pt Portuguese
Como podemos ajudar?
< Todos Tópicos

Perfil (2757)

Versão 10.005.001        Autor: Cristian Carvalho

Para acessar a rotina de perfis, deve-se ir em:

Módulo Configurações > Cadastros> Perfil (rotina 2757).

O perfil de usuário carrega consigo todas as liberações nas rotinas e suas funções como: editar, alterar, ou apenas visualizar os registros.

Um mesmo perfil poderá ser vinculado a um grupo de pessoas, como por exemplo: todos os vendedores do balcão. Ou caso algum funcionário possua permissões específicas, somente dele, neste caso deverá ser criado um perfil individual.

Para iniciar um novo cadastro de perfil de usuário deve-se utilizar o ícone do “+” e informar uma descrição que identifique o perfil de usuário. Como por exemplo: perfil “Coordenador de serviços”.

No campo “privilegiado” ao marcar como “sim” os usuários vinculados a esse perfil terão acesso total ao sistema ou seja, não haverá restrição de acesso às rotinas e funcionalidades do sistema. Caso deseja configurar módulos e rotinas específicas, defina este campo como  “não”.

Cadastro de perfil

Ao clicar no botão “salvar” o sistema irá abrir a tela permissões.

No campo “módulo” deve ser selecionado o módulo em que a rotina que se deseja liberar esteja relacionada.

Após selecionar o módulo, na opção “permissão total do módulo” ao selecionar a opção “sim” e clicar no botão “aplicar permissão” o sistema irá liberar todas as rotinas do módulo sem restrições. Ou seja, o usuário vinculado a esse perfil poderá visualizar, consultar e editar todas as rotinas do módulo selecionado.

aplicar permissão total ao módulo

Caso não deseje liberar o acesso total ao módulo, na tabela elementos o sistema irá carregar os menus e rotinas de cada módulo para que escolha manualmente. Selecione o menu desejado ou sub menu.

No campo “permitir acesso total ao menu” deverá selecionar a opção “sim” e clicar no botão “aplicar”, dessa forma o sistema irá liberar para visualizar, consultar, excluir e editar todas as rotinas do menu ou do sub menu selecionado.

Caso não queira utilizar a opção “permissão total do módulo” nem a opção “permitir acesso total ao menu”, é possível navegar dentro dos menus e selecionar as rotinas que deseja liberar.

Ao selecionar a rotina, a opção “acesso permitido” precisa ser marcada para liberar a visualização de registros, sem habilitar essa opção o usuário não poderá visualizar a rotina no menu do módulo. Assim poderá personalizar os menus de acordo com a função do usuário.

Nas “ações” deverá selecionar se irá liberar para que seja possível excluir, editar e/ou inserir registros.

Algumas rotinas terão opções de liberação em determinados “campos”. Como é o exemplo da rotina de orçamentos do módulo balcão (rotina 1077), que tem a opção “Alterar Política de prazo”.

Ao habilitar a opção, o usuário poderá realizar alteração dessa informação ao abrir um orçamento, caso esteja desabilitada a opção, o campo “política de prazo” ficará congelado no orçamento impedindo a alteração.

Importante! Após selecionar todos os módulos, rotinas e permissões que o perfil terá acesso, deverá clicar no botão “Salvar” para finalizar o cadastro.

Veja também:

Cadastro De Usuários

Cadastro De Perfil

Cadastro De Funcionários

Cadastro De Funções

Configuração Da Função Do Funcionário

Configurações De Envio De E-Mail

Trava De Acesso

Trava De Processo

Bloqueios Do Sistema

Consulta De Desbloqueios

Certificado Digital

Backup

Atendimento Solution

Anterior E-mails (99025)
Próxima Trava de Processo (2843)
Sumário