pt Portuguese
Como podemos ajudar?
< Todos Tópicos

Contabilização diária manual (1072)

Versão 10.005.001        Autora: Leticia Morais Bernardes

A contabilização diária manual é configurada no cadastro da operação (rotina 1010).

Quando habilitada essa opção é possível informar qual a conta contábil que o sistema deverá contabilizar o respectivo lançamento. Este tipo de contabilização é necessária para lançamentos que não possuem uma conta fixa e a cada lançamento pode ser necessário informar uma conta contábil distinta de acordo com o item adquirido.

Para realizar a contabilização diária manual de notas deve-se acessar:

Módulo Contabilidade > Contabilizações > Contabilização de NFs > Contabilização diária (rotina 1072).

Tela para seleção de filtros para contabilização diária.

Informe os filtros necessários para que o sistema localize as notas correspondentes que estão pendentes de contabilização, feito isso, deve-se clicar no botão “Confirmar”.

Além disso, o sistema poderá abrir a tela da contabilização diária manual automaticamente após o lançamento ou emissão de uma nota, isso irá ocorrer quando a operação selecionada para lançamento desta nota estiver configurada para contabilizar de forma manual.

Outra opção é contabilizar individualmente uma nota através da rotina de Consulta de Notas (rotina 1057), deve-se localizar a nota através dos filtros disponíveis em tela, clicar no ícone do “lápis” e na sequência no botão “Contabilizar”.

Nas duas situações citadas acima, o sistema irá direcionar diretamente para a rotina abaixo, listando a nota e a operação utilizada, no caso de acessar diretamente a rotina 1072 e utilizar os filtros da tela apresentada acima, poderão ser listados várias notas de acordo com os filtros informados.

Para ambos os casos, deve-se selecionar o registro correspondente e clicar no botão “Seguinte”.

Tela do Wizard Entrada.

No Wizard “Contrapartida”, deve-se clicar no ícone do “lápis” para informar a conta débito.

Tela do Wizard Parcelamento.

Na próxima tela, deve-se clicar no ícone do “+” e no campo “Conta” informar a conta contábil de despesa que se refere o lançamento.

Tela para inclusão da conta contábil.

No campo “valor”, é possível alterar para distribuir o valor da nota em mais de uma conta contábil. Mas a distribuição dos valores das contas contábeis devem totalizar sempre o valor total da nota.

Após a seleção, deve-se clicar no botão “Salvar” e no botão “Confirmar” na tela seguinte.

Nesse momento, o sistema irá retornar para o Wizard “Contrapartida”, se o lançamento estiver marcado em verde indicará que o lançamento ficou correto, dessa forma, deve-se clicar no botão “Seguinte”.

Tela do Wizard Contrapartida com a legenda em verde.

Caso a conta escolhida esteja configurada na rotina 7002 como despesa com funcionário, despesa com veículos ou despesa com itens, serão abertas novas etapas para que sejam preenchidos as informações correspondentes.

Após o Wizard “Contrapartida”, o sistema irá apresentar a tela do Wizard “Despesa veículo”, deve-se clicar no ícone do “lápis”.

Tela do Wizard Despesa Veículo.

Neste momento abrirá uma nova tela onde é possível visualizar a conta contábil vinculada. Deve-se clicar no “lápis” para informar o veículo.

Tela para seleção da conta contábil.

Na sequência, deve-se clicar no ícone do “+” e no campo “veículo” selecionar o veículo através do ícone da “lupa”.

Tela para inclusão do veículo da despesa.

É possível informar mais de um veículo, para isso deve-se clicar no botão “Confirmar” e na sequência no ícone do “+” para inserir um novo veículo. Ao inserir mais de um veículo, ambos devem somar o valor total da nota.

Para dar continuidade, deve-se clicar no botão “Confirmar” nas telas seguintes até retornar ao Wizard “Despesa Veiculo”, estando nesta tela deve-se clicar no botão “Seguinte” para ir para a tela do Wizard “Despesa Funcionário”.

Tela do Wizard Despesa Funcionário.

Para informar o funcionário que se refere a despesa lançada, deve-se clicar no ícone do “lápis”.

Tela para seleção da conta contábil.

O sistema irá abrir uma nova tela onde é possível visualizar a conta contábil, deve-se clicar no “lápis” novamente para informar o funcionário.

Tela para inclusão do funcionário da despesa.

Na sequência deve-se clicar no ícone do “+” e no campo “funcionário” selecionar o funcionário através do ícone da “lupa”. É possível informar mais de um funcionário, para isso deve-se clicar no botão “Confirmar” e na sequência no ícone do “+” para inserir um novo funcionário. Ao inserir mais de um funcionário, ambos devem somar o valor total da nota.

Para dar continuidade, deve-se clicar no botão “Confirmar” nas telas seguintes até retornar ao Wizard “Despesa Funcionário”, estando nesta tela deve-se clicar no botão “Seguinte” para ir para a tela do Wizard “Centro de custo”.

Tela do Wizard Centro de custo.

Para as empresas que controlam a contabilidade por centro de custo, parâmetro definido no cadastro da empresa (rotina 99001), será aberto esta etapa onde deve ser informado o centro de custo deste lançamento, deve-se clicar no ícone do “lápis”.

Tela para seleção da conta contábil.

O sistema irá abrir uma nova tela onde é possível visualizar a conta contábil, deve-se clicar no ícone do “lápis” novamente para informar o centro de custo.

Tela para inclusão do centro de custo da despesa.

Deve-se clicar no ícone do “+” e no campo “centro de custo” selecione a opção correspondente e o percentual. É possível lançar essa despesa em vários centros de custo, totalizando 100%.

Para finalizar deve-se clicar no botão “Salvar” e na tela seguinte o botão “Confirmar” ou no ícone do “+” para incluir outro centro de custo. Deve-se confirmar a cor verde da legenda do lançamento indicando que os lançamento estão corretos, se estiverem com a marcação em vermelho, será necessário analisar se os centros de custo foram lançados corretamente.
Nas próximas telas deve-se confirmar através do botão disponível retornando ao Wizard “centro de custo”, estando nesta tela deve-se clicar no botão “Seguinte” para ir para a tela do Wizard “Resumo”.

Tela do Wizard Resumo.

Na Wizard “Resumo”, será possível visualizar os dados através do ícone da “lupa”. Se estiverem de acordo, deve-se clicar no botão “Seguinte”.

Na sequência será apresentado uma mensagem em tela questionando se deseja realizar a contabilização diária manual, ao realizar a confirmação clicando em “Sim”, neste momento será direcionado a tela do Wizard “Resultado”.

Tela do Wizard Resultado.

Na Wizard “Resultado” deve ser verificado se o lançamento está com a legenda em verde indicando “Nota Fiscal contabilizada”. 

Veja também:

Lançamento de notas de compra de uso e consumo (1020)

Lançamento Manual de Nota Fiscal de Compra (1020)

Lançamento da NF-e por importação de XML (1339)

Lançamento de notas de compra de serviços (1020)

Manifestação de Notas (2988)

Sumário