pt Portuguese
Como podemos ajudar?
< Todos Tópicos

Cadastro de Produtos (1068)

Versão 10.005.001          

Para realizar o cadastro de produto normal, como por exemplo peças, itens de uso e consumo e serviços de despesas, acesse:

Módulo Estoque > Cadastros > Produtos > Cadastro de Produtos (rotina 1068).

Cadastro do produto - rotina 1068

Para localizar um produto já existente, deve-se utilizar os filtros de pesquisa, localizados na parte superior da rotina.

Nesta rotina é possível editar um cadastro através do ícone do “lápis”, consultar um registro através do ícone da “lupa” ou iniciar um novo cadastro ao clicar no ícone do “+”.

Ao iniciar um novo cadastro, deve-se preencher os campos:

Inicio cadastro de produto - rotina 1068
  • Produto: Informe neste campo um código único para identificar o produto, de no máximo 20 caracteres alfanuméricos, que poderão ser composto por letras, números e caracteres especiais.

Importante! O código não poderá ser alterado após a finalização do cadastro e será apresentado na nota fiscal na coluna “Código”.

  • Bandeira: Caso a empresa seja uma concessionária ou revenda autorizada, e o item que está sendo cadastrado seja fornecido pela fábrica que representa, deve-se informar a bandeira do item. Caso contrário, deixe o campo como indefinido.
  • Descrição: Neste campo informe a descrição do item com no máximo 60 caracteres alfanuméricos. Evite utilizar acentuação e caracteres especiais, para que não ocorram erros na validação das notas.
  • Mercadoria/Serviço: Se o produto que estiver cadastrando for uma peça ou item de uso e consumo, escolha a opção “Mercadoria”.

Aba “Produto”

Aba produto - cadastro de produto
  • Referência: Informe o código utilizado pelo fornecedor ou o código original da fábrica.
  • Similar: Neste campo pode ser vinculado o código de um item similar cadastrado no ERP. Esta informação irá facilitar no processo de venda caso este item não possua estoque, o vendedor poderá pesquisar pelo código similar.
  • Substituto: Deve ser utilizado esse campo para os casos em que os itens são retirados de linha e substituídos por outro produto, outro código.
  • Código antigo: Preencha este campo com o código do novo item, desta forma será criado um vínculo entre os dois cadastros de produto. No processo de venda, quando o vendedor pesquisar pelo código antigo, ele poderá visualizar que este código foi substituído por outro e com um único clique o sistema fará a pesquisa de preço do outro código.
  • Opcionais: Nestes campos poderão ser vinculados códigos opcionais do produto, caso o cliente entenda que o preço do item esteja muito alto, ou ainda, caso este item não tenha em estoque.
  • Aplicação: Poderá ser informado como utilizar o produto, ou em qual veículo, máquina ou equipamento a peça será utilizada, auxiliando os vendedores novos no processo de venda.
  • Tipo SPED: Deverá ser informada a finalidade do produto que está sendo cadastrado. As opções disponíveis são: “Mercadoria para revenda”, no caso de peças , “Material de uso e consumo” para itens de consumo, “Ativo imobilizado”, para móveis de uso da própria empresa, “serviços” e algumas opções que serão utilizadas somente se a sua empresa for uma indústria, como por exemplo “Matéria-prima”, “Embalagem”, “Produto em processo”, “Produto acabado”, “Subproduto” e “Produto intermediário”.
  • Unidade: Deve ser informada a forma de controle que o produto será vendido, exemplo unidade, litros, metros, quilos. Essas opções são pré-cadastradas na rotina 1018.
  • Grupo: Insira o subgrupo do produto no campo “Grupo”. Os grupos e subgrupos são definidos no momento da implantação do sistema e poderão ser cadastrados novos grupos e subgrupos diretamente nas rotinas 2996 e 1008.

O objetivo desses cadastros são organizar e agrupar os produtos semelhantes, definindo regras diferenciadas de cálculo de preço, margem de lucro líquida, coeficiente para corrigir o preço para mais ou para menos, pode ser definido também coeficiente para bloqueio o qual definirá um limite máximo de desconto a ser praticado sem que ocorra bloqueio da venda. Nos cadastros também são definidas as contas para contabilização das receitas, custos, despesas, dentre outras.

