Antes de começarmos, responda uma pergunta:
- Como é feito, hoje, para produtos ou insumos o processo de contato com fornecedores, transportadoras, distribuidores e clientes na sua empresa?
Se você parar para pensar nesses processos e perceber que, na verdade, eles não estão tão organizados e não possibilitam grande assertividade, é o momento ideal para implementar a lógica de gestão da cadeia de suprimentos!
Para que todo o processo da cadeia de suprimentos funcione, todos os seus elos, também conhecidos por links, precisam estar alinhados conforme os objetivos e capacidades do negócio.
Neste blog post você vai entender um pouco mais sobre supply chain, supply chain management e os motivos para você implementar a metodologia na sua empresa ainda neste ano!
Entenda o que é Supply Chain
Esse é mais um dos termos em inglês que está cada vez mais inserido no dia a dia das indústrias 4.0.
Em tradução para o português, a cadeia de suprimentos diz respeito aos percursos que os produtos passam.
Entre outros processos, trata-se de compra, transporte, armazenamento, embalagem, venda e distribuição dos produtos ou insumos para os clientes.
Além disso, no conceito de supply chain ainda podemos incluir outros tipos de atividades que também envolvem produtos e insumos, como criação de novidades, atendimento ao cliente, controle financeiro e marketing.
Ou seja, é por meio desse sistema que garantimos que o produto ou insumo faça o percurso saindo do fornecedor até chegar ao cliente final, seja ele uma empresa ou uma pessoa física.
Esse é o conceito básico de supply chain. Agora, sabendo do conceito, é o momento de ir além e entender mais sobre a gestão do sistema!
Um passo além no conhecimento: Supply Chain Management
Supply Chain Management significa, em tradução livre, gestão da cadeia de suprimentos. E ela é muito mais do que apenas pensar na logística do processo, apenas de envolvê-lo.
Realizar a gestão dessa cadeia é sobre localizar e fazer a seleção dos fornecedores, aqueles que possuem a melhor relação de custo-benefício para a empresa, para a posterior compra de materiais e insumos.
Mas também envolve a criação, desenvolvimento e fabricação de produtos que já estão em linha e de novas possibilidades.
O transporte desses produtos e insumos também está na lista de atividades que a gestão da cadeia de suprimentos envolve. Essa é a parte em que entra a logística, propriamente dita, do negócio.
Por fim, temos a gestão do fluxo diário de produtos e insumos, o controle das ações de fornecedores, transportadores e clientes e a criação de uma relação de comunicação entre as peças-chave que atuam para a manutenção da cadeia de suprimentos da empresa.
Observar todos esses pontos é essencial para garantir uma boa gestão dos recursos e ter todos os elos, que falamos anteriormente, conectados em uma cadeia eficiente!
Porque você deve implementar a cadeia de suprimentos no seu negócio
Muito mais do que apenas fornecedores e logística, a gestão da cadeia de suprimentos é um diferencial competitivo que pode colocar você à frente dos seus concorrentes.
Mas, para isso, a cadeia de suprimentos que tenha um valor estratégico deve ser precisa, ágil e eficiente.
Quanto mais ela for alinhada com a empresa, melhor serão os resultados e os lucros relacionados.
E como a razão para implementar o supply chain no ambiente corporativo é para conseguir ter uma estruturação estratégica de análise das demandas internas e também externas e da necessidade do mercado, você terá, entre outras vantagens:
- A integração de dados relevantes para o processo da cadeia de suprimentos, como a ligação entre vencimentos e valores, e a sua posterior análise;
- O acesso a agenda de prazos importantes que precisam ser cumpridos para o bom funcionamento do negócio, como data de contato com novos fornecedores.
E lembre-se que o foco da gestão da cadeia de suprimentos é o consumidor final!
É ele quem vai receber o produto ou insumo, e tudo precisa ser de excelente qualidade e atender aos prazos estipulados para ter um bom retorno.
Precisamos considerar, também, que uma cadeia alinhada retornará em fidelidade ou indicação.
Ou seja, se o negócio permitir a fidelização do cliente, é importante explorar esse setor. Já se ele não permitir essa abordagem, por ser algo mais pontual, deve-se pensar na possibilidade de indicação do produto ou insumo para outras empresas e profissionais.
Por vezes, uma boa indicação pode ser ainda mais efetiva do que métodos de captação de novos clientes.
O ideal, portanto, é somar estratégias para garantir a efetividade em todos os setores do negócio.
Adote a metodologia do supply chain management ainda neste ano e garanta um bom posicionamento competitivo perante o mercado em que a sua empresa está inserida, obtendo mais assertividade nos lucros.
Inclusive, precisamos ressaltar que, nesse contexto de implementação do supply chain, é fundamental estabelecer um intervalo de tempo para realizar a análise dos resultados que a cadeia está trazendo para a empresa.
Somente dessa forma você ficará ciente sobre o que pode ser ajustado dentro da realidade corporativa.
O método de gestão da cadeia de suprimentos é super eficiente, mas de nada adianta implementá-lo na empresa e simplesmente esquecer da sua existência.
Atualizações são muito necessárias e são elas que farão com que você sempre esteja um passo à frente em relação ao seu nicho de mercado!
Então, por que você deve se preocupar com isso agora? Bem, assim como o ERP Solution, o supply chain tem tudo a ver com otimização de tempo, além de propor melhorias para processos internos.
Invista em métodos e ferramentas que, quando associadas, vão levar a sua empresa mais além, atingindo novos mercados e possibilidades!
Quer conferir mais conteúdos sobre tecnologia, inovação e gestão empresarial? Acesse o Blog Solution.
E se você gostou desse post, pode se interessar também pelo conteúdo que preparamos sobre Blockchain, confira!