pt Portuguese
Como podemos ajudar?
< Todos Tópicos

Usuários (99004)

Versão 10.006.001        Autor: Cristian Carvalho

Para acessar a rotina de cadastro de usuário, deve-se ir em:

Módulo Configurações > Cadastros> Usuário (rotina 99004).

Rotina de cadastro de usuário

Para iniciar o cadastro de um novo usuário, deve-se clicar no ícone do “+”. No campo “usuário” informe um login com no máximo 10 caracteres.

Importante! O login não poderá ser alterado após o cadastro.

No campo “nome” deverá colocar o nome completo do colaborador que irá utilizar este usuário.

No campo “categoria” deve ser selecionada a opção que melhor se encaixa ao usuário que está sendo cadastrado.

Os colaboradores normalmente são cadastrados como “usuários”.

A categoria contabilista, por exemplo, possui permissão de alterar registros que impactam diretamente no Módulo Contabilidade, podendo gerar inconsistências se não utilizado corretamente.

Deve-se configurar a senha para o usuário. Esta senha deve possuir no mínimo 5 caracteres podendo ser letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais. O sistema exige pelo menos duas classes na composição, exemplo: solution123.

Para fins de organização poderá indicar a empresa e filial padrão do usuário, porém não irá definir quais empresas ou filiais o usuário poderá acessar.

No seção “Permissão de acesso” a configuração é válida para as seguintes rotinas:

Permissão de acesso, configuração

Estoque > Relatórios > Mapa de Vendas Especial  (rotina 1174).
Fiscal > Notas Fiscais > Consultar Notas Fiscais (rotina 1057).
Balcão > Principal > Pedidos (rotina 1079).

No combo “Acesso a empresa” será apresentada as seguintes opções:

  • Todas: Ao selecionar esta opção o usuário terá permissão de acesso e visualização das informações de todas as empresas e filiais;
  • Empresa única: Ao selecionar esta opção, os campos “Empresa” e “Acesso filial” ficarão habilitados, para que seja selecionada a empresa e a filial que o usuário terá acesso e visualização das informações. No combo de seleção da filial pode-se escolher uma única filial, todas as filiais ou ainda a opção “customizado”.
  • Customizado: Ao selecionar esta opção, deve-se posteriormente na tela inicial da rotina 99004> botão “acessos” realizar a configuração da(s) empresa(s) e filial(is) específicas que o usuário deverá acessar.

Importante: Para as demais rotinas do ERP, a permissão de acesso e visualização das informações é definida de acordo com a empresa e filial configurada ao perfil do usuário, que pode ser configurada na tela inicial da (rotina 99004), selecionando o usuário e clicando no botão “associar perfil”.

O campo “e-mail” servirá para que o usuário receba algumas notificações do sistema e também para que o usuário possa recuperar a senha dele, caso esqueça.

padrões para lançamentos de caixa

Na aba “padrões para lançamentos de caixa”, no campo “Conta Caixa” poderá ser definido, uma conta caixa padrão. Neste caso, em todos os lançamentos contábeis realizado pelo usuário o sistema irá considerar apenas esta conta caixa.

No campo “Nro de dias p/ lanctos” é possível configurar para o usuário uma quantidade de dias diferente do definido na filial para realizar lançamentos contábeis.

No campo “Tipos de lanctos permitidos” deve deixar definido a opção “Contábil” para que o usuário possa realizar apenas lançamentos contábeis. Este campo irá impactar principalmente nos lançamentos efetuados pelos assistentes financeiros.

Na aba “Padrões para emissão de nota” poderão ser definidos: vendedor, centro de custo e local de venda. Quando configurados, serão preenchidos automaticamente nas aberturas de pré-notas do sistema.

Importante! Orientamos deixar em branco o centro de custo e local de venda, para que o sistema busque essas informações dos parâmetros definidos para cada módulo.

O campo vendedor só deverá ser preenchido com o código do funcionário, caso este tenha a função associada de vendedor.

No campo “% desconto permite liberar” é colocado até qual percentual de desconto é liberado para este usuário aplicar ou desbloquear. Caso houver uma configuração de coeficiente de desconto para formação de preço mínimo, o percentual de desconto do usuário será somado para fins de verificação de bloqueios.

No campo “Até que valor de pré-nota liberar” é possível limitar o valor que o usuário poderá desbloquear por desconto.

No campo “Limite para liberação no cadastro de contas” é possível definir o valor máximo que o usuário poderá informar no cadastro do cliente como limite de crédito.

Padrões para emissão de nota

Na aba “Padrões para Oficina” nos campos “% máximo de desconto que o usuário pode oferecer sobre serviços” e “% máximo de desconto que o usuário pode oferecer sobre peças” é possível configurar o percentual máximo de desconto que o usuário poderá conceder ao adicionar serviços e peças respectivamente na Ordem de Serviço.

Padrões para Oficina

Na aba “Padrões para Aprovações Compras” no campo “Alçada máxima para aprovação de cotações” é possível configurar o valor de alçada para aprovações de compra, quando a empresa utiliza o processo de aprovação de cotações por alçada.

Padrões para Aprovação compras

Para concluir clique em “salvar”.

Veja também:

Associar perfil

Cadastro De Usuários

Cadastro De Perfil

Cadastro De Funcionários

Cadastro De Funções

Configuração Da Função Do Funcionário

Configurações De Envio De E-Mail

Trava De Acesso

Trava De Processo

Bloqueios Do Sistema

Consulta De Desbloqueios

Certificado Digital

Backup

Atendimento Solution

Anterior Trava de Processo (2843)
Sumário