pt Portuguese
Como podemos ajudar?
< Todos Tópicos

Redução na Base Cálculo de INSS (2025)

Versão: 10.006.001        Autora: Luana Cassol

Para casos onde a legislação prever redução da Base de Cálculo de INSS, nas notas de serviços lançadas ou emitidas, deve-se acessar:

Módula Oficina > Cadastros > Serviço (rotina 2025).

cadastro do serviço rotina 2025

Ao clicar no ícone “+” será apresentada a tela “Serviço” (rotina 2025) possibilitando efetuar o cadastro de um novo serviço, informando o nome deste no campo “descrição”.

Na aba “tributária” no filtro em tela “Percentual da Redução de base” deve ser preenchido o valor conforme legislação, com isso o sistema  irá  disponibilizar uma forma de  calcular tanto na emissão quando no lançamento automaticamente  a redução da base de INSS na nota fiscal.

cadastro do serviço 2025, aba tributária

Demais filtros em tela da aba “Tributária”: (Tabela de tributação de ICMS, %IRRF, %CSLL, %INSS, Classificação Fiscal, Classificação de Serviços Prestados, Tabelas de Tributação de PIS e COFINS Calcula PIS e COFINS, % PIS, % COFINS), deverão ser preenchidos conforme enquadramento da empresa.

Para as situações onde o serviço já estiver cadastrado deverá ser acessado na Lista de Serviços (rotina 2025), clicar no filtro em tela “Serviço” informar o código desejado e clicar no ícone lupa após aparecerá os códigos de serviço já cadastrados no sistema.

Selecione o código desejado e clique no ícone do lápis na aba “tributária”, clique no campo em tela “Percentual da redução de Base” informe o valor conforme a legislação para que o sistema faça o cálculo correto de redução da Base de Cálculo de INSS.

Exemplo de cálculo:

Valor dos produtos: 1.000,00

% Redução da Base de INSS: 35,00

% INSS: 11,00

Cálculo Base INSS retido: 1.000,00 – 35% *: 650,00

Valor INSS retido: 650,00 * 11% : 71,50

Anterior Painel NF-e destinadas para a empresa (2988)
Próxima Relatório da Diferença de Aproveitamento de crédito de ICMS – MT (2995)
Sumário