pt Portuguese
Como podemos ajudar?
< Todos Tópicos

Pedido de compra – PRIM (2735)

Versão 10.004.005

Se um pedido de compra for gerado pelo Solution, com origem de uma venda garantida por exemplo, pode-se realizar a exportação de pedidos utilizando o botão “Exportar pedido”, localizado em:

Módulo compras> Compras> Pedido de compra (rotina 2735).

Para utilizá-lo, o pedido deve estar com status “Pronto”. Será gerado então um arquivo txt que poderá ser importado no CSPS. Realizando este processo, será adicionado o código interno do pedido de compras do ERP Solution no Pedido DMS.

Sincronização

Módulo Fábrica> Case IN> CNH> PRIM> Pedidos de compra (rotina 7500).

Nesta rotina serão listados todos os pedidos realizados com a fábrica que já foram sincronizados.

A rotina apresenta ícones que identificam status diferenciados para os pedidos. São eles:

Indica que o Pedido tem produtos não cadastrados, sendo impossível fazer o vínculo antes do cadastro;
Indica que o pedido já está vinculado;
Indica um pedido pronto para ser vinculado;
Indica que o pedido não pode ser vinculado ( por falta de item cadastrado ou pedido Solution cancelado );
Exibe uma busca dos pedidos de compras existentes no sistema Solution.

Lembramos que os pedidos não são sincronizados imediatamente após a solicitação, pois existe um tempo entre o processamento do pedido e o envio até o ERP Solution.

A coluna  “Qtd. Registros” demonstra a quantidade de itens existentes naquele pedido de compra. Clicando no hiperlink será aberta uma nova tela apresentando detalhadamente todos os registros do pedido.

A coluna de “Pedido DMS” mostra a informação adicionada pelo usuário no sistema CSPS. Quando adicionado corretamente o Pedido DMS, o sistema automaticamente irá sugerir o pedido de compra correto do ERP Solution, sendo necessário somente confirmar este vínculo. Caso não seja informado um número de pedido no momento da vinculação, o sistema irá gerar automaticamente um pedido de compra no ERP Solution na rotina de pedido de compra (2735) com o tipo de pedido padrão definido no início da configuração da integração.

Importante! Esta configuração é feita pela equipe Solution através de uma rotina especial com acesso somente ao usuário Solution (Módulo Fábrica> PRIM> configuração ambiente).

Quando existe o vínculo do pedido de fábrica com o pedido do ERP Solution, todas as atualizações de atribuição, cancelamento e faturamento realizadas no pedido da fábrica são sincronizadas com o ERP Solution. 

Caso um item seja cancelado no CSPS, ao realizar a sincronização com o pedido de compras do ERP Solution, se este item tiver demanda, será gerada uma baixa de “não recebível” da quantidade do item e o mesmo irá retornar para o painel de demandas (rotina 2634) para uma nova ação.

Recebimento de pedidos

O recebimento dos pedidos de compra são feitos automaticamente no momento em que é realizada a entrada de uma nota referente a um pedido da fábrica. O sistema identifica qual pedido de compra deve ser gerado o recebimento pelo vínculo criado na rotina 7500. Neste vínculo o sistema mantém atualizado qual é o número da nota que irá chegar a cada item. Esta informação pode ser visualizada acessando a rotina 7500 clicando na coluna “Qtd. registros” e então na coluna “Invoice number”.

Pedidos de compra novos que são gerados automaticamente no momento da vinculação não possuem demanda e consequentemente não necessitam serem baixados na rotina de baixa de pedidos (rotina 2771).

Vinculação de pedidos

Atualmente existem duas formas de realizar o vínculo entre o pedido da fábrica com o pedido de compras Solution: Automática e Manual.

Quando a vinculação automática estiver ativa, será apresentada a mensagem “O vínculo automático dos pedidos está ativo”, ao acessar a rotina 7500.

Na forma automática, através de um agendamento que é configurado para rodar a cada X minutos (por padrão a configuração é de 60 min), o sistema irá realizar automaticamente o vínculo identificando qual é o pedido de compra do Solution pelo o “Pedido DMS”. 

Se a informação bater com o código interno de um pedido de compra do Solution será realizado o vínculo. Caso o pedido estiver cancelado, ou se o fornecedor do pedido não é da CNH Industrial e ou ainda se não é da mesma filial será criado um novo pedido de compra. 

Quando o sistema não conseguir realizar o vínculo automático, quando por exemplo existir um produto não cadastrado ainda no sistema, será gerada uma tarefa ao usuário configurado nos parâmetros do PRIM (Módulo Fábrica> PRIM> configuração ambiente) para realizar o vínculo manualmente depois de ajustar as pendências deste pedido. 

Na forma manual é necessário que o usuário acesse diariamente a rotina 7500 e realize o vínculo informando o código do pedido de compra do Solution referente ao pedido da fábrica que está sendo listado na rotina.

Importante! A Solution recomenda que todas as empresas utilizem o modo automático para evitar que pedidos não sejam sincronizados ou esquecidos, deste modo o sistema PRIM irá trazer uma melhor precisão, pois ele confere todos os pedidos de compras em andamento no sistema Solution.

Sumário