pt Portuguese
Como podemos ajudar?
< Todos Tópicos

Importação do XML (1339)

Versão 10.005.001        Autora: Leticia Morais Bernardes

Após manifestar a nota fiscal (Rotina 1469), dando ciência ou confirmação da operação, a SEFAZ irá disponibilizar o XML das notas fiscais automaticamente, de forma que estará disponível na listagem de notas.

Para acessar a rotina de importação do XML, acesse:

Módulo Compras > Notas fiscais > Importar NF-e via XML (rotina 1339).

Tela da rotina da importação (1339)

É possível realizar a importação do XML manualmente no sistema, se por algum motivo não ter sido possível realizar o manifesto, é importante ter realizado a baixa fora do sistema ou recebido via e-mail.

Para iniciar a importação, clique no ícone “+”.

Tela ícone "+" (rotina 1339)

Em sequência, clique no botão “selecionar o arquivo”, selecione o XML salvo e clique em “abrir”. É necessário o XML estar salvo no computador.

Assim que o sistema carregar o arquivo, clique no botão “confirmar” e o XML será importado.

Importante! É possível importar o XML de qualquer filial, todavia, o botão para lançar a nota só será exibido quando estiver logado na filial da referida nota.

Selecione a nota desejada e clique no botão “Lançar NF”, assim, o sistema irá direcionar para dar início ao processo de lançamento da nota fiscal.

Selecione a opção “de onde buscar a descrição dos itens”, a opção “estoque”.

No campo “operação” selecione a operação configurada de acordo com o tipo de nota que estiver sendo lançada. Ou seja, caso a nota fosse uma remessa em garantia, teríamos que escolher uma operação para a entrada de remessa de peças em garantia.

Importante! Em caso de dúvidas verifique com o departamento fiscal.

A exemplo disso, selecione a operação 1 qual normalmente é configurada para o lançamento de notas fiscais de compra para revenda.

Quando se tratar de um lançamento de peças, é necessário habilitar a flag “alterar unidade dos produtos”, pois se houver uma conversão de medida cadastrada, o sistema possa reconhecer e realizar esta conversão.

Importante! Para realizar o cadastro de uma tabela de conversão de unidades (Rotina 2130), acesse o curso de Cadastros.

Ao clicar no botão “seguinte”, o sistema direcionará a wizard de produtos em que serão realizados os vínculos dos produtos da nota fiscal com os produtos cadastrados no sistema.

Todos os produtos constantes no XML devem estar previamente cadastrados no sistema (Rotina 1068), o cadastro não é realizado de forma automática.

Além disso, caso, a marcação ao lado do produto estiver com a cor verde é porque o sistema localizou o cadastro do produto com o mesmo código da nota fiscal ou código alternativo. Caso esteja amarelo, o departamento fiscal deve ser informado sobre os produtos com divergência de NCM.

No caso de não haver vinculação, ele ficará na cor vermelha, para que seja feita a vinculação manual.

Para realizar o vínculo manualmente, clique no ícone do “lápis” e informe o código do ERP no campo “Produto (ERP)”.

Observa-se antes de seguir com o lançamento, se as unidades da nota estão de acordo com o que a empresa vende. Caso não esteja, será necessário cadastrar uma conversão de unidades (Rotina 2130).

Após vincular o produto do ERP, é possivel finalizar o processo clicando no botão “Finalizar”.

O sistema irá redirecionar para a (Rotina 1020) de lançamento de notas, confira os dados apresentados em cada wizard e clique no botão “seguinte” para dar sequência até finalizar o lançamento.

As wizards abertas são as mesmas presentes no lançamento manual com algumas informações já preenchidas, conforme o XML.

Importante! Devem ser realizadas as conferências tela a tela.

Veja Também:

Lançamento Manual de Nota Fiscal de Compra (1020)

Anterior Controle de aprovação de solicitação do produto (2658)
Próxima Lançamento da NF-e por importação de XML (1339)
Sumário