pt Portuguese
Como podemos ajudar?
< Todos Tópicos

Fatura (2512)

Versão 10.005.001        Autora: Chrissie Jerke

No módulo oficina, as faturas são geradas sempre a partir de uma Ordem de Serviço. Para isso, acesse a rotina de Lista de Ordem de Serviço (2292).

Localize a OS que deseja faturar. Primeiramente, confira se todos os itens que deseja faturar estão confirmados  e se os serviços próprios estão com a situação “atendido”.

Selecione a OS e clique no botão “Gerar fatura”.

Tela Lista de  Ordens de Serviço (rotina 2292)

Além disso, os clientes que nos parâmetros do módulo Oficina estiverem aptos a somente permitir o faturamento apenas de OS’s prontas, o sistema irá gerar as faturas de acordo com as configurações de faturamento definidas nos tipos de OS e serão separadas faturas por operação, conta de faturamento e classificação fiscal. Caso seja necessário deve-se realizar a alteração na (rotina 2539).

Tela Parâmetros - módulo Oficina (rotina 2539)

Importante! Deve-se citar que as peças não podem estar em remessa de campo.

O sistema irá direcionar para a tela de faturamento, com a listagem dos itens disponíveis para faturamento. Lembre-se que serviços que não foram encerrados e peças bloqueadas não são apresentados nesta tela.

Na seção de “itens do pedido” você poderá incluir todos os itens da listagem ao clicar na seta “faturar todos”. Ou incluir manualmente um a um. Para as OS com muitos itens, é possível filtrar os itens por tipo, selecionando somente as peças, serviços, deslocamento, despesas, KM e ST.

Na parte superior serão apresentados os totalizadores da OS, total faturado, total a ser faturado, e no card pendentes ao clicar na lupa será aberto a listagem de itens pendentes de faturamento.

Na seção de itens da fatura, poderá ser alterada a quantidade a faturar. No campo de “observação” poderá ser colocado as informações que sairão nos dados adicionais de todas as faturas.

Tela Faturamento (primeira parte) (rotina 2512)

Clique no botão “salvar”, o sistema irá redirecionar para a tela de Faturas, portanto:

Oficina > Ordens de serviço > Faturas (rotina 2512)

Tela Faturas (rotina 2512)

Para emitir a nota fiscal, localize a fatura desejada e clique no ícone do lápis. O sistema irá direcionar a Wizard 2 do faturamento.

Tela faturamento (rotina 2512)

Nesta tela será possível adicionar um percentual de desconto para todos os itens da fatura ou tão somente para os itens que ainda não estejam com desconto aplicado. Pode-se clicar diretamente no ícone da calculadora ao lado do campo de desconto, assim será possível digitar o valor de desconto em reais.

No campo “observação” poderão ser incluídas ou editadas as informações que irão sair nos dados adicionais da nota fiscal, clique no botão “seguinte”.

Tela Cortada Faturamento (rotina 2512)

O sistema irá direcionar para a wizard de parcelamento, nessa etapa será possível alterar a política de prazo.

Caso a política seja “a prazo” na listagem das parcelas, ao clicar no lápis, dependendo da parametrização da sua empresa será possível editar a data de vencimento se necessário. Após confirmado a forma de pagamento, clique no botão seguinte para ir à última etapa do faturamento.

Tela (rotina 2512)

Dependendo da parametrização, o sistema irá verificar novamente os bloqueios. Nesta tela você poderá Emitir NF ou clicar no botão “cancelar” para que a fatura fique com o status “pronta” e possa ser emitida mais tarde ou utilizada no processo de unificação de faturas.

Tela Faturamento (rotina 2512)

Veja também:

Unificar Faturas (2575)

Apontamento de Horas (2296)

Relatório de Ordem de Serviço

Ordem de Serviço de Garantia

Relatório Ficha de Campo (2617)

Saídas de Veículo (2453)

Ordem de Serviço (2292)

Orçamento (2289) 

Agendamento de Clientes (2549)

Veículo de Atendimento (2022)

Serviços (2025) 

Tipos de OS (2026) 

Veículo de Clientes (2003)

Anterior Controle de Carcaças (3064)
Próxima Orçamento (2289)
Sumário