Sobre a Aliare

Agricultura 5.0: o que é e quais os impactos no agronegócio?

Tempo de leitura: 4 minutos
agricultura 5.0

Você já ouviu falar em Agricultura 5.0? Esse conceito envolve o uso de tecnologias avançadas na lavoura, que estão impactando positivamente o setor do agronegócio

Nos últimos anos, temos testemunhado avanços incríveis em diversas áreas tecnológicas. Essas inovações têm proporcionado mudanças significativas em praticamente todos os setores, seja para reduzir custos, aumentar a competitividade ou melhorar a eficiência operacional. O setor do agronegócio é um dos mais impactados.

A Agricultura 5.0 é um termo que está relacionado à aplicação de tecnologias avançadas no campo. Muitos desses investimentos incluem o uso de sistemas de gestão integrado (ERP), Inteligência Artificial (IA), Machine Learning (Aprendizado das Máquinas), robótica, Agricultura de Precisão e Cloud Computing (Computação em Nuvem). 

Neste artigo falaremos mais sobre como a Agricultura 5.0 funciona, e como esse conceito está impactando positivamente o trabalho de produtores, empresas rurais e o agronegócio brasileiro. Confira!

Desmistificando a Agricultura 5.0

A agricultura é uma das práticas mais antigas do mundo. Desde o seu surgimento, passou por uma série de transformações importantes, a começar pela domesticação de plantas e animais, seguido pelo uso de técnicas simples de arado, cultivo e irrigação, até a aplicação de tratores e máquinas agrícolas para mecanizar processos.

Há alguns anos, a agricultura passou por outra fase de transformação ao inserir na lavoura tecnologias de GPS e sensores para coletar dados dos perímetros e mapear a produção. Agora, o setor passa por uma nova repaginada com a adoção de tecnologias ainda mais inteligentes e robóticas.

A Agricultura 5.0 como é conhecida, é marcada pelo uso de ferramentas que permitem automatizar processos e integrar dados e pessoas. O objetivo com isso é auxiliar as empresas do setor e o próprio produtor rural a ampliarem o seu conhecimento sobre as etapas do processo agrícola através da coleta, análise e interpretação inteligente de dados. 

Como a Agricultura 5.0 está impactando o agronegócio brasileiro

Não é de hoje que a tecnologia tem se mostrado benéfica para o agronegócio brasileiro. Entretanto, a aplicação de ferramentas mais avançadas no campo tem proporcionado retornos muito mais expressivos em termos de sustentabilidade e produtividade. O uso tem contribuído significativamente para:

Redução de custos

A aplicação de tecnologias robóticas tem reduzido a necessidade de mão de obra humana, e os investimentos em softwares integrados e inteligentes, como é o caso do ERP, têm contribuído para a gestão e o uso eficiente de recursos como água, fertilizantes e insumos.

Tomada de decisão estratégica

O agrupamento e a análise de informações precisas têm contribuído para a tomada de decisão estratégica. As soluções tecnológicas reúnem dados, pessoas e processos, entregando ao produtor rural e aos gestores informações atualizadas sobre a atividade rural que contribuem para a geração de insights.

Melhoria contínua de processos e produtos

O monitoramento constante da lavoura tem simplificado o trabalho do produtor rural e de empresas rurais na identificação de gargalos nos processos agrícolas. Esse olhar vem agilizando a resolução de problemas graves, que podem afetar o desempenho da produção ou até mesmo a qualidade do produto.

Sustentabilidade socioambiental

O uso da técnica agricultura de precisão permite o mapeamento e o monitoramento da propriedade. Isso tem contribuído para a sustentabilidade socioambiental, uma vez que é possível definir, com exatidão, qual é a quantidade ideal de insumos e defensivos agrícolas a ser aplicada. 

Tecnologias que compõem a Agricultura 5.0

Existem diferentes tecnologias que podem ser aplicadas na lavoura e contribuir para a eficiência operacional, redução de custos e sustentabilidade. No entanto, tratando-se da Agricultura 5.0, algumas são mais promissoras que outras e, portanto, merecem mais destaque nas estratégias.

1 – Machine Learning

O Machine Learning permite processar dados de diferentes fontes, como satélites, drones, sensores e equipamentos agrícolas. As próprias máquinas passam a aprender a partir desse processamento, contribuindo para produtores e empresas rurais melhorarem a previsão das safras, identificarem práticas mais assertivas de manejo e até simplificarem o monitoramento de suas plantações.

2 – Internet das Coisas (IoT)

A Internet das Coisas trata da conexão de dispositivos físicos à internet. Essa conexão permite que dados sejam compartilhados entre si, em tempo real, o que está ajudando produtores e empresas rurais a monitorar de perto suas culturas, rastrear animais, máquinas e equipamentos agrícolas, e até acompanhar a entrega de produtos ao cliente.

3 – Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial é capaz de analisar um grande volume de dados rapidamente e identificar padrões nessas informações. A tecnologia tem desempenhado um papel cada vez mais importante no campo, uma vez que está contribuindo para identificação de doenças e pragas, seleção de sementes e práticas de manejo, e execução de tarefas agrícolas que podem ser automatizadas por drones ou outros equipamentos robóticos.

4 – Cloud computing

A computação em nuvem é uma tecnologia que armazena, gerencia e processa dados e aplicações remotamente. Essa flexibilidade tem servido de apoio para práticas envolvendo agricultura de precisão e gestão de estoque, inclusive a tomada de decisão estratégica, já que produtores e gestores não precisam estar presencialmente na lavoura para avaliar os resultados da atividade. 

5 – ERP

O ERP, também conhecido como sistema de gestão integrado, é uma solução que vem sendo usada para otimizar o controle da propriedade acerca de processos agrícolas e estoque. Isso favorece a lucratividade e redução de custos. Isso porque produtores e empresas rurais podem gerenciar uma série de operações em um só lugar, com mais eficiência.Da produção manual até os dias atuais, muita coisa mudou no agronegócio. 

A tecnologia sempre serviu de apoio para produtores e empresas rurais melhorarem seus processos produtivos e reduzir custos, e as novas ferramentas estão novamente desempenhando um papel importante para garantir esses benefícios.

No entanto, as novas soluções possuem um diferencial. Elas também estão sendo úteis para o produtor e as empresas rurais adquirirem maior inteligência de negócio e se tornarem mais socioambientais. 

Leia mais artigos como este ao acompanhar as publicações em nosso blog e aumente seus conhecimentos sobre gestão do agronegócio!

A Solution faz parte da Aliare, a mais completa companhia brasileira de software especializada em agronegócio.

Somos a maior empresa do Brasil em sistemas de gestão de empresas de maquinário agrícola.

Buscamos todos os dias soluções para facilitar a rotina de nossos clientes através da tecnologia.

Copyright © 2024. Solution: Todos os direitos reservados