pt Portuguese
Como podemos ajudar?
< Todos Tópicos

Serviços (2025)

Versão 10.005.001        Autora: Chrissie Jerke

O módulo Oficina possui alguns cadastros e funções básicas que é necessário entendimento antes de serem iniciados a abertura de orçamentos e ordens de serviço efetivamente.

Para iniciar os serviços, acesse:

Módulo oficina > Cadastros > Serviços (rotina 2025).

Tela Lista de Serviços (rotina 2025)

Nesta rotina serão listados os cadastros dos serviços que serão utilizados no módulo Oficina. Nesta rotina é possível cadastrar um novo serviço ao clicar no ícone do “+” ou editar um registro ao clicar no ícone do “lápis”.

Tela ícone lápis (rotina 2025)

Além disso, ao selecionar um serviço da listagem pode-se clicar nos botões “mecânico” e “peças” para realizar a vinculação dos mecânicos e das peças que serão utilizadas na prestação do serviço selecionado. Desta forma, ao adicionar o serviço dentro de uma ordem de serviço, automaticamente o sistema irá trazer o mecânico vinculado e na sequência irá abrir a tela sugerindo a alocação das peças vinculadas.

O tipo de cálculo de preço dos serviços poderá ser configurado em três locais dentro do sistema, seguindo a seguinte hierarquia: serviço (que é a configuração mais específica), classe e no tipo de OS.

Desta forma, se não houver configuração no cadastro do serviço, será verificado no cadastro da classe, e se ainda não houver configuração será considerada a configuração definida no tipo de OS.

Para configurar o tipo de cálculo a ser utilizado no serviço, localize o cadastro na listagem e clique no ícone do lápis ao lado do código.

No campo “Tipo de cálculo de preço”, deve-se definir o cálculo que o sistema irá realizar para a formação do preço do serviço. As opções disponíveis são:

Tela Tipo de Cálculo de Preço (rotina 2025)
  • Manual: Nesta opção, ao adicionar um serviço no orçamento ou OS, poderá ser informado manualmente o preço desejado.
  • Preço fixo: O sistema irá buscar o valor fixo do serviço informado na tabela de preços definida dentro do tipo de OS.
  • Horas vendidas x valor hora: O sistema irá considerar para cálculo, a quantidade de horas informadas no campo de “horas vendidas”, e irá multiplicar pela base de horas informada na sequência.  As horas vendidas são as horas que a empresa irá cobrar do cliente, independente do tempo que o mecânico levou para executar o serviço. Ao optar por esse tipo será possível gerar relatórios de eficiência e produtividade.
  • Tempo padrão x valor hora: O sistema irá buscar o tempo padrão definido no cadastro do serviço e irá multiplicar pela base de horas definida na sequência.

No campo “base valor hora” ficará habilitado, caso escolhido no campo de cálculo as opções “horas vendidas” ou “tempo padrão”. As opções disponíveis são:

Tela Campo Base valor hora (rotina 2025)
  • Serviço: Nesta opção, o sistema irá buscar o valor da hora informado na tabela de preço vinculada ao tipo de OS.
  • Mecânico – Venda: O sistema irá buscar o valor de venda trabalhada informado na consulta de mecânico (rotina 2023).
  • Mecânico – Custo: Ao selecionar esta opção o sistema irá considerar o custo da hora trabalhada, informado na consulta de mecânico (rotina 2023).
  • Manual: Poderá ser informado o valor da hora diretamente no orçamento ou OS.

Cada serviço dentro do sistema deverá ser vinculado a uma classe. As classes são previamente cadastradas na (rotina 2024), e servem para classificar os serviços como se fossem grupos. Todos esses cadastros são definidos e configurados na implantação do sistema.

Outro conceito importante que compõe a formação de preço dos serviços, são as tabelas de preço acessadas pela (rotina 2456). As tabelas centralizam os valores que serão utilizados pelo sistema no cálculo de preços dos serviços. Esses cadastros poderão ser por serviço específico ou por classe, que irá englobar todos os serviços vinculados a esta classe.

Para atualizar um preço do serviço, selecione a tabela correspondente e clique no botão “Tabela de preços”. Para editar o valor de um serviço clique no ícone do lápis e altere o valor fixo, valor da hora e validades.

Outra parametrização essencial no módulo são as configurações dos tipos de OS. Esses cadastros são definidos na implantação do sistema e definem o comportamento das OS, como por exemplo, a operação da nota fiscal, política de prazo, precificação, se será cobrado deslocamento do mecânico, para quem será faturada a nota, qual o nome que deve sair na nota fiscal, cobrança de km, entre outros.

Importante! Após o uso dos tipos de OS algumas informações ficarão bloqueadas, não podendo ser realizadas alterações.

Veja também:

Agendamento de Clientes (2549)

Apontamento de Horas (2296)

Controle de Carcaças (3064)

Fatura (2512)

Orçamento (2289)

Ordem de Serviço (2292)

Ordem de Serviço de Garantia (2618)

Processo de garantia das peças defeituosas

Relatório de Ordem de Serviço (2799)

Relatório Ficha de Campo (2617)

Saídas de Veículo (2453)

Tipos de OS (2026)

Unificar Faturas (2575)

Veículo de Atendimento (2022)

Veículo de Clientes (2003)

Anterior Saídas de Veículo (2453)
Próxima Tipos de OS (2026)
Sumário