Chegamos ao nosso quarto texto, da série de artigos, que estamos fazendo para apresentar e explicar para você os nossos produtos e suas funcionalidades. Começamos pelo ERP, passamos pelo BI e Campos Dealer e agora falaremos da Força de Vendas e CRM. Fica aqui com a gente e aprenda como otimizar o seu processo de vendas
Ao falarmos em Força de Vendas, sabemos que o termo pode ser facilmente confundido com “uma equipe de vendedores, super competitivos e que batem metas de forma ágil e efetiva”. O que queremos te contar aqui é que, nesse artigo, esse conceito faz parte de algo muito maior.
Quando dizemos que uma empresa tem Força de Vendas, queremos dizer que ela possui uma excelente estratégia de vendas, a forma como ela negocia é inteligente, e que ela tem uma equipe de vendedores que conhecem sua oferta.
Desde que foi criada a tecnologia é uma aliada para todos os tipos de negócio, de qualquer porte. Dessa forma, a Força de Vendas e o relacionamento com o cliente utilizam como pilar de sustentação os chamados softwares de CRM (Customer Relationship Management). Esses softwares são ferramentas de extrema importância na gestão e levantamento de indicadores.
A automação dessa Força de Vendas deve ser considerada uma alavanca na produtividade em um ambiente empresarial, e, com o aumento no número de softwares qualificados e de uma demanda comercial cada vez maior, ela é um dos principais parâmetros de qualidade dos negócios – e também requisito na procura por novos colaboradores.
Se você decidir pela automação, tenha em mente que será possível reduzir o ciclo de vendas e dessa forma ter maior controle sobre os processos envolvidos, e, após o treinamento e a implantação de uma nova tecnologia, a sua equipe irá estar apta para gerenciar as negociações e conhecer o seu cliente de forma ainda mais precisa.
Agora, vamos lá, por mais atencioso que o vendedor seja, ele vai precisar de apoio em algum momento. Na maioria das vezes são utilizadas planilhas impressas ou agendas, o que faz com que o conhecimento não seja compartilhado. Acontece então, que quando um funcionário sai da empresa, leva consigo todo o seu histórico de relacionamento.
Aqui que entra o CRM: com ele você pode reunir, em um único local, todas as informações de prospects, clientes e leads. O software pode ser alimentado através de várias fontes e ainda integrar todos os departamentos da sua empresa ao ciclo de vida do cliente – do pré ao pós venda – o que oferece uma gestão muito mais eficiente.
Através do banco de dados e do volume de informações coletadas o CRM te ajuda a encontrar clientes em potencial. Basta criar redirecionamentos através de campanhas e você terá acompanhamento das atividades, podendo identificar oportunidades entre leads, clientes conhecidos, fornecedores e até influenciadores.
Com o CRM você tem:
- Estratégia de Negócios: Ele irá ajudar você a elevar o nível da sua gestão, bem como controlar gastos e gerenciar as metas. A Força de Venda acompanhará os indicadores que foram estipulados, para você poder ver os resultados consolidados em tempo real. O software é colaborativo e apresenta um painel com todas as informações necessárias para o dia a dia dos profissionais.
- Informações do Cliente: Você pode ter conhecimento de todas visitas realizadas no último mês. A satisfação do cliente ainda é monitorada por meio de um assistente virtual e com ele é possível realizar pesquisas para obter feedback, garantindo excelente adesão nas respostas. Os dados são tabulados em tempo real e demonstrados com o auxílio de gráficos estatísticos.
- Cultura Organizacional: A utilização dele também é capaz de garantir que a Força de Vendas crie uma comunicação efetiva 360º com todas as áreas de empresa. Isso acontece por meio de um portal colaborativo disponível em alguns softwares que permitem gerenciar tarefas, recados e agenda corporativa.
- Funil de vendas estruturado: Você tem controle de todos os negócios em andamento? Dos clientes novos entrando em contato? Das propostas comerciais? Você sabe quando perde algum cliente? Fazer o acompanhamento de todas as etapas do seu funil de vendas pode ser complicado e esse é um dos principais benefícios de quem usa automação de força de vendas. Dessa forma você pode contar com um funil de vendas fácil de consultar e intuitivo de se compreender.
Agora você consegue notar como o CRM otimiza bastante o trabalho da Força de Vendas? Se antes o seu vendedor ia até os clientes com uma pastinha embaixo do braço, uma agenda lotada de informações e as preferências dos clientes gravadas na memória, hoje todas essas informações podem ser acessadas online de qualquer lugar – e alimentadas em tempo real!
Olha só como um software facilita a vida, não? Ele ajuda a aumentar o seu desempenho e ainda alimenta os indicadores de venda. Não é só mais um sistema de controle, é uma nova maneira de transformar sua equipe e fazer com que ela seja capaz de desenvolver negócios de maneira mais efetiva, conquistando o mercado.
E, se você tem acompanhado as nossas últimas publicações, sabe que estamos apresentando de forma didática alguns de nossos produtos. Mas você já notou que todos esses produtos se complementam?
Por exemplo, você pode usar o BI (Business Inteligence) para acompanhar e avaliar indicadores de negócio com agilidade e, o mais importante, com muita facilidade, através da conexão com uma, ou várias bases de dados da empresa. A partir daí você pode adicionar o Campos Dealer para os seus serviços de vendas e pós-vendas, com maior organização e distribuição de tarefas diárias dos técnicos de sua equipe com uma exclusiva agenda de atendimentos.
Feito isso você coloca em ação a sua Força de Vendas automatizada com o CRM e pronto. É garantia de ótimo serviço e qualidade em todos os setores da sua empresa, otimizando o seu negócio e ganhando com isso maior controle de todos os processos. Aqui na Solution, além de desenvolver software para gestão de empresas comerciais com funcionalidades especializadas, nós disponibilizamos para você todas essas soluções.
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