pt Portuguese
Como podemos ajudar?
< Todos Tópicos

Controle de Carcaças (3064)

Versão: 10.006.001        Autor: Wesley Reis Vargas

Na oficina auto center é possível realizar o gerenciamento dos pneus usados que são entregues à empresa pelos clientes para casos em que é efetuada a troca por pneus novos.

Existe somente uma parametrização obrigatória para o funcionamento do processo, a marcação da flag “Obriga Carcaça”, localizada na (rotina 1147). Selecione o tipo desejado e clicando no ícone do lápis.

Tela Cadastro de Tipo Mercadoria (rotina1147)

Módulo Oficina Auto Center > Ordens de serviço > Ordens de Serviço (rotina 3064). 

Lista de Ordens de Serviço (rotina 3064)

Quando for alocado um item na OS que possua este tipo, deve-se informar a carcaça na aba “carcaças”. É possível ter 1 quantidade de venda e várias carcaças vinculadas para aquele produto.

Aba Carcaças

Na Aba” Carcaças” deverá informar os itens de venda, os quais serão vinculados com as carcaças. Clique no item do “+” para inserir as informações pertinentes. Preencha corretamente o campo “origem/destino”, com a origem e destino das carcaças informadas. Clique em salvar.

O termo de responsabilidade aparecerá no ícone das notificações. O termo é de suma importância, já que responsabiliza a finalidade da carcaça e a ciência da obrigatoriedade de dar o devido destino adequado para a mesma.

Tela Carcaças

Importante! O preenchimento de todos os campos em tela são obrigatórios.

No campo origem destino temos as seguintes opções:

  • Cliente levou a carcaça, não será necessário o descarte;
  • Cliente entregou a carcaça para descarte;
  • Entregue para descarte, por conta do cliente (essa opção é uma exceção, visto que por exemplo o cliente deixa as carcaças na empresa, faz a busca no final do mês e ela mesmo é responsável pela destinação.);
  • Sem descarte, com guarda provisória para o cliente (essa opção também é uma exceção, e se enquadra da seguinte forma: cliente passou na loja para trocar os pneus pois irá viajar, mas deixará a carcaça na empresa para buscar outro dia.).

O registro será gerado com o status “pendente”, exceto casos em que a origem informada for “sem descarte”, “cliente levou”, onde ficará com status “entregue. 

Caso não seja informada a carcaça na OS, não será possível gerar a fatura, gerando um relatório de erros nas notificações do sistema. Apenas é possível inserir registros de carcaças caso a OS não esteja faturada.

Apenas é possível inserir registros de carcaças caso a OS não esteja faturada.

Além disso, é possível editar ou excluir registros de carcaças da ordem de serviço quando:

  •  A ordem de serviço não estiver faturada;
  • Os registros ainda não tenham seu status alterados para “entregue”;

 Ao clicar no botão “Termo”, será gerado o termo de responsabilidade do cliente na caixa de notificações no canto superior da tela. Este termo será utilizado quando o cliente optar por ficar com a carcaça (o modelo do termo é único, portanto, não necessita de configuração).  

Para realizar a entrega das carcaças, deve-se acessar a (rotina 1243). Nesta rotina são visualizadas apenas as carcaças com status “Pendente”.

 

Tela Controle de Entrega de Carcaças (rotina 1243)

Ao selecionar uma ou mais carcaças, e clicar no botão “Entregar Selecionados” abrirá uma caixa de confirmação ao usuário, e após confirmar a entrega, um documento será gerado na caixa de notificações visando confirmar a entrega das carcaças. 

Para conferência das carcaças que já foram entregues e as que ainda estão na empresa, deve-se acessar a (rotina 3063).

O relatório irá gerar uma relação de carcaças de acordo com os filtros informados. Vale ressaltar que o relatório será gerado em formato CSV.

Anterior Apontamento de Horas (2296)
Próxima Fatura (2512)
Sumário