pt Portuguese
Como podemos ajudar?
< Todos Tópicos

Sugestão de Pedido de Compra Manual (1021)

Versão: 10.006.001        Autor: Alessandro Edilson Padoin

A abertura de pedidos de compra, também pode ser realizada diretamente no processo de Sugestão de compra, após termos a sugestão processada, em:

Módulo Compras > Sugestão de Compras > Lista de Sugestões de Compras (rotina 1021).

Tela Lista de Sugestões de Compras (rotina 1021)

Clique no ícone do Lápis, uma sugestão de compra já processada na aba “itens”, selecione os itens desejados, e clique no botão “gerar compra”, o sistema abrirá um pop-up, com os seguintes campos:

  • Filial de Compra: Defina para qual filial será gerado a solicitação de produto ou pedido de compra. Observa-se que o sistema realizará o carregamento deste campo, a partir da Filial logada, (quando a solicitação de compra estiver filtrada com filial “todas””). Ou então, será carregada a filial para qual a solicitação de compra foi gerada. As informações de filial podem ser alteradas em ambos os casos.
  • Gerar itens como: Este Define qual será o fluxo do processo, sendo por “solicitação de produto” ou “pedido de compra”, conforme:
    • Quando utiliza-se a opção de “solicitação de produto”, será disponibilizado os campos de “finalidade” e “ordem” para ser informado qual será a finalidade e prioridade, gerando assim uma solicitação de produto.  
    • Quando utiliza-se a opção de “pedido de compra”, será disponibilizado os campos de “Tipo de pedido” e “Fornecedor” para serem informados. Importante: Caso a sugestão de compra tenha sido gerada com um Fornecedor específico, não poderá ser alterado o fornecedor. Lembrando que, será aplicado as validações das regras configuradas nos Parâmetros por Fornecedor (rotina 3058)

O processo de aprovação de Pedido de Compra é utilizado pela gerência/supervisor da Filial para controlar quais os Pedidos de compra serão efetivamente confirmados, para iniciar o controle, acesse a (rotina 2854).

Acesse um tipo de pedido pelo ícone do “lápis”, se o tipo de pedido acessado, possui o campo “fluxo processo” configurado como “pedido de compra”, pode-se configurar o campo “A aprovação cotação/pedido” com as seguintes opções: 

  • Sem Aprovação: O pedido de compra será confirmado sem necessidade de aprovação. 
  • Com Aprovação: Ao confirmar o pedido de compra, o sistema irá gerar um bloqueio para o pedido, mantendo o mesmo com status de “bloqueado”, também será aberto um Pop-up informando “pedido de compra bloqueado” com a mensagem: “Pedido de compra enviado para aprovação” .
  • Com Aprovação por Alçada: Possui a mesma funcionalidade da opção “com aprovação”. Porém será necessário definir alçadas de aprovação.

Após o pedido de compra ter sido bloqueado, será possível realizar a Aprovação, ou a desaprovação, acesse a (rotina 2736), e acessado o filtro de bloqueios de nomenclatura “aprovação de Pedido de compra”. Ou ainda, diretamente pela tarefa disparada aos usuários que possuem permissão na rotina de liberação. 

Ao acessar o bloqueio gerado, e clicar no ícone “positivo”, o pedido de compra será aprovado, e o mesmo ficará com status de “confirmado”. Ai clicar no ícone “negativo” o pedido de compra não será confirmado, e ficará com status de “Aberto”, sendo possível realizar novas alterações.  

Importante!  Quando o tipo de pedido (rotina 2854), estiver com o “fluxo processo” configurado como “solicitação de compra” e estiver configurado “com aprovação”, ou “aprovação por alçada”. O bloqueio será gerado no momento de confirmação da solicitação de Compra (rotina 2679). Após a liberação do bloqueio, será gerado o Pedido de Compra diretamente com Status de “Pronto”. Se o Pedido for Confirmado, não será gerado novo bloqueio.

Caso for utilizado a opção de “reabrir”, o pedido de compra irá ficar com Status de “aberto”, e ao ser confirmado o mesmo passará por todo o processo de aprovação novamente.

Anterior Solicitação de Compra no Processo de Cotação (2679)
Sumário