pt Portuguese
Como podemos ajudar?
< Todos Tópicos

Cadastros de Operações (1010)

Versão:  10.005.001

As operações dentro do ERP Solution, definem as características de uma movimentação, como atualização de estoque, geração de financeiro, configurações da contabilização mensal, entre outras.

Para verificar os cadastro de operações existentes, deve-se acessar:

Módulo Fiscal > Cadastrar > operação (rotina 1010).

Tela Cadastro de Operações (rotina 1010)

Os campos disponíveis de tributação no cadastro da operação são:

  • Código de tributação ICMS/ICMS ST: Localizada na aba “Dados iniciais”. O campo poderá ser utilizado para informar uma tabela que nunca tribute ICMS. Ao informar uma tabela no campo, o sistema irá ignorar a configuração definida no cadastro do produto. Ao deixar o campo zerado, o sistema irá considerar a tabela de ICMS vinculada ao NCM do produto.
Tela "Código de tributação ICMS/ICMS ST" (rotina 1010)
  • Código de tributação PIS/COFINS: Localizada na aba “Dados iniciais”. O campo poderá ser utilizado para informar uma tabela que nunca tribute PIS/COFINS. Ao informar uma tabela no campo, o sistema irá ignorar a configuração definida no cadastro do produto. Ao deixar o campo zerado, o sistema irá considerar a tabela de ICMS vinculada ao NCM do produto.
Tela "Código de tributação PIS/COFINS" (rotina 1010)
  • Flags “Calcula PIS/COFINS” e “Incluir no SPED PIS/COFINS”: Localizada na aba “Configurações”, as flags só devem ser marcadas em casos em que não houver uma tabela definida na operação para não tributar (campos anteriores).
Tela Flags “Calcula PIS/COFINS” e “Incluir no SPED PIS/COFINS” (rotina 1010)
  • Destaque do ICMS ST (devolução de compra): Localizada na aba “Outras informações”, o campo define onde será destacado o ICMS ST, se campo próprio ou em outras despesas quando se tratar de devolução.
Tela Destaque do ICMS ST (devolução de compra) - (rotina 1010)
  • Credita ICMS ST (entrada): Localizada na aba “Configurações”, é possível definir se a empresa deseja sempre creditar ICMS ST nas entradas, nunca se creditar ou se creditar apenas em UF com IE de Substituto tributário.
Tela Credita ICMS ST (entrada) - (rotina 1010)
  • Operação para crédito de ICMS” e “Operação para ressarcimento de ICMS ST”: Alguns Estados exigem que ao emitir uma nota fiscal de devolução de compra com ICMS e ICMS ST, seja emitida uma Nota Fiscal de adjudicação de ICMS e outra de Ressarcimento de ICMS ST. Para emitir as três notas automaticamente, deve-se configurar dentro da operação de devolução de compra os campos “Operação para crédito de ICMS”, “Produto para crédito de ICMS”, “Operação para ressarcimento de ICMS ST” e “Produto para ressarcimento de ICMS ST”, localizados na aba “Outras informações”.
Tela operação para crédito de ICMS” e “Operação para ressarcimento de ICMS ST” (rotina 1010)

Anterior Bloqueio Mensal do Período Fiscal (2505)
Próxima Cálculo de Partilha de ICMS(1017)
Sumário