pt Portuguese
Como podemos ajudar?
< Todos Tópicos

Hierarquia do preço de venda

Versão: 10.004.004

No ERP Solution você não encontrará esta nomenclatura, porém o conceito de hierarquia está muito presente na formação do preço de venda. Desde a definição do tipo de cálculo de venda a ser utilizado, passando pela definição de margem de lucro, coeficiente e também o coeficiente de bloqueio, cada um destes parâmetros possui a sua hierarquia de definição própria. 

Estes parâmetros estão presentes em múltiplas telas, ou como chamamos no Solution, em múltiplas rotinas. É isso que garante aos nossos usuários uma enorme flexibilidade para definição do tipo de cálculo de preço a ser utilizado em cada um dos seus segmentos de venda. Não somente o tipo de cálculo de preço, mas também o percentual da margem de lucro, os coeficientes e também os coeficientes de bloqueio podem ser definidos em múltiplas rotinas.

Estes parâmetros podem ser definidos em vários lugares, seguindo a seguinte hierarquia (do mais específico para o menos específico):

  • Cadastro das políticas de preço, rotina 1016;
  • Cadastro das operações, rotina 1010;
  • Cadastro de produtos, rotina 1068;
  • Cadastro de grupos e subgrupos, rotina 1008;
  • Cadastro da filial, rotina 99002;
  • Cadastro da empresa, rotina 99001 (única obrigatória por ser a menos específica). 

Dentro do cadastro das tabelas de preço (rotina 2788) é possível configurar as regras de hierarquia dentro da tabela. 

Essas regras definem a ordenação que o sistema considera para demonstrar o preço de venda caso o produto por algum motivo não tenha valor no tipo de cálculo principal.

Os parâmetros podem também ser relacionados entre si, como o caso da política de preço que após ser cadastrada pode ser vinculada no cadastro do produto, no cadastro dos grupos definição da margem de lucro, coeficiente e coeficiente de bloqueio. As políticas de preço também podem ser vinculadas no cadastro da filial, permitindo desta forma a definição de uma política de preço padrão, ou ainda uma política de preço exclusiva para a filial. 

Podemos ainda incluir uma política de preço padrão no cadastro de operações, ou no cadastro dos clientes através dos padrões da conta, pela rotina 7034.90. 

Veja também:

Tabelas de Preço

Anterior Fluxo de Caixa (7037)
Próxima Provisões (7090)
Sumário