pt Portuguese
Como podemos ajudar?
< Todos Tópicos

Trava de acesso exclusivo e trava de processos WEB (2842)

Versão 10.005.001        Autora: Leonir Oliveira Pereira 

O ERP Solution possui trava de acesso exclusivo qual auxilia na prevenção de inconsistências do sistema.

A rotina de trava de acesso exclusivo foi desenvolvida com a finalidade de impedir que dois usuários diferentes acessem a mesma rotina específica evitando falhas e duplicações.

Caso um usuário acesse uma OS, por exemplo, o sistema irá realizar internamente um bloqueio de acesso para apenas este usuário. Ou seja, nenhum outro usuário conseguirá acessar esta mesma OS durante a utilização deste usuário específico.

Quando o usuário clicar em “fechar” e sair do acesso da OS, a mesma ficará liberada para acesso de outro usuário. Esse bloqueio evita inclusões, exclusões e alterações duplicadas ou incorretas executadas por usuários diferentes simultaneamente.

Caso a execução do ERP Web tenha sido interrompida inesperadamente, deve-se acessar a rotina de liberação de trava de acesso, para que o usuário possa acessar novamente.

Para acessá-la:

Módulo Configuração > Locks > trava de acesso exclusivo (Rotina 2842).

Tela Travas de Acesso Exclusivo (rotina 2842)

Selecione o processo travado e clique no botão “liberar trava”.

A trava de acesso exclusiva possui ainda configuração de duração. Usando ainda o exemplo anterior, caso o usuário acesse a OS e esqueça-se de sair, o sistema irá contar o tempo de inatividade e liberar o acesso conforme configurado nos parâmetros do sistema.

Trava de Processo

A rotina de trava de processo foi desenvolvida com a finalidade de impedir que dois usuários diferentes do ERP executem o mesmo processo (emissão de nota, cancelamento, etc.) evitando falhas e duplicações.

A trava de acesso abrange os seguintes processos:

  • Emissão de fatura da Oficina;
  • Anulação do item do orçamento da Oficina;
  • Cancelamento de fatura da Oficina;
  • Emissão de fatura do módulo Máquinas;
  • Cancelamento de faturamento do módulo máquinas.

No momento em que é iniciado o processo por um usuário, será criado (internamente) o bloqueio. Ele irá se manter durante todo o processo, sendo excluído ao final dele.

Anterior O que é Sonar?
Sumário