pt Portuguese
Como podemos ajudar?
< Todos Tópicos

Processo de garantia das peças defeituosas

Versão 10.003.048

Através deste processo é realizada a emissão de NF de entrada automaticamente no faturamento de ordem de serviço de garantia, composta pelas peças defeituosas recebidas do cliente, bem como, um processo para remetê-las a fábrica ou baixá-las por inutilização. 

As peças recebidas terão sua entrada estabelecida em um depósito diferente do depósito padrão da filial, uma vez que em função de serem defeituosas, não podem ficar disponíveis para venda. No entanto, a emissão da NF de entrada deve atualizar o estoque das peças, pois, posterior a troca, a fábrica pode solicitar o envio delas ou autorizar a inutilização. 

O envio das peças à fábrica ou inutilização é realizado a partir da emissão de uma NF que fará a baixa da peça do depósito citado anteriormente, além disso, ao faturar as peças novas, o estado de MG determinou que deve ser emitida uma NF de simples faturamento em nome da fábrica, sem destaque de imposto, tendo como valor da operação o preço cobrado pelo fabricante da mercadoria. 

No cadastro do tipo de Os, rotina “Lista de Tipos de Ordem de Serviço” (2026), temos uma configuração para determinar em nome de quem a NF deve ser emitida e em nome de quem ela deve ser faturada. 

Nesse contexto, é necessário que o tipo de OS esteja configurado para que a NF seja emitida em nome do cliente e faturada para a fábrica, de modo que, após a emissão da NF, façamos a emissão de uma 2ª NF – dos mesmos produtos e valores da primeira NF, em nome de fábrica e sem gerar os títulos, apenas para registro e envio do documento ao fabricante. 

Veja também:

Configuração do Processo de garantia das peças defeituosas

Emissão da NF com os itens defeituosos para a fábrica

Sumário