pt Portuguese
Como podemos ajudar?
< Todos Tópicos

Solicitação de Compra no Processo de Cotação (2679)

Versão: 10.006.001        Autor: Alessandro Edilson Padoin

Para as solicitações de compra geradas, as quais possuírem mais de uma única cotação, o comprador poderá efetuar a análise de duas formas: Uma cotação por vez ou análise em conjunto de todas as cotações.

Para acessar a rotina, deve-se ir em:

Módulo Compras > Compras > Solicitação de Compra (rotina 2679).

Tela Painel de Solicitação de Compra

Ao acessar a solicitação de compra, clicando pelo ícone da “lupa” temos a visualização da Aba Itens, e suas respectivas quantidades solicitadas, quantidade a comprar, quantidade adicional, pendente, em aprovação ou aprovada. Pode-se visualizar as estatísticas dos produtos, de quantidades vendidas por período.

Tela Aba Itens (rotina 2679)

O botão “estatísticas” está relacionado as compras e as vendas, o botão vai analisar as movimentações do produto e determinar a estatística da sua rotatividade.

Importante! As estatísticas são movimentações de venda e devoluções de venda, não serão gerados referente a compra.

Tela botão rotina Mostra Estatística (rotina 1151)

Clique em fechar.

Na Aba Geral, o sistema trará as informações do funcionário que realizou a abertura da solicitação.

Tela Aba Geral (rotina 2769)

Na Aba Demandas, o sistema trará o código ID da demanda, pode-se pesquisar por meio do filtro da demanda na (rotina 2636). Além dos itens que estão inclusos e suas respectivas quantidades, bem como as quantidades pendentes de cotação.

Tela Aba Demandas (rotina 2679)

Na Aba Cotações, é possível visualizar os itens já cotados.

Para inserir uma nova cotação, clique no ícone do “+”, informe o fornecedor, pode-se informar diretamente na rotina o prazo que o fornecedor ofertou, validade da cotação, condição de pagamento, tipo de frete, após preencher os dados, salve a cotação. Vale ressaltar que estes campos não são de preenchimento obrigatório, fica a critério do controle utilizado pela empresa.

Tela Aba Cotações (rotina 2679)

O responsável pelo setor de compras irá efetuar a análise e confirmação da cotação na aba “compras”.  Caso a solicitação tenha mais de uma única cotação, o  sistema habilitará as Abas “Mono e Multi”.

Na aba Mono, é possível analisar uma cotação por vez, demarcando a cotação e seus itens bem como a quantidade a ser comprada.

Tela Aba Compras, Mono (rotina 2679)

Na aba Multi, temos a visualização das cotações em um formato de painel, sendo possível efetuar comparações de preço das cotações na mesma tela, sendo que cada cotação é apresentada expandida lado a lado.

Além disso, no painel de cotações da Aba Multi, cada cotação será apresentada em um “quadro” com os produtos e seus preços. Os produtos destacados em linhas de cor verde, indica que o produto da respectiva cotação possui o menor preço, e também o destaque na cor vermelha, indica que o produto da respectiva cotação, possui o maior preço.

Tela Aba Compras, Multi (rotina 2679)

Vale ressaltar, que além destas marcações, os itens que não possuírem preço informado (geralmente devido o fornecedor não o possuir em estoque para venda) serão destacados em cor cinza, e não será possível realizar a compra dos mesmos.

Dentro do quadro de cada cotação haverá 4 opções:

  • Confirmação da cotação completa (ícone “V” em verde na parte superior do quadro): Esta opção irá confirmar a cotação com os itens que foram selecionados no quadro, gerando assim o pedido de compra. Lembrando que, caso o tipo de pedido (rotina 2854) esteja configurado “Com Aprovação”, o sistema irá gerar um bloqueio, enviando a cotação para o Painel de Liberações/Aprovações.
  • Descartar a cotação completa (ícone “X” em vermelho na parte superior do quadro): Esta opção irá descartar toda a cotação, onde a mesma será removida da aba “Multi”. Ao utilizar esta opção, a cotação ficará com status de “Descartada” e não será possível reabri-la.
  • Quantidade a Comprar (Campo “Comprar” dentro do quadro): Neste campo, você poderá digitar uma quantidade a ser comprada do item para o fornecedor, diferente da quantidade solicitada. Caso não seja digitada, será utilizada como padrão, a quantidade pendente do item na solicitação de compra;
  • Seleção de itens a comprar (caixa de seleção na linha de cada item): Nesta opção, o sistema permite que seja selecionado apenas os itens que serão realmente comprados do fornecedor. Não sendo obrigatório efetuar a compra de todos os itens da cotação. Os itens da cotação que não forem selecionados, não serão aplicados no pedido de compra gerado.

Tags:
Anterior Painel de Demandas (2634)
Próxima Sugestão de Pedido de Compra Manual (1021)
Sumário