pt Portuguese
Como podemos ajudar?
< Todos Tópicos

Relatório da Diferença de Aproveitamento de crédito de ICMS – MT (2995)

Versão: 10.006.001      Autor: Lia Denise Maders 

Para os casos em que houver a necessidade de gerar relatório da Diferença de Aproveitamento de crédito de ICMS – MT das mercadorias recebidas de SP, onde a carga tributária do ICMS é equivalente a 4,7%, deve-se acessar:

Módulo Fiscal > Relatórios > Dif. Aproveitamento crédito ICMS – MT (rotina2995).

Filtros da rotina 2995

Deverá preencher os filtros disponíveis: Seleção da Filial e período e clicar no botão “Confirmar” para gerar o relatório.

Importante! O relatório vai gerar ás informações das  notas fiscais  de compra, com origem de SP e destino MT, cuja alíquota de ICMS dos itens é 4,7%. Baseado no regime tributário da empresa.

Conforme Convênio ICMS 52/1991,Art. 25º, Inciso I alínea  do RICMS/MT, cláusula segunda, fica reduzida a base de cálculo do ICMS nas operações com máquinas e implementos agrícolas arrolados no Anexo II deste Convênio, de forma que a carga tributária seja equivalente aos percentuais a seguir:

I – nas operações interestaduais:

a) Nas operações de saída dos Estados das Regiões Sul e Sudeste, exclusive Espírito Santo, com destino aos Estados das Regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste ou ao Estado do Espírito Santo, 4,1% (quatro inteiros e um décimo por cento).

Ao gerar o relatório da Diferença de Aproveitamento de Crédito de ICMS – MT (Rotina 2995) deve-se conferir as informações geradas nas colunas “Nº da NF”, “Total”, “Valor ICMS”, ”Valor ICMS Ajustado”, “Diferença”.

O relatório irá seguir as seguintes regras:

Para empresa do Lucro Real: Na coluna total do relatório deverá puxar o valor total das mercadorias conforme a regra (valor total da nota – IPI).

Para empresa Lucro Presumido: Na coluna total do relatório deverá puxar o valor total das mercadorias conforme a regra (valor da nota + IPI), conforme é informado na (rotina 1057).

Através da (rotina 1057) é possível realizar a conferência entre o relatório gerado pela (rotina 2995) e as informações da nota fiscal.

Acesse a (rotina 1057), filtre pelo número da nota fiscal desejada e clique no ícone “lupa” onde será apresentada a tela com os dados gerais da nota fiscal.

Na aba “Totais”, verifique os campos “ Total produtos”,” Total do IPI”, “ICMS”,”ICMS ST “e “Total líquido”.

Anterior Redução na Base Cálculo de INSS (2025)
Próxima Relatório de NFs com Cartão de Crédito sem Informação da Administradora (1173)
Sumário