMS ST retido no XML”: Ao habilitar essa flag, o sistema irá gerar as tags <vBCSTRet>, <pST> e <vICMSSTRetno> no XML, desde que o produto possua valores de ICMS ST, ICMS ST GR e ICMS ST retido na última nota fiscal de compra. Nos estados de RS, SC e MG essas tags são geradas automaticamente devido a sua obrigatoriedade.

Após o preenchimento dos dados financeiros, deve-se clicar no botão “Seguinte”.

Wizard 4 - Financeiro

Situação

Nesta wizard deverão ser preenchidos a situação cadastral da conta.

A tela irá dispor dos seguintes campos:

  • Aprovação do cadastro: Neste campo pode-se definir se o cadastro foi aprovado (completo) ou se não foi aprovado (incompleto);
  • Situação Cadastral: Neste campo deverá ser selecionada a situação cadastral da conta. As opções existentes no ERP são: ativo, inativo, bloqueado, cheque somente (nesta opção não poderá ser selecionada outra forma de pagamento), liberado de bloqueios (nessa opção o sistema não irá realizar a verificação de nenhum bloqueio), mensagem, cartão de crédito somente e a vista somente (nestas opções não poderá ser selecionada outra forma de pagamento).

Importante! Após realizar o cadastrado a inativação só será possível ser realizada pela rotina 14012.

  • Validade: Neste campo só ficará habilitado caso a empresa possua controle de validade das contas manual. Desta forma, o sistema irá bloquear o faturamento caso a data informada seja menor que a data atual.

Para configurar o controle de validade, deve-se acessar: Módulo Administrativo > Principal > Parâmetros (rotina 99900) > @Clientes > #ValidadeControle. Deve-se escolher o valor “Manual” para que o usuário possa informar a data manualmente no cadastro do cliente. “Automático” a data será definida de acordo com a quantidade de dias informado no parâmetro “#ValidadeDias”.

  • Aviso para cliente: Neste campo poderá ser incluído um aviso que será mostrado na abertura das pré-notas do módulo balcão e oficina para os vendedores, desde que parametrizado na rotina 13001 para que sejam apresentados os avisos.
Wizard 5 - Situação

Junta Comercial

Nesta wizard deverão ser preenchidos os dados referentes ao IR (campos opcionais).

Wizard 6 - Junta Comercial

Para concluir o cadastro, deve-se clicar no botão “Finalizar”.

Veja também:

Dados complementares

Dados da conta

Dados financeiros

Alterar CPF/CNPJ

Clonar contas

Limite de crédito

Anterior Alocação de Produto em Prateleira
Próxima Cadastro de Código Alternativo
Sumário