Ler um artigo, dirigir ou andar de bicicleta, tudo o que você realiza quase que automaticamente hoje, é resultado de um treinamento feito em algum momento da sua vida, certo?
Vejamos: um dos fundadores da psicologia moderna, William James afirma que o cérebro é como uma esponja moldável que vai sendo continuamente reconfigurada em nosso mapa cerebral. Isso significa que nossa mente está sempre pronta para absorver novos aprendizados. Ou seja, todos podemos nos reprogramar a fim de termos novas experiências.
A partir disso, constatamos que todo o hábito pode ser mudado, e no trabalho não é diferente: um bom treinamento garante o alinhamento das práticas do colaborador com as expectativas da empresa, afinal, nossa mente é programada para isso.
POR QUE DEVO TREINAR MEUS FUNCIONÁRIOS?
Se a mente do seu funcionário é programada para receber novos aprendizados, por que não utilizar isso para melhorar seu desempenho diante das novidades implementadas pela empresa?
Um bom treinamento é fundamental em diversos casos: seja para um funcionário novo que precisa entender os processos da empresa, ou para ensinar a equipe a melhor forma de se trabalhar com um novo software. O fato é que profissionais treinados são capazes de utilizar melhor os recursos da empresa, otimizar as verbas disponíveis e garantir clientes fidelizados.
Afinal, não faz sentido algum implementar novidades na empresa se sua equipe não estiver apta a trabalhar com isso. No entanto, nem todos pensam assim: de acordo com o Sebrae, a maioria das empresas acaba implementado inovações sem oferecer o treinamento necessário. Neste caso, aquele velho pensamento de que se aprende errando pode ser nocivo aos negócios.
Afinal, o gestor possui expectativas com relação ao desempenho dos seus colaboradores, e o funcionário só poderá de fato alcançar as metas impostas se as mesmas estiverem associadas a meios para que ele possa gerar bom resultados. Caso contrário, ele vai errar diversas vezes até acertar e isso, pode comprometer, entre outras coisas, a imagem da organização.
Por isso, antes de qualquer mudança, é preciso investir em treinamento, afinal, a mente dos seus colaboradores já está preparada para absorver um novo aprendizado até que isso torne-se um hábito.
O ser humano é o principal insumo responsável pela competência e sucesso das empresas, investir em treinamento é garantir processos mais eficientes, maior produtividade e evolução constante.