pt Portuguese
Como podemos ajudar?
< Todos Tópicos

Tabelas de preço (2788)

Versão 10.003.058

O tipo de cálculo de preço que será utilizado para formação do preço de venda é configurado através das tabelas de preço. 

Para realizar o cadastro da tabela de preço, deve-se ir em:

Módulo Estoque> Cadastros> Tabela de preço (rotina 2788).

Deve-se clicar em inserir registro (+) para criar uma nova tabela. A descrição é livre.

Cadastro de tabela de preço

A tabela será criada com status “inativo”, podendo ser ativada após a inclusão das regras.

Para realizar a inclusão das regras (tipos de cálculos de preço que serão utilizados) deve-se selecionar a tabela e clicar em “regras”.

Tela inicial da rotina de tabelas de preço

Clicar em inserir registro (+) para cadastrar uma nova regra.

Deve-se informar se a origem do preço será preço fixo ou preço variável.

Quando selecionada a opção de preço fixo, o sistema irá habilitar para seleção o campo “tipo de custo” (utilizado para seleção do preço variável), de forma que pode-se selecionar o tipo de custo que será utilizado como custo política dos itens que serão vinculados a esta tabela de preço. O custo política será apresentado na formação de preço de venda, telas de desbloqueio de margens e em relatórios como por exemplo mapa de vendas (desde que selecionado como tipo de custo o custo política).

Será habilitado também o campo “obrigatoriedade do custo”, onde poderá selecionar se o custo será obrigatório ou não para utilização desta regra. Caso seja selecionado como obrigatório e o item não possuir o custo informado, o sistema irá “pular” para a próxima regra informada na tabela.

Cadastro de Regras da tabela de preço

Quando a tabela já possuir uma regra cadastrada, ao realizar o cadastro da próxima regra será habilitado o campo “ordem”, onde poderá ser informado qual a ordenação de prioridade das regras cadastradas na tabela.

Ordenação da tabela de preço
Ordenação regras da tabela de preço

Caso o tipo de cálculo configurado na primeira ordem apresente preço calculado zerado, o sistema irá considerar a próxima regra cadastrada.

Exemplo: Ao realizar a configuração de tabela de preço de forma que a ordem 1 for “custo médio atual”, ordem 2 “custo médio último”,  ordem 3 “preço fixo”, etc. o sistema irá verificar primeiro se existe valor de custo médio atual. Caso esse item não possua mais estoque, de forma que seu custo médio atual for 0,00, será considerada a próxima ordem configurada, até que se encontre um valor diferente de 0,00.

Após o cadastro das regras deve-se realizar a ativação da tabela, para que seja possível selecioná-la nos locais de configuração.

Status da tabela de preço

Pode-se realizar o cadastro de várias tabelas de preço, conforme desejar.

As tabelas de preço podem ser configuradas em diversos locais, como vimos no material de hierarquia do preço de venda.

Anterior Provisões (7090)
Próxima Tipos de cálculo de preço
Sumário