Sobre a Aliare

Gestão da produtividade: por que a concessionária agrícola precisa executar?

Tempo de leitura: 4 minutos
gestão da produtividade

Sua concessionária agrícola executa a gestão da produtividade?

O que você entende por produtividade? Para muitos, ter uma empresa produtiva é executar mais operações de negócio em um menor período de tempo. No entanto, o conceito de ser produtivo é muito mais amplo do que parece. A produtividade também está relacionada à qualidade e à entrega de valor. 

Para que uma concessionária agrícola seja classificada como altamente produtiva, ela precisa realizar as suas tarefas mais rápido, sim! Mas não pode, por exemplo, deixar faltar qualidade em nenhum de seus processos internos, e que isso impacte negativamente a experiência do cliente. 

A gestão da produtividade é uma prática administrativa que consiste em controlar as rotinas e os processos de trabalho, de modo que a empresa garanta o funcionamento correto de suas operações.

Neste artigo apresentamos mais detalhes sobre essa importante prática e como sua concessionária agrícola pode colocá-la em ação. Boa leitura!

Como funciona a gestão da produtividade

A gestão da produtividade funciona praticamente como uma bússola, orientando todas as atividades e o progresso da empresa. Durante essa prática, são realizadas ações, como:

  • Definição de metas e objetivos, para que os colaboradores saibam o que precisa ser alcançado; 
  • Direcionamento de recursos, para que as áreas de maior impacto e que são prioridade recebam mais investimentos; 
  • Implementação de ferramentas, para agilizar os processos internos e simplificar a comunicação entre os times;
  • Avaliação de indicadores-chave, para descobrir onde se concentram os gargalos e quais as áreas apresentam um melhor desempenho;
  • Aplicação de melhorias, para assegurar que a empresa aprimore as operações e continue evoluindo. 

A ideia, a partir de todas essas ações, é criar uma metodologia de trabalho que prepare a equipe para que possa desempenhar as atividades com o máximo de qualidade em menos tempo. 

Por que a gestão da produtividade é importante para a concessionária agrícola

A concessionária agrícola pode ser beneficiada de inúmeras formas quando implementa a gestão da produtividade. Ela consegue, por exemplo:

  • Otimizar o uso de seus recursos, uma vez que sabe exatamente onde a aplicação do dinheiro trará maior retorno;
  • Melhorar o atendimento ao cliente, já que consegue entregar mais valor e qualidade nos seus produtos e serviços;
  • Reduzir custos operacionais, pois para de direcionar tempo, esforço e mão de obra em operações pouco produtivas. 

Além disso, a concessionária agrícola também passa a tomar decisões mais estratégicas a partir da gestão, uma vez que é possível acompanhar dados atualizados e indicadores de desempenho, e potencializar a sua competitividade, já que consegue produzir e entregar produtos e serviços de alto valor.

Quais são os métodos de gestão da produtividade

Como se trata de uma prática administrativa, a gestão da produtividade engloba alguns métodos específicos de gerenciamento. A análise de indicadores já foi mencionada acima, bem como a execução de melhorias e a definição de metas e objetivos.

Além desses, outros métodos de gestão incluem:

Liderança multidisciplinar

Líderes capazes de entender e orientar equipes multidisciplinares — compostas por profissionais de diversas disciplinas e áreas de conhecimento — conseguem atuar mais rapidamente na resolução de conflitos e problemas. Isso porque têm uma visão holística sobre tudo que envolve a concessionária agrícola e os objetivos organizacionais. 

Aplicação de metodologias ágeis

Metodologias ágeis são técnicas que buscam acelerar o desenvolvimento de projetos. Além de ajudarem na organização das demandas, essas táticas podem ser aplicadas na gestão da produtividade para estruturar cronogramas, melhorar a interação entre os times, dividir tarefas e facilitar a compreensão sobre as etapas de trabalho e resultados obtidos.

Desenvolvimento de cultura de feedback 

O desempenho dos colaboradores depende muito dos feedbacks recebidos pelos líderes e gestores. É a partir desse retorno que conseguem, por exemplo, aprimorar suas habilidades, melhorar a execução dos trabalhos na concessionária agrícola, e desenvolver um pensamento mais voltado para a resolução de problemas.

7 etapas para colocar a gestão da produtividade em ação

Entendido o que é gestão da produtividade e qual a sua importância, vamos à prática. Abaixo separamos um passo a passo que pode ajudar a sua concessionária agrícola a executar o gerenciamento. Confira!

  1. Faça uma análise sobre as operações atuais da concessionária: isso é importante para identificar o que precisa ser feito, onde podem existir gargalos e quais os departamentos mais produtivos;
  2. Comunique a equipe: faça com que os colaboradores compreendam a importância da gestão da produtividade e saibam qual é o papel de cada um no alcance das metas e objetivos;
  3. Defina KPIs (indicadores-chave de desempenho): as métricas o ajudarão a avaliar a performance dos colaboradores e se as metas e objetivo foram realmente alcançados;
  4. Implemente tecnologias: o uso de um software de gestão ERP pode garantir uma visão holística sobre todos os departamentos e auxiliar no controle de cada operação da concessionária agrícola;
  5.  Acompanhe o progresso e realize melhorias: se perceber que alguma operação está prejudicando todo o processo operacional da empresa, realize ajustes para garantir a melhoria contínua;
  6. Ofereça feedbacks construtivos: isso mostrará aos times se estão no caminho certo e quais melhorias podem ser aplicadas na execução dos seus trabalhos;
  7. Documento todas as informações: de preferência, de modo digital, para que você consiga acessar os dados sobre o que era esperado da gestão, o que foi alcançado e quais os próximos passos da concessionária agrícola. 

Preparado para implementar a gestão da produtividade na sua concessionária agrícola? 

Se gostou do conteúdo, continue lendo nosso blog e se mantenha atualizado sobre o universo agro! 

A Solution faz parte da Aliare, a mais completa companhia brasileira de software especializada em agronegócio.

Somos a maior empresa do Brasil em sistemas de gestão de empresas de maquinário agrícola.

Buscamos todos os dias soluções para facilitar a rotina de nossos clientes através da tecnologia.

Copyright © 2024. Solution: Todos os direitos reservados