pt Portuguese
Como podemos ajudar?
< Todos Tópicos

Lançamento da NF-e por importação de XML

VERSÃO 10.005.002 

Para realizar o lançamento da nota através da importação do XML, deve-se acessar:

Módulo Compras > Notas fiscais > Importar NF-e via XML (rotina 1339).

Deve-se clicar no ícone “+”. O sistema irá abrir uma tela para selecionar o arquivo XML, para isso clique no botão “Selecionar o arquivo” e clique no botão “Confirmar”.

A nota será apresentada em tela com a situação “Pendente”. Selecione a nota e deve-se clicar no botão “Lançar NF”.

Informe a operação a ser utilizada no lançamento e clique no botão “Seguinte”.

Na segunda wizard do lançamento da nota serão apresentados os itens do XML. Caso algum item tenha a marcação amarela ao lado do código, deve-se clicar no ícone do lápis e informar o código do produto no ERP e na sequência confirmar.

Após todos os serviços estarem vinculados, deve-se clicar no botão “Finalizar”.

Ao finalizar o sistema irá direcionar para a tela da rotina 1020:

Tela de lançamento de nota (1020)

O sistema irá abrir a tela de lançamento onde serão apresentados os seguintes campos:

  • Operação: Deve ser selecionada a operação de compra;
  • Modelo fiscal: Deve ser selecionado o modelo “55-Nota fiscal eletrônica – NF-e”;
  • Nro docto fiscal: Deve ser informada o número da nota a ser lançada;
  • Espécie: Deve-se selecionar a opção “NF-e”;
  • Conta: Deve ser selecionada a conta do fornecedor;

Importante! Antes de informar o código da conta do fornecedor, confirme se a informação do tipo de contribuinte Estadual e Federal está correta, para isso acesse: Módulo Financeiro > Cadastros > Contas > Fornecedores > aba “informações fiscais” (rotina 2622).

Os fornecedores que se enquadram como fábricas e possuem o Índice de fidelidade, devem ser configurados com o tipo de contribuinte “Icms ST especial”. Os demais fornecedores podem ser configurados com as seguintes opções: Contribuinte revendedor, Simples Nacional ou Indústria.

Na segunda wizard de lançamento, deverão ser preenchidos os campos “Total da NF” e “Valor dos itens” da aba “Totais”. Poderá também ser informado os campos “Valor IPI”, “Base ICMS ST”, “Valor ICMS ST”, “Outras Despesas” e “Frete” caso existam na Nota de compra.

Etapa de totais

Para confirmar os valores deve-se clicar no botão “Seguinte”.

Na terceira wizard “Itens”, devem ser inseridos o código de produtos cadastrados anteriormente (rotina 1068). Para inserir o item deve-se clicar ícone do “+”.

Etapa de itens

O sistema irá abrir uma tela, onde poderão ser informados o código do produto, quantidade e valor. Para confirmar o lançamento do item deve-se clicar no botão “Salvar”. O sistema irá abrir novamente a tela para inserir novo item, digite o código do próximo item e assim sucessivamente.

Tela de alocação dos itens da nota

Após a inclusão de todos os itens, na tela de lançamento de itens, deve-se clicar no botão “Fechar”. Dessa forma o sistema irá voltar a wizard “itens”. Para confirmar os itens deve-se clicar no botão “Seguinte”.

Na wizard de “Tributos” será apresentada a tributação dos itens de acordo com as informações de impostos das tabelas de tributação (rotina 1017). Na aba “ICMS” deve-se conferir a alíquota na coluna “%ICMS Nominal” comparando com a nota do fornecedor. 

A coluna “%ICMS Nominal” e “%ICMS Efetivo” terão o mesmo percentual de ICMS, exceto quando existir redução na base de cálculo no campo “% red. base”, nessa situação o percentual de “ICMS Efetivo” será menor.

Na parte inferior da wizard  “Tributos” será demonstrada a totalização do ICMS. A linha “Capa” refere-se a base e valor de ICMS digitados manualmente na wizard 2 “Totais”. A linha “Itens” refere-se a  base e valor de ICMS calculados automaticamente pelo ERP de acordo com a configuração das tabelas de tributação.  Ambas devem possuir os mesmos valores para “fechar” o lançamento da Nota Fiscal.

Etapa de tributos

Importante! As colunas “Base ICMS (crédito)” e “Valor ICMS (crédito)” serão preenchidos apenas quando existirem itens tributados com CST geradores de crédito (exemplo: CST 00, 20).

Na aba “ICMS ST” deve-se conferir as colunas “MVA”, “CST” e “% ICMS ST”, comparando os valores com a nota do fornecedor.

Etapa de tributos

Importante! Caso o lançamento seja através de importação de XML, a coluna “MVA XML” será preenchida conforme informação da nota de compra. A coluna “MVA” apresentará o MVA configurado nas tabelas de Tributação.

Caso as colunas “MVA” e “MVA XML” estiverem com valores diferentes, deverá ser verificada as seguinte informações:

  • Tipo de contribuinte: Localizada no cadastro do fornecedor rotina 2622, aba fiscal; 
  • Origem da mercadoria: Localizada no cadastro do produto rotina 1068, aba tributária;
  • Enquadramento tributário: Se o enquadramento tributário utilizado pelo fornecedor para o NCM é o mesmo que foi utilizado pela empresa;

Para ajustar a tributação direto no lançamento, deve-se clicar no ícone do lápis ao lado do código do item. O sistema irá abrir a tela “Altera tributação item”. Deve-se informar o “%MVA”, “CST” e alíquota. Para confirmar a alteração deve-se clicar no botão “Salvar”, desta forma o sistema irá retornar a wizard de tributos. 

Tela de alteração da tributação dos itens (1163)

Após realizar todas as alterações (item a item) deve-se clicar no botão “recalcular impostos”.

Na parte inferior da tela será demonstrada a nova totalização do ICMS ST. Ambas devem possuir os mesmos valores para “fechar” o lançamento da Nota Fiscal. Após, deve-se clicar no botão “Seguinte”.

Na wizard “Parcelamento”, será apresentada a forma de pagamento escolhida anteriormente. Para confirmar e finalizar o lançamento deve-se clicar no botão “Finalizar”.

Veja também:

Lançamento Manual de Nota Fiscal de Compra (1020)

Próxima Lançamento de notas de compra de uso e consumo (1020)
Sumário