ERP para concessionárias agrícolas: como escolher o melhor?

Tempo de leitura: 4 minutos
ERP para concessionárias agrícolas

Concessionárias agrícolas que querem ampliar o seu controle sobre as operações, precisam escolher um ERP capaz de atender a todas as suas necessidades. Você sabe quais funcionalidades um bom ERP para concessionárias precisa ter?

O ERP é uma importante ferramenta para a gestão empresarial. Por meio dessa tecnologia, é possível integrar informações, pessoas e departamentos em um só espaço e, através disso, garantir uma visão ampla sobre os negócios. 

A questão é, como escolher a melhor tecnologia diante de tantas opções no mercado? Neste post apresentamos todas as funcionalidades que um bom ERP para concessionárias agrícolas precisa ter e porquê a solução entregue pela Aliare é a melhor tecnologia. Confira!

Mas antes, o que é um ERP? 

Também conhecido como sistema de gestão integrado, o ERP nada mais é que uma tecnologia desenvolvida para integrar todos os dados, processos e departamentos de uma empresa. 

Por meio dessa solução os gestores são capazes de: 

  • Controlar o estoque; 
  • Emitir cupom e nota fiscal;
  • Acessar relatórios;
  • Acompanhar indicadores de desempenho (KPIs);
  • Gerenciar contas a pagar e receber;
  • Entre outros. 

Essa tecnologia surgiu em meados dos anos 90, quando o maior problema das empresas era conseguir integrar sistemas para que os setores não precisassem mais trabalhar de forma isolada. Desde então, a ferramenta tem se popularizado, justamente por permitir essa integração e garantir uma visão mais ampla sobre os processos. 

Diante dessa popularidade, muitas ferramentas novas começaram a ser desenvolvidas por diferentes tipos de empresas, e isso abriu espaço para os gestores se questionarem: “Como escolher uma tecnologia capaz de atender as necessidades do meu negócio?” 

Abaixo, separamos as etapas que podem ajudar nessa missão! 

Como escolher um ERP para concessionárias agrícolas

1- Identifique as necessidades do seu negócio

Atualmente, onde sua concessionária sente mais dificuldade: gerenciar o estoque, manter controle sobre todos os pagamentos e recebimentos, emitir notas fiscais,  planejar as compras? Antes de escolher um ERP, é necessário que você avalie quais são as dores da sua empresa e o que é preciso fazer para solucioná-las.

2- Avalie as funcionalidades da solução

O segundo passo consiste em avaliar as funcionalidades das soluções. Existem alguns recursos específicos que determinam se um software de gestão é, de fato, interessante, e no caso de um ERP para concessionárias agrícolas, essa regra não é diferente.

Os principais recursos são: 

  • Carteira de cliente e produto: módulo que permite controlar o que vender e para qual cliente;
  • Estoque: recurso que possibilita controlar todas as entradas e saídas de produtos, bem como as informações relacionadas aos itens estocados como, por exemplo, preço de custo e quantidade; 
  • Compras: funcionalidade destinada ao setor de compras para que a equipe consiga selecionar qual produto adquirir e em qual quantidade, baseado em um histórico ou sugestão de compras; 
  • Comissões: módulo que permite criar regras e fórmulas para cálculos de comissão de vendedores;
  • Financeiro: recurso que permite controlar o fluxo de caixa, as inadimplências, provisões para pagamento, a fim de que a empresa não sofra rombos orçamentários; 
  • Banco: funcionalidade que permite à concessionária processar recebimentos e pagamentos de cobrança mais rapidamente, e garantir a atualização da sua carteira em tempo real; 
  • Força de vendas: módulo voltado para acompanhar e gerenciar a força de vendas no agronegócio;
  • Fiscal: recurso que permite às equipes transmitir nota fiscal, gerar SPED e emitir arquivos municipais tais como guia de ISSQN (Imposto sobre Serviço de Qualquer Natureza) e ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços);
  • Balcão: funcionalidade que possibilita ao atendente tratar da venda de produtos à pessoa física por meio da emissão do cupom fiscal e NFC-e (Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica). 

3- Verifique se a tecnologia permite integração com outras ferramentas

Além das funcionalidades acima, é preciso também verificar se a tecnologia permite a integração com outras ferramentas importantes, como é o caso de um CRM (para gerenciar o relacionamento com o cliente), sistemas WMS (para gerenciar as operações relacionadas ao armazém e centros de distribuição) e e-commerce. 

4- Certifique que a usabilidade do software é boa

Como o desempenho da equipe vai depender muito dessa ferramenta, é importante avaliar também a usabilidade do software de gestão. A tecnologia precisa oferecer uma implementação fácil e conter um layout clean e simples para os usuários. 

5- Observe se o valor se encaixa no orçamento

Por último, é importante que a concessionária agrícola também observe se o valor do ERP condiz com as funcionalidades oferecidas pela solução e se esse preço se encaixa no orçamento. Isso para evitar qualquer tipo de problema futuro no caixa.

A importância de escolher o ERP certo

O grande diferencial para a concessionária se destacar no mercado está associado a sua performance. Ela precisa ser capaz de atender todas as demandas de pedidos, direcionar seus recursos de forma estratégica, aproveitar oportunidades de negócio e gerar mais retorno financeiro. Não só isso, necessita otimizar suas operações e proporcionar um atendimento ágil ao cliente. E isso tudo só é possível se tiver ao seu alcance boas tecnologias.  

O ERP Solution é um sistema desenvolvido pela Aliare, mais completa companhia tech agro do país, para atender todas as necessidades das concessionárias. Além de entregar as funcionalidades de Estoque, Maquinário, Carteira de Clientes e Produtos, Compras, Financeiro, Comissões, Banco, Fiscal, Força de Vendas e Balcão, a ferramenta oferece uma série de outros recursos que tornam a empresa muito mais ágil e competitiva.

Com o ERP Solution a sua concessionária consegue alcançar a alta performance em todos os processos. Desde a emissão de pedidos até o pós-vendas, a empresa tem ao seu alcance tudo que é necessário para melhorar a sua gestão de negócio e entregar produtos e serviços com qualidade ao cliente.

Para saber mais sobre todos os recursos e funcionalidades que a ERP Solution entrega, visite a nossa página de funcionalidades do EPR Solution para concessionárias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *