pt Portuguese
Como podemos ajudar?
< Todos Tópicos

Tipos de OS (2026)

Versão 10.005.001        Autora: Chrissie Jerke

Uma parametrização essencial no módulo oficina são as configurações dos tipos de OS.

Esses cadastros são definidos na implantação do sistema e definem o comportamento das OS, como por exemplo, a operação da nota fiscal, política de prazo, precificação, se será cobrado deslocamento do mecânico, para quem será faturada a nota, qual o nome que deve sair na nota fiscal, cobrança de km, entre outros.

Para acessar os tipos de OS cadastrados, deve-se ir em:

Módulo Oficina > Cadastros > Tipo de OS (rotina 2026).

Tela Lista de Tipos de Ordem de Serviço (rotina 2026)

Importante! Após o uso dos tipos de OS algumas informações ficarão bloqueadas, não podendo ser realizadas alterações.

Nesta rotina é possível realizar o cadastro, consulta e edição dos tipos de OS que serão utilizados no módulo. Os tipos mais comuns são:

Tela Tipo de OS (rotina 2026)
  • Atendimento ao cliente: Utilizado para as prestações dos serviços que serão cobrados do cliente. Normalmente é configurado com uma operação de venda, gerando financeiro a receber.
  • Garantia de fábrica: Utilizado para as OS de garantia, onde o valor cobrado será pago pela fábrica. Por padrão, são configurados dois tipos de garantia de fábrica, um destinado aos serviços e outro às peças.
  • Garantia própria: é utilizado para as OS em que a empresa irá custear o valor dos serviços. Isso ocorre quando a empresa realiza a reforma de um equipamento e vende ao cliente com uma garantia por  um determinado período de dias.
    • Por exemplo: foi vendido um trator usado que apresentou problemas no rolamento. Nesse caso, se o problema ocorrer dentro do período estabelecido pela empresa, será aberta a OS de garantia própria e o custo do novo rolamento não será cobrado do cliente. Caso a configuração da oficina considere o centro de custo do tipo de OS, ao realizar o fechamento, o sistema irá gravar a despesa para o departamento de serviços. A configuração dos centros de custos é definida na implantação do ERP.
  • Revisão: Este tipo é utilizado para abertura de ordens de serviço  referentes a uma revisão.
    • Poderá ser aberta uma OS diretamente pela rotina de abertura de ordens de serviço ou para criar o vínculo com o controle de revisões, criar um agendamento a partir da (rotina 2554) de Controle de Revisão. Esse agendamento deverá ser transformado em orçamento e na sequência em OS.
    • A revisão de fábrica tem uma tratativa diferente da garantia, pois toda e qualquer peça ou serviço poderá ou não ser faturada para o cliente, dependendo das regras de cada fábrica. Neste caso, será necessário dois cadastros de tipos de OS, um para as peças e outro para os serviços para que cada um tenha as suas configurações.

Importante! A empresa precisa cadastrar o plano de revisão de cada modelo no sistema, dessa forma, juntamente com a NF será criado automaticamente os agendamentos para o veículo de revisões e garantias.

  • Entrega técnica: Utilizado na abertura das OS de entrega de equipamentos. Neste tipo de OS, será emitida apenas a NF de serviço da entrega técnica.
  • Consumo interno: Utilizado para situações que os custos serão faturados para a própria empresa, como por exemplo, manutenção de um veículo de atendimento da empresa. Normalmente esse tipo de OS é configurado para não gerar financeiro, sendo somente como um controle interno dos serviços que foram realizados, horas trabalhadas pelo mecânico e baixa de saldo e custo dos itens utilizados.
  • Transferência interna: É utilizado normalmente para a reforma de veículos usados, ou em casos de instalação de equipamentos em veículos novos. Ao utilizar esse tipo de OS, o sistema irá transferir o custo da peça para o custo do veículo automaticamente, quando houver a emissão de uma nota fiscal. O custo do serviço será agregado caso configurado nos parâmetros da filial para incluir Serviços no Custo Transf.Interna.
  • Retrabalho: Esse tipo de OS é utilizado para controle dos serviços que precisaram ser refeitos por algum motivo. Desta forma, ao abrir um OS e alocar um serviço com o tipo de OS “retrabalho”, o sistema irá habilitar o campo “serviço vinculado” para que seja informado o serviço realizado anteriormente.
  • Seguro: Utilizado para controlar as OS em que o valor será recebido de uma seguradora. Ressalta-se que deve ser criado um tipo de OS para cada seguradora, pois a conta de faturamento deve estar pré configurada dentro do cadastro.
  • Diversos: Este tipo de OS deve ser utilizado nas OS, que não se encaixam em nenhum dos conceitos citados anteriormente.

Além das particularidades citadas em cada tipo de OS, é possível configurar no tipo de OS o local de prestação de serviço, com as seguintes opções:

Tela Local de Prestação de Serviço  (rotina 2026)
  • Indefinido: Nessa opção, ao abrir uma OS deverá ser definido manualmente o local;
  • Interno: utilizado quando o serviço será executado na empresa;
  • Externo: quando houver necessidade do mecânico se deslocar até o cliente. Nesse caso, o sistema irá habilitar nas OS a aba de emissão de NF de saída e retorno das remessas à campo;

Veja Também:

Agendamento de Clientes (2549)

Apontamento de Horas (2296)

Controle de Carcaças (3064)

Fatura (2512)

Orçamento (2289)

Ordem de Serviço (2292)

Ordem de Serviço de Garantia (2618)

Processo de garantia das peças defeituosas

Relatório de Ordem de Serviço (2799)

Relatório Ficha de Campo (2617)

Saídas de Veículo (2453)

Serviços (2025)

Unificar Faturas (2575)

Veículo de Atendimento (2022)

Veículo de Clientes (2003)

Anterior Serviços (2025)
Próxima Unificar Faturas (2575)
Sumário