  • Procedência: Deverá ser informado se o item é original, paralelo ou outros. A opção original deverá ser escolhida para itens que são adquiridos diretamente de indústria e não de terceiros, ou em caso de concessionária, da bandeira que a empresa representa. Já a opção paralelo será utilizada para os itens não originais. A opção “Outros” deve ser escolhida no cadastro de itens de uso e consumo e serviços que são despesas.
  • Flag “Atualiza estoque”: Deve ser habilitada obrigatoriamente quando se tratar de um item para revenda. Caso se tratar de um cadastro de material de uso e consumo, ficará a critério da empresa habilitar ou não o controle.

Importante! Só será possível controlar estoque e inventário de um produto, se a flag estiver marcada.

Na seção “Histórico registro” o sistema irá registrar o usuário que realizou o cadastro e quem realizou a última alteração .

Aba “Dados adicionais”

Aba dados adicionais - cadastro do produto

Nesta aba, o sistema irá preencher automaticamente os campos marca, modelo, departamento, bitola, classificação e tipo de mercadoria com a opção “Geral”, essas informações poderão ser alteradas, clicando no ícone da lupa de cada campo. Os cadastros e padrões são definidos durante o processo de implantação do sistema.

  • Código de produção: Este campo é utilizado pelos estabelecimentos industriais, ou a eles equiparados pela legislação federal, para geração do extrato de produtos (1082) modelo fiscal- ES.
  • Marca: Ao clicar sobre a lupa do campo “Marca” serão apresentados os cadastros realizados diretamente na rotina 1152. Ao cadastrar uma marca é possível definir uma empresa, bandeira e o se ela poderá ser utilizada nos módulos estoque e oficina.
  • Modelo: Esta informação será utilizada principalmente para os cadastros de máquinas e implementos. Irão permitir uma análise mais detalhada dos faturamentos e compras. Os cadastros poderão ser realizados diretamente na rotina 1153.
  • Departamento: Pode-se vincular o cadastro a um departamento cadastrado diretamente na rotina 1154. Essa informação poderá auxiliar na pesquisa e relatórios do sistema.
  • Bitola: Os cadastros poderão ser realizados diretamente na rotina 1155.
  • Classificação: As classificações poderão ser cadastradas diretamente na rotina 1159. São uma forma de ordenar e separar os produtos por classes para facilitar a análise dos relatórios. Fica a critério da empresa definir a melhor forma de utilizar esse campo.
  • Código de barras: É possível informar o código de barras do produto, que poderá ser utilizado para pesquisa dos itens , ou ainda, para controlar o estoque utilizando os conceitos de WMS. Essa informação é opcional.
  • Código ANP: Caso o produto que esteja sendo cadastrado seja derivado do petróleo, gás natural ou biocombustíveis, é obrigatório informar o “Código ANP”. Caso contrário, ao emitir a nota de venda, essa ficará em contingência.
  • CNAE: Neste campo é possível configurar um CNAE para cada serviço prestado. Caso o CNAE não seja informado no cadastro do produto, o sistema continuará buscando o CNAE definido no cadastro da filial > aba ISS ou, em último caso, no cadastro da filial > aba Filial > Código de Atividade (CNAE);
  • Sub Aplicação: Este campo é utilizado para empresas que realizam importação da lista de substitutos e configurarem este atributo.
  • Classificação da Fábrica: Pode-se realizar vínculo com as classificações criadas na rotina 1486. Este campo normalmente é utilizado para informar o NCC (New Commodity Code) da Komatsu para agrupar peças.
  • Criticidade: Pode-se selecionar uma criticidade, a fim de consulta.
  • Volume, Altura, Largura e Comprimento: É possível nesses campos informar as dimensões do produto.
  • Descrição adicional: Neste campo é possível detalhar com mais informações o produto que esta sendo cadastrado.
  • Observação: Neste campo é possível adicionar detalhes que deverão ficar no campo próprio de observação e não na descrição do item.
  • Data de validade: Neste campo é possível informar uma data de validade para o produto. Caso a data de validade esteja cadastrada com vencimento entre 0 e 15 dias o sistema exibirá mensagem de alerta, informando que o vencimento do produto está próximo, se o item já estiver vencido, a pré-nota ficará bloqueada, necessitando de liberação.
  • Flag “Produto usado“: Ao habilitar essa flag, o sistema irá considerar as configurações específicas para produtos usados, como por exemplo tributação de usados.

Aba “Financeira”

Aba financeira - cadastro de produto

Nesta aba, temos alguns campos referente a formação de preço, preço de reposição, controle de descontos e acréscimos.

  • Preço de venda: Caso a empresa utilize preço fixo, poderá ser preenchido o valor do item neste campo. Este campo poderá ser alimentado manualmente ou pela importação da lista de preços.
  • Preço garantia: Este campo é utilizado para empresas que utilizam tipo de cálculo de preço como preço garantia.
  • Item PK e Tarja Promoção/Perkins: Utilizados por empresas que realizam importação de lista perkins.
  • Preço lista: Este campo é utilizado para empresas que utilizam tipo de cálculo de preço como preço lista fábrica.
  • Valor de mercado: Neste campo pode ser informado um valor para que seja utilizado posteriormente como comparativo de venda no caso de itens usados.
    %máximo de desconto: Neste campo pode-se informar o % máximo de desconto que pode ser dado a este item.
  • %máxima de acréscimo: Neste campo pode-se informar o % máximo de acréscimo que pode ser dado a este item.
  • Preço: Neste campo pode-se vincular uma tabela de preço específica para este produto para cálculo do preço de venda.
  • Preço Sugerido: Neste campo pode-se vincular uma tabela de preço específica para este produto para cálculo do preço sugerido.
  • %Margem de lucro: Neste campo pode-se informar um coeficiente de margem de lucro para cálculo de preço de venda deste item.
  • % para reduzir o preço de venda: Neste campo, pode-se informar um coeficiente para cálculo do preço de venda do item no caso de preço fixo.
  • Coeficiente de bloqueio: Neste campo pode-se informar um coeficiente de bloqueio no item, de forma que seja calculado o preço mínimo do item com este percentual, se ultrapassado, gera bloqueio.
  • Preço de reposição: Neste campo pode-se realizar a importação do custo de reposição do item junto a fábrica.
  • Curva ABC: Neste campo será preenchida a classificação da curva abc gerada através dos relatórios da rotina 1036 e 2746.

Aba “Tributária”

Aba tributaria - cadastro de produto

Nesta aba, deverá ser inserido os dados que definirão como o produto será tributado.

  • Tipo classificação fiscal: No cadastro de peças deve-se escolher a opção “NCM” e para o cadastro de serviços a opção “NBS”.
  • Classificação fiscal: Neste campo deve-se inserir a NCM da nota de compra. Caso você não tenha a nota de compra, deverá questionar a equipe fiscal da empresa, ou o responsável por fornecer esta informação na sua empresa.
  • Origem: Neste campo deverá ser informada a origem da fabricação do item. As mais utilizadas são: “Nacional”, para os produtos fabricados no país com matéria prima nacional e “importada” quando a mercadoria veio direto do exterior.

Para identificar a origem da mercadoria na nota fiscal de compra, localize o item na listagem da nota. A coluna CST será composta por três números, o primeiro indica a origem da mercadoria e os dois últimos a forma de tributação que deverá incidir sobre a mesma. Exemplo: CST 000 refere-se a mercadoria nacional, cst 100 mercadoria importada, 210 mercadoria importada adquirida em mercado nacional.

Importante! De acordo com a NCM e origem escolhidas será definido quais tabela de tributação serão utilizadas para o cálculo do ICMS e PIS/Cofins. Essas configurações são configuradas pela nossa equipe Solution de acordo com as regras de tributação enviadas pela equipe fiscal da sua empresa.

Com estas informações preenchidas já é possível concluir o cadastro do produto, para isso clique no botão “Salvar”.

O ERP Solution possui uma ferramenta de importação de lista de preços, através da qual é possível realizar o cadastramento de itens que existam na lista.

Veja também:

Cadastro de Código Alternativo

Cadastro de Código Base (2249)

Cadastro de produto com controle de estoque especial (1006)

Cadastro de Produtos Kit (2263)

Conversão de unidades (2130)

Cadastro de Prateleiras (1425)

Alocação de Produto em Prateleira

Relação de itens por prateleira (1226)

Tabela de preço (2788)

Política de preço (1016)

Política de Prazo (1011)

Local de venda (1160)

Anterior Cadastro de produto com controle de estoque especial (1006)
Próxima Cadastro de Produtos Kit (2263)
Sumário