Tipos de OS (2026)
Versão 10.005.001 Autora: Chrissie Jerke
Uma parametrização essencial no módulo oficina são as configurações dos tipos de OS.
Esses cadastros são definidos na implantação do sistema e definem o comportamento das OS, como por exemplo, a operação da nota fiscal, política de prazo, precificação, se será cobrado deslocamento do mecânico, para quem será faturada a nota, qual o nome que deve sair na nota fiscal, cobrança de km, entre outros.
Para acessar os tipos de OS cadastrados, deve-se ir em:
Módulo Oficina > Cadastros > Tipo de OS (rotina 2026).

Importante! Após o uso dos tipos de OS algumas informações ficarão bloqueadas, não podendo ser realizadas alterações.
Nesta rotina é possível realizar o cadastro, consulta e edição dos tipos de OS que serão utilizados no módulo. Os tipos mais comuns são:

- Atendimento ao cliente: Utilizado para as prestações dos serviços que serão cobrados do cliente. Normalmente é configurado com uma operação de venda, gerando financeiro a receber.
- Garantia de fábrica: Utilizado para as OS de garantia, onde o valor cobrado será pago pela fábrica. Por padrão, são configurados dois tipos de garantia de fábrica, um destinado aos serviços e outro às peças.
- Garantia própria: é utilizado para as OS em que a empresa irá custear o valor dos serviços. Isso ocorre quando a empresa realiza a reforma de um equipamento e vende ao cliente com uma garantia por um determinado período de dias.
- Por exemplo: foi vendido um trator usado que apresentou problemas no rolamento. Nesse caso, se o problema ocorrer dentro do período estabelecido pela empresa, será aberta a OS de garantia própria e o custo do novo rolamento não será cobrado do cliente. Caso a configuração da oficina considere o centro de custo do tipo de OS, ao realizar o fechamento, o sistema irá gravar a despesa para o departamento de serviços. A configuração dos centros de custos é definida na implantação do ERP.
- Revisão: Este tipo é utilizado para abertura de ordens de serviço referentes a uma revisão.
- Poderá ser aberta uma OS diretamente pela rotina de abertura de ordens de serviço ou para criar o vínculo com o controle de revisões, criar um agendamento a partir da (rotina 2554) de Controle de Revisão. Esse agendamento deverá ser transformado em orçamento e na sequência em OS.
- A revisão de fábrica tem uma tratativa diferente da garantia, pois toda e qualquer peça ou serviço poderá ou não ser faturada para o cliente, dependendo das regras de cada fábrica. Neste caso, será necessário dois cadastros de tipos de OS, um para as peças e outro para os serviços para que cada um tenha as suas configurações.
Importante! A empresa precisa cadastrar o plano de revisão de cada modelo no sistema, dessa forma, juntamente com a NF será criado automaticamente os agendamentos para o veículo de revisões e garantias.
- Entrega técnica: Utilizado na abertura das OS de entrega de equipamentos. Neste tipo de OS, será emitida apenas a NF de serviço da entrega técnica.
- Consumo interno: Utilizado para situações que os custos serão faturados para a própria empresa, como por exemplo, manutenção de um veículo de atendimento da empresa. Normalmente esse tipo de OS é configurado para não gerar financeiro, sendo somente como um controle interno dos serviços que foram realizados, horas trabalhadas pelo mecânico e baixa de saldo e custo dos itens utilizados.
- Transferência interna: É utilizado normalmente para a reforma de veículos usados, ou em casos de instalação de equipamentos em veículos novos. Ao utilizar esse tipo de OS, o sistema irá transferir o custo da peça para o custo do veículo automaticamente, quando houver a emissão de uma nota fiscal. O custo do serviço será agregado caso configurado nos parâmetros da filial para incluir Serviços no Custo Transf.Interna.
- Retrabalho: Esse tipo de OS é utilizado para controle dos serviços que precisaram ser refeitos por algum motivo. Desta forma, ao abrir um OS e alocar um serviço com o tipo de OS “retrabalho”, o sistema irá habilitar o campo “serviço vinculado” para que seja informado o serviço realizado anteriormente.
- Seguro: Utilizado para controlar as OS em que o valor será recebido de uma seguradora. Ressalta-se que deve ser criado um tipo de OS para cada seguradora, pois a conta de faturamento deve estar pré configurada dentro do cadastro.
- Diversos: Este tipo de OS deve ser utilizado nas OS, que não se encaixam em nenhum dos conceitos citados anteriormente.
Além das particularidades citadas em cada tipo de OS, é possível configurar no tipo de OS o local de prestação de serviço, com as seguintes opções:

- Indefinido: Nessa opção, ao abrir uma OS deverá ser definido manualmente o local;
- Interno: utilizado quando o serviço será executado na empresa;
- Externo: quando houver necessidade do mecânico se deslocar até o cliente. Nesse caso, o sistema irá habilitar nas OS a aba de emissão de NF de saída e retorno das remessas à campo;
Veja Também:
Agendamento de Clientes (2549)
Ordem de Serviço de Garantia (2618)
Processo de garantia das peças defeituosas
Relatório de Ordem de Serviço (2799)