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5 ferramentas de pós-venda para a sua empresa usar

Tempo de leitura: 3 minutos

As ações de pós-venda estão ganhando cada vez mais destaque no mercado de negócios, em todos os setores. Um dos principais motivos para este movimento é devido à importância de um pós-venda bem elaborado, visando a satisfação e fidelização do cliente.

Com as atenções voltadas ao pós-venda, as possibilidades de uma próxima negociação ter início em breve são muito maiores.

Se o pós-venda é tão importante, quais são as ferramentas que podem ajudar a empresa nessa tarefa?

É preciso ter em mente que a base é a relação estabelecida entre o cliente e a empresa, tendo o foco na manutenção desse relacionamento. O principal ponto é a comunicação entre o cliente e a empresa ao ponto de o consumidor perceber que a empresa não está focada simplesmente na venda, mas sim em atender às suas necessidades.

Portanto, a principal ferramenta que você pode utilizar é, justamente, a comunicação. É a relação de confiança e parceria que fará com que o cliente se sinta satisfeito com determinado produto ou serviço, aumentando as chances de retornar quando precisar novamente.

Mas, para além da comunicação, existem outras ferramentas que podem auxiliar a empresa nesse processo de pós-venda. Separamos 5 ferramentas para você, venha conferir!


Invista em um software ERP

O Enterprise Resource Planning (ERP), ou Planejamento dos Recursos da Empresa em português, é um software de gestão de empresas que auxilia na organização, otimização e automação de processos internos. Existem, basicamente, dois tipos de sistemas ERP: os generalistas e os especialistas.

O ERP generalista, como o nome sugere, é feito para se adaptar e atender a todos os tipos de negócios. O sistema consegue sustentar todos os dados da empresa, mas de uma forma mais abrangente, proporcionando uma visão mais clara e objetiva dos números. Para isso, será necessário fazer uma customização, o que leva tempo e investimento.

Já o ERP especialista é desenvolvido para operar com mais profundidade diretamente nas operações que envolvem o processo operacional de uma corporação. Isso permite um estudo mais amplo da empresa, com conhecimento do segmento em que ela está inserida. Além de ser voltado especialmente para o mercado daquele setor, o ERP especialista não precisa de customização.

Sendo generalista ou especialista, o software ERP vai agregar, e muito, aos processos internos, otimizando o tempo e tornando os métodos automatizados. As ferramentas de pós-venda também são

Aproveite para conhecer o software ERP da Solution. Com ele você pode gerir a sua empresa com muito mais segurança, tomando decisões assertivas baseadas em dados e informações relevantes!


Tenha um CRM

O Customer Relationship Management, ou simplesmente Gestão de Relacionamento com o Cliente, é uma ferramenta que permite integrar, organizar e automatizar todas as informações que sejam sobre os clientes.

Trata-se de uma gestão unificada que contém todos os dados referentes aos clientes que já passaram pela empresa, integrando diferentes informações sobre cada um deles. A ferramenta é extremamente útil para quem deseja criar ações de pós-venda, pois consegue gerar relatórios sobre o perfil de consumidor e tendências.


Produza e-mail marketing

Essa ferramenta é uma forma de estar em contato com o cliente, agregando conteúdos e informações relevantes. Com o e-mail marketing é possível continuar educando o cliente para gerar novas oportunidades de venda e lembrar de datas importantes para o cliente. O e-mail marketing não é, necessariamente, para vender algo, mas sim para manter a ponte de relação com o cliente.


Mantenha contato por ligações ou mensagens

Da mesma forma que o e-mail marketing, o contato por ligações e mensagens por WhatsApp serve para estabelecer esse relacionamento entre a empresa e o cliente. É importante manter a empresa na mente do cliente, e uma dessas formas é através de ligação e mensagens.

É claro que a forma de comunicação vai variar de cliente para cliente, pois nem todos vão gostar de receber uma mensagem da empresa em seu WhatsApp pessoal. Antes de partir para esse contato, analise qual é o perfil do consumidor, para evitar ser invasivo ou intromissivo.


Faça armazenamento na nuvem

Utilizar a nuvem como ferramenta de armazenamento de dados é a nossa última dica. Ela não está diretamente ligada com o cliente e a sua relação com a empresa, mas vai facilitar a vida da empresa. Com o armazenamento em nuvem é menos provável que os dados dos clientes que já passaram pela empresa sejam perdidos. Assim, o relacionamento com ele pode ser mantido.

De forma geral, o objetivo do pós-venda é criar um relacionamento com o cliente, lembrando-o de que a empresa está ali, disposta a ajudá-lo quando for necessário. É válido ressaltar que as ações de pós-venda não devem ser utilizadas apenas em ocasiões esporádicas, visando o lucro. O trabalho que se segue após a venda precisa fazer parte do planejamento anual, integrando as estratégias dentro da empresa.


O que você acha de entrar em contato com nossa equipe para conhecer mais sobre o ERP Solution? Estamos disponíveis para ajudar a sua empresa a melhorar o processo de pós-venda!

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