Lançamento de notas de compra de uso e consumo (1020)
Versão 10.005.001 Autor(a): Leticia Morais Bernardes
Para realizar o lançamento de uma nota de compra de uso e consumo deve-se acessar:
Módulo Compras > Notas fiscais > Lançamento de Notas Fiscais (rotina 1020).
Para inclusão dos itens deve-se analisar se os itens de uso e consumo estão cadastrados de forma individual ou se existe um item genérico no qual são lançados todos os itens de uso e consumo.
O lançamento deste tipo de nota pode ser feito tanto via XML (rotina 1339) como lançamento manual através da rotina 1020. Abaixo será descrito como realizar um lançamento manual.
Para iniciar o lançamento, deve-se clicar no ícone do “+”.

O sistema abrirá a tela de lançamento onde serão apresentados os seguintes campos:
- Operação: Deve-se clicar no ícone da lupa e localizar a operação que corresponde ao lançamento de notas de uso e consumo. Em caso de dúvida, deve-se consultar o setor fiscal da empresa.
- Modelo Fiscal: Deve ser selecionado o modelo “55-Nota fiscal eletrônica – NF-e;
- Nro Docto. Fiscal e Série: Deve ser informado os dados que constam na nota do fornecedor;
- Espécie: Deve ser selecionado a opção “NF-e”;
- Chave de acesso: Deve ser informado o código da chave que consta na nota do fornecedor;
- Conferente: Deve ser informado o nome da pessoa que realizou a conferência dos itens constantes na nota;
- Conta: Deve ser localizado o fornecedor da nota através do ícone da lupa, utilizando os filtros nome ou CNPJ/CPF. Caso não localizado, deve ser solicitado ao responsável da empresa a realização do cadastro deste fornecedor na rotina 2622;
- Política de prazo: Deve ser analisado se a política que vem como padrão corresponde a forma de pagamento utilizada junto ao fornecedor. Na wizard “Parcelamento” poderão ser realizados ajustes nas parcelas, data de vencimento e valores se for necessário;
- Centro de custo: Deve ser verificado se o centro de custo que consta selecionado corresponde ao centro de custo do lançamento, caso não seja deve-se clicar no ícone da lupa deste campo. Essa informação define a qual área o custo ou despesa se referem;
- Local de venda: Deve ser selecionado o local de venda onde a compra foi solicitada ou possivelmente será utilizada.
Realizado o preenchimento destes campos é possível seguir para o próximo Wizard “Totais” através do botão “Seguinte”.
Nesta tela deve ser preenchido os campos “Valor total NF” e “Valor dos itens” conforme consta na nota do fornecedor.

Deve ser verificado se na nota do fornecedor possuem valores referente aos campos dos quadros “Adições” e “Abatimentos”.

Não será citado o preenchimento dos impostos pois normalmente notas de uso e consumo não calculam impostos, dessa forma, estes campos ficarão em branco. Porém, caso a empresa calcule os tributos, deve ser informado os valores nos campos correspondentes.
Após o preenchimento dos valores deve-se clicar no botão “Seguinte” para ser direcionado ao próximo Wizard “Itens”. Nesta tela deverão ser adicionados os itens da nota.

Para inserir um item, deve-se clicar no ícone do “+” e informar o código do produto, quantidade e valor. Após o término deve-se clicar no botão “Salvar”. Logo após, será aberta novamente a tela para inserir um novo item, deve ser informado o código do próximo item e assim sucessivamente.

Após a inclusão de todos os itens deve-se clicar no botão “Fechar”.
Ao retornar para a listagem dos itens alocados, deve ser verificado se todos os dados foram lançados conforme a nota do fornecedor. Se for necessário a exclusão ou edição deve-se clicar no ícone da “lixeira” ou no ícone do “lápis” respectivamente.

Deve ser visualizado as informações do quadro “Totais” para conferência de valores e em seguida clicar no botão “Seguinte”.

Conforme informado, para notas de uso e consumo normalmente não tem cálculo de impostos, desta forma, neste Wizard “Tributos” não é necessário realizar nenhuma alteração, apenas clicar no botão “Seguinte”.
O próximo Wizard é o “Parcelamento”, onde é possível alterar a política de prazo e também criar e editar parcelas.

Após validação do parcelamento deve-se clicar no botão “Finalizar”.
A partir desse momento a nota já encontra-se lançada no sistema, sendo possível visualizar através da rotina 1057. Porém o sistema irá direcionar para a tela de contabilização diária manual e sobre este assunto é possível consultar o passo a passo através do artigo “Contabilização diária manual de notas”.
Veja também:
Lançamento Manual de Nota Fiscal de Compra (1020)
Lançamento da NF-e por importação de XML (1339)
Lançamento de notas de compra de serviços (1020)