Vamos falar sobre líderes? Você já parou para observar sua equipe? Já pensou sobre as características de cada um e como poderia aproveitá-las da melhor forma?
Neste post, nós elencamos aquelas características que valem a pena serem valorizadas nos membros do seu time e, quem sabe, aproveitadas de uma forma um pouco diferente. Vamos lá?
Existem características poderosas, que podem alavancar seu negócio e levar sua equipe ao ápice. Características típicas de um líder que, se bem utilizadas, podem ajudar e muito na condução do desempenho profissional de todo o restante do time.
Bom relacionamento com a equipe
O bom líder nunca será o melhor amigo de todos ou a pessoa que faz as melhores piadas, mas a pessoa que ouve, pondera, respeita e entende as demandas da equipe. Lembra do ditado “a primeira impressão é a que fica”? Pois há estudos que comprovam esta teoria e listam as impressões que causam desconforto no ambiente empresarial.
E, pensando nisso, um capitão deve ser reconhecido pela empatia, confiança e respeito que inspira no coletivo. E essas questões passam, obviamente, pelo papel profissional que ele desenvolve: a forma de dar e receber feedbacks, sobre ser flexível e saber lidar com sua autoridade e saber ouvir e respeitar a opinião dos colegas.
Ser motivado
Criar um bom ambiente de trabalho, com motivação e com um clima agradável, é mais importante para o colaborador do que a própria remuneração. A motivação de um líder contagia a equipe que ele coordena. Por isso, uma boa liderança passa, imprescindivelmente, pela motivação. É necessário que líder crie métodos para transmitir seus propósitos para o time
Inovador
Um estudo intitulado “The Right Technologies Unlock the Potential of the Digital Workplace”, em tradução livre “As tecnologias certas destravam o potencial do ambiente de trabalho digital”, diz que um ambiente de trabalho com inovações tecnológicas traz benefícios aos funcionários. Em contrapartida, as empresas que não visam a inovação, têm tendência de perder os melhores profissionais que atuam no mercado.
Ter um pensamento diferenciado e que vai além é uma forte característica de quem possui liderança. O líder sempre pensa à frente e está ligado às tendências, novos métodos e tecnologias que podem contribuir e mudar para melhor a qualidade do trabalho dentro da empresa. Estar sempre atualizado e em busca de novas maneiras de executar um trabalho é primordial.
Saber delegar
Delegar não é transferir responsabilidades ou tarefas para os funcionários. Saber distribuir as demandas de forma justa sem aliviar e nem sobrecarregar alguém é uma característica essencial de quem quer se tornar referência para o grupo. Um profissional com a quantidade certa de trabalho não perde tempo com demandas pessoais e nem com a ansiedade de ter que resolver muitas coisas sem ter tempo para isso. Por isso, saber delegar é essencial para uma boa liderança.
Avalie e analise bem sua equipe, encontre os perfis de liderança, reconheça e promova os profissionais que se destacam. Encontrar bons líderes vai mudar a estratégia dos negócios e trazer mais motivação e confiança para sua empresa e equipe